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21 minutos de leitura

Aprender cada dica de marketing digital pode te ajudar a ficar um passo à frente de estar no topo do jogo, pois ser um profissional de marketing pode ser bastante competitivo.

 

Claro, nós amamos o que fazemos, mas a competição está ficando cada vez mais acirrada e a margem de erro parece diminuir dia após dia precisando cada vez mais de um estudo sobre marketing digital.

 

Para realmente estar à frente, você precisa obter vantagens sobre os seus concorrentes, ter alguém ou algo que eles não tenham. Então leia este guia pois a dica de marketing digital que pode alavancar sua carreira ou sua micro e pequena empresa pode estar por aqui.

 

Nós estamos lidando com o mundo do marketing digital já faz algum tempo e aprendemos muito ao longo do caminho. Portanto, nós criamos esse poderoso guia como uma forma de organizar e compartilhar nossa expertise coletiva para que a gente possa ajudar você, nosso futuro empreendedor ou profissional de marketing digital.

 

Se sinta a vontade para usar nosso Menu Page Jump clicando na tabela de conteúdos abaixo para “pular” pro assunto de seu interesse.

 

Então iremos logo de cara para as nossas dicas de Marketing Digital

 

Tabela de conteúdos:

 

 

Dicas de Estratégias de Marketing Digital

 

1 – Saiba os termos de marketing digital

 

Para entender plenamente como otimizar seu marketing digital, você precisa saber exatamente do que estão falando e as terminologias que envolvem o campo do marketing digital.

 

2 – Desenvolva uma estratégia de marketing digital PODEROSA

 

Quando falamos de marketing digital, a estratégia é a base de todos os seus esforços, e que toda decisão de marketing que você toma deve estar atrelada a sua estratégia e cada um deve trabalhar como se fossem peças de uma máquina de fazer marketing digital.

 

Infelizmente, o que muitos profissionais de marketing se referem a estratégia é apenas táticas individuais que não levam a lugar algum.

 

3 – Mantenha sua estratégia de marketing digital firme e forte

 

Uma vez que você tenha estabelecido uma poderosa estratégia de marketing digital, você está pronto para começar pra sempre, sem mudar nada no caminho, certo? Não exatamente. No Marketing Digital você deve atualizar sua estratégia constantemente, pois as coisas mudam num piscar de olhos.

 

4 – Avalie regularmente o desempenho dos negócios

 

A performance do seu marketing vai além da estratégia que você implementa. Para conseguir determinar o quanto sua estratégia de marketing digital está impactando em seu negócio e dando certo, avalie regularmente a performance do seu negócio para de fato entender para onde seu negócio está indo.

 

5 – Cultive Leads através da jornada de comprador

 

Para desenvolver uma estratégia de marketing altamente eficiente, você precisa alcançar seus clientes mais cedo no fúnil da jornada do comprador, de preferência antes de seus concorrentes. Fazendo isso, você irá conseguir nutrir eles em direção de uma eventual conversão sem perdê-los no meio do caminho pelas propagandas e copywritings de seus concorrentes.

 

Entendendo sua própria jornada do comprador e como abordar clientes em cada etapa é de suma importância, assim concluímos dica de marketing digital número 5.

 

6 – Dica de Marketing Digital: Foque nos resultados 

 

Nada do que você está fazendo importará se você não está gerando resultados que atendam os seus objetivos. Por isso, focar nos resultados acima todas as outras métricas é a nossa próxima dica de Marketing Digital.

 

7 – Priorize vitórias rápidas

 

Quando se trata de conseguir o maior retorno sobre o seu investimento (ROI), procure por vitórias rápidas. Seu objetivo de marketing tem provavelmente alguns ajustes que podem ser feitos para te dar impactos rápidos e positivos.

 

8 – Tome decisões baseado em dados

 

Muitos profissionais de Marketing Digital estão simplesmente seguem a manada porque acreditam que se todo mundo está fazendo algo é porque é o certo. Se você não está vendo resultado positivo no seu relatório de dados, então é hora de mudar esta mentalidade. 

 

9 – Análise regularmente sua estratégia de marketing 

 

Você construiu uma máquina de marketing perfeita que entregou excelentes resultados com pouco esforço, e de repente esta máquina pifou e tudo deu errado. Acontece nas melhores famílias, mas somente se nós não fizermos análises regularmente da performance do nosso marketing para identificar os erros na nossa estratégia de marketing.

 

Por isso que a dica de marketing número 9 é para regularmente analisar sua estratégia de marketing. Fazendo isso você saberá exatamente o que procurar e como se manter à frente da maioria dos seus concorrentes.

 

10 – Acompanhe os KPIs certos

 

Enquanto nós estamos no assunto de acompanhar a sua performance, nós precisamos falar sobre os KPIs que você está acompanhando. Se você não está acompanhando os KPIs relevantes para o seu objetivo e o sucesso da sua empresa, será menos provável que você atinja seus objetivos.

 

11 – Garanta que seu branding fale com o sua persona

 

Quando falamos de vender sua marca para os seus clientes, não é segredo que estética é importante. Pessoas aprendem bastante a respeito de sua marca sem ler uma palavra de Copy no seu site, blog, ou mídias sociais.

 

Você poderia fazer o site mais bonito, com visuais de tirar o fôlego, mas se não for atrativo para a sua persona, então você não está fazendo o seu trabalho corretamente.

 

12 – Use a plataforma de automação correta

 

Automação de marketing é uma parte crucial da sua estratégia de Marketing Digital. Você deve utilizar um software de automação de marketing para entregar conteúdos altamente personalizados e no tempo certo para seus clientes enquanto passam pela jornada do comprador.

 

Você talvez se pergunte, “como diabos eu escolho uma ferramenta de Marketing Digital quando se tem tantas opções diferentes?”. Dica de marketing digital número 11 é encontrar uma plataforma de automação de marketing que funciona melhor para você

 

13 – Foco no Mobile

 

As pessoas estão consumindo conteúdos direto do celular cada vez mais. Atingir público em dispositivos móveis deve ser o elemento chave para a sua estratégia de Marketing Digital, simplesmente tratar o mobile marketing como uma extensão do seu conteúdo do desktop não será suficiente.

 

É importante que você entenda os principais conceitos de Mobile Marketing para que você saiba como construir uma estratégia de Mobile Marketing eficiente para sua empresa. Não fazer isso te deixará com grandes pontos cegos na sua estratégia de marketing digital e dará aos seus competidores a chance de roubar seus potenciais clientes.

 

14 – Estabeleça uma comunidade

 

Você está com dificuldade de gerar leads e de construir sua lista de e-mails? Usando a técnica Challenger, é a melhor maneira para se criar uma comunidade de indivíduos que querem se comunicar com sua marca. Participando em um desafio (challenge), eles serão capazes de engajar com sua marca de uma forma íntima e pessoal que criará um relacionamento duradouro.

 

15 – Trabalhe com influencers

 

Influencers são incríveis para transmitirem a mensagem da sua empresa para uma audiência, mas quem disse que a audiência quer saber o que você tem a falar? Escolher um influencer que pode promover a sua marca de uma forma orgânica e relevante sem entorpecer o público é um ato delicado de equilíbrio.

 

Isso sendo dito, o alcance de um influencer é uma das formas de aquisição de cliente (CAC) que mais crescem e se feito corretamente é uma estratégia de marketing poderosa. É por isso que a dica de marketing digital número 15 é trabalhar com influencers da maneira mais eficiente possível, é claro!

 

16 – Siga os fundamentos do design de site de sucesso

 

O site de uma empresa é usado para educar potenciais clientes, captar novos visitantes, e dar suporte para esforços de venda. Com o objetivo máximo de converter os visitantes em leads de marketing qualificados e eventualmente se tornarem clientes, há muita pressão para que o design de um site seja otimizado para o sucesso.

 

17 – Teste a performance das Landing Pages regularmente

Se você não está fazendo testes de seu inbound marketing, você está perdendo leads e conversões. Então como você pode garantir que suas landing pages estão conseguindo as maiores taxas de conversões? Testando landing pages e otimizando o SEO. Utilize testes AB landing pages para melhorar suas taxas de conversão e ter uma estratégia de marketing digital ideal.

 

Dicas de E-mail Marketing

 

18 – Coma, durma e respire os fundamentos.

 

E-mail marketing é uma maneira poderosa de transformar leads em clientes e clientes em evangelistas leais da marca. Construir campanhas de e-mail marketing bem sucedidas é crítico para qualquer empresa e ainda é o melhor método para alcançar pessoas interessadas no seu negócio e no que você está vendendo. 

 

19 – Estabeleça a frequência correta

 

Mandar e-mails na frequência correta é uma coisa difícil de se fazer. Você irá querer evitar de mandar muitos e-mails para não sobrecarregar sua lista e espantar seus assinantes, mas mande o suficiente o bastante para manter eles engajados no seu conteúdo e promover um relacionamento com sua marca.

 

20 – Dica de marketing digital: Priorize retenção

 

Quando feito corretamente, a retenção de marketing aumentará o ROI, lucros e eficiência. Manter os clientes por perto é um elemento extremamente importante de qualquer estratégia de marketing digital no mundo digital atual.

 

21 – Vá atrás dos carrinhos abandonados

 

Para um dono de um negócio de e-commerce, não há nada mais frustrante quando um comprador abandona o seu carrinho de compras cheio. Mas se eu te dissesse que existe um sistema de e-mail para abandonos de carrinhos de compras que você pode montar para drasticamente reduzir o abandono de carrinhos de compras e fazer com que os consumidores terminem a sua compra?

 

Dicas de anúncios em mídias sociais

 

 

22 – Escolha a plataforma correta

 

Se você não publicar a mensagem correta na mídia social correta no momento certo, você não encontrará o público correto. É essencial que cada mensagem que você envie seja feita para o seu público alvo e publicada na plataforma correta que faça o maior sentido.

 

O mesmo se aplica para anúncios pay-per-click (PPC). Google Adwords e Facebook Ads são as redes de anúncios mais utilizadas, mas qual escolher? Descubra as características que diferenciam os dois e como utilizá-los para trazer resultados ao seu negócio.

 

23 – Use um rastreador de engajamento para otimizar engajamento

 

Acompanhar o engajamento dos seus anúncios do facebook ads é essencial para atingir melhores resultados. Implementando uma ferramenta de engajamento simples, você pode acelerar o processo de gerenciamento, poupar tempo e manter seu público de potenciais clientes felizes.

 

24 – Explorar continuamente novas maneiras de aumentar conversões

 

O mundo digital está em constante mudança, então é mandatório que nós profissionais de marketing digital estejamos dispostos a aprender e adaptar. Tome um tempo a cada alguns meses para avaliar suas taxas de conversões em diferentes plataformas.

 

25 – Vá além da sua zona de conforto

 

Muitos profissionais de marketing têm uma compreensão básica das plataformas que eles tem acesso e das habilidades básicas necessárias para competir no mercado. É hora de você aprender táticas avançadas que ajudarão você a competir em alto nível no marketing digital e ser realmente bem sucedido com seus esforços.

 

26 – Desenvolva uma poderosa estratégia

 

Estratégias poderosas são ótimas, mas quando falamos de marketing digital, desenvolver uma poderosa estratégia é o que irá ajudá-lo a encontrar grande sucesso. Como uma ferramenta dinâmica e com bastante autoridade.

 

27 – Evite sobreposição de audiência

 

Muitos profissionais de marketing perdem dinheiro pagando por dois (ou mais) conjuntos de anúncios que competem pela a atenção da mesma audiência. Sobreposição de audiência é um erro facilmente evitável que nenhuma empresa deveria ser vítima. Com alguns pequenos ajustes na sua estratégia de anúncio você será capaz de evitar pagar mais e receber menos.

 

28 – Não interprete mal seus relatórios

 

A chave é saber como acompanhar conversões eficientemente e evitar leitura incorreta de dados. Se você interpretar errado seu relatório, você tomará más decisões baseadas em falsos resultados e atrapalha sua estratégia de marketing. 

 

29 – Crie melhores imagens para seus anúncios.

 

Publicidade digital é super eficiente… Caso você saiba criar as imagens de anúncios corretas. Ou seja, sem visuais atraentes, anúncios de mídias sociais não terão tanto sucesso.

 

30 – Faça Landing Pages melhores para seus anúncios

 

Nós vemos muitas marcas gastando toneladas de tempo e dinheiro promovendo conteúdos e criando anúncios que geram cliques, e mandando para landing pages sem graça, confusas e que não engajam. Não caia nessa armadilha.

 

31 – Vá além do gerenciador de anúncios

 

A usabilidade do gerenciador de anúncios do Facebook torna fácil de ficar confortável. Por isso que a dica de marketing digital número 31 é ir além da zona de conforto que o Facebook Ads te dá e explorar a maneira mais eficiente de se criar e gerenciar anúncios—o Power Editor.

 

O Power Editor do Facebook é o que os profissionais usam para gerenciar campanhas de anúncios. E como o nome já diz, é uma ferramenta Power (poderosa – powerful) para ser usada na criação e gerenciamento de anúncios. 

 

32 – Aprenda escalar como um profissional

 

Você deve sempre entender o comportamento de uma campanha antes de investir uma bolada de dinheiro. Escalar no Facebook Ads é uma habilidade necessária para conseguir o máximo de seus anúncios e aumentar o ROI.

 

O truque é fazer pequenas mudanças, uma de cada vez, incrementalmente. 

 

33 – Acompanhe abandono de carrinho de compras

 

Você não deve olhar para o abandono de carrinho de compras como se o seu produto tivesse algum defeito, mas como um valioso insight que pode te ajudar a entender seu comprador. Por eles encherem o carrinho de compras, seu comprador mostrou os produtos exatos que eles estão interessados.

 

34 – Entenda o seu limite para o sucesso

 

É importante entender que só porque você PODE conduzir uma grande campanha bem sucedida, não necessariamente significa que você DEVERIA. Enquanto que o rápido crescimento de negócio é (ou deveria) o sonho de toda empresa, também pode ser prejudicial para a longevidade da sua empresa se não estiverem adequadamente preparadas para o fluxo de negócio.

 

35 – Use as mídias sociais para deixar seus clientes felizes

 

As mídias sociais se tornaram um valioso espaço de desabafo para clientes decepcionados expressarem suas queixas. Quando potenciais compradores procuram pelo seu nome no Twitter ou Facebook, você não vai querer que eles vejam primeiro centenas de tweets e publicações falando mal da sua marca. Se um cliente não está feliz com sua marca e leva isso para as mídias sociais, isso pode prejudicar sua reputação.

 

Se você precisa criar ou refinar uma estratégia de serviço digital, ou simplesmente formar equipes responsáveis pelo atendimento em redes sociais, seria uma boa você avaliar os benefícios que isso traria para o seu negócio e trabalhar nos desafios operacionais de fornecer excelente serviço ao consumidor em mídias sociais.

 

 

Dicas de Inbound/Content Marketing

 

36 – Envolva sua empresa

 

Inbound marketing melhora a visibilidade da empresa (também como a percepção de marca), promove interação com o consumidor e leads de maior qualidade, e melhor de tudo, custa menos que o marketing tradicional. Então porque você estaria hesitando em investir nesta estratégia?

 

37 – Foque em criar um completo funil de inbound

 

Existe um diferença entre se esforçar minimamente no inbound e o que é necessário para ser bem sucedido com inbound. Não é o suficiente simplesmente construir um funil de inbound marketing, você precisa criar um caminho variado de múltiplos canais em direção a conversão para maximizar os seus esforços de inbound marketing.

 

Só porque uma jornada do comprador representa um caminho completo de conversão não torna-o um funil completo. Um funil completo dá aos potenciais clientes múltiplos caminhos a seguir, levando tudo para a eventual conversão. 

 

38 – Estabeleça uma estratégia para o blog

 

Usar o seu blog é uma ferramenta valiosa para espalhar a sua marca, gerar leads, e criar relacionamentos duradouros com os clientes. Mas sem estratégia, você está simplesmente digitando palavras em um website no qual a maioria das pessoas na internet nunca irão ver, especialmente os que você mais quer alcançar. 

 

Quando feito corretamente, o seu blog pode atrair uma quantidade imensa de tráfego. 

 

39 – Coma, respire e durma publicações de blog e fundamentos SEO

 

Como profissionais de marketing, SEO pode parecer a ruína da nossa existência. No minuto que você descobre o último algoritmo do Google, aí eles vão lá e atualizam de novo. Mas não temas! 

 

40 – Dica de marketing digital: Sempre esteja se educando

 

O aspecto mais importante do inbound marketing é proporcionar recursos educacionais, particularmente no estágio da conscientização do cliente, para oferecer valor aos seus prospects com a esperança que um dia se tornem clientes. É crucial que você crie conteúdos relevantes para o bem do seu time de vendas, de marketing e leads potenciais.

 

41 – Estabeleça uma mensagem de marketing clara

 

Desenvolver uma mensagem de marketing clara e definida é mais importante do que muitos profissionais de marketing acreditam. Quando falamos de eficientemente alcançar seus consumidores, você precisa ser capaz de se comunicar com eles em um nível mais pessoal possível.

 

42 – Faça mais conteúdo em menor tempo

 

Criação de conteúdo pode parecer intimidador às vezes, especialmente se você tem um número limitado de copywriters. Se você pedisse para um não-redator escrever um artigo de 3 mil palavras ou um ebook eles provavelmente começaram a suar na hora.

 

Sabia que existe um jeito para que seus colegas de trabalho não-redatores contribuírem para um conteúdo sem escrever uma única palavra? Você está interessado? aposto que eles tão! Seus membros de staff são seus recursos mais valiosos para criação de conteúdo. Não deixe que a aversão deles em escrever um artigo impeça com que eles compartilhem conhecimento do papel deles na sua empresa.

 

43 – Entenda o processo de ranqueamento

 

Há toneladas de fatores de ranqueamento que o Google utiliza para avaliar seu conteúdo e, consequentemente, decidir onde ele merece um lugar nos mecanismos de busca. Para implementar uma estratégia de SEO bem sucedida você primeiro precisa entender como funciona o ranqueamento de palavras-chaves do Google.

 

44 – Dica de marketing digital: Aprenda o CAC do seu conteúdo

 

Com uma visão clara do CAC do seu marketing de conteúdo, você pode decidir se os seus resultados merecem o seu investimento adicional e você pode mostrar seus resultados aos executivos para obter a adesão que precisa com um relatório de cálculo preciso.

 

45 – Entenda como fazer um conteúdo B2B corretamente

 

Enquanto há uma penca de conteúdos sendo produzidos todos os dias, a maioria deles não consegue nenhuma força. Na verdade, 55% dos profissionais de marketing B2B relatam que há uma falta de entendimento em relação ao que é necessário para ter uma estratégia de marketing de conteúdo bem sucedida.

 

 

Dicas de vendas

46 – Obtenha um consultor

 

A venda consultiva é sobre oferecer algo a um um potencial cliente sem receber nada em troca. Nós abandonamos a abordagem tradicional de “discurso de vendas” em favor de um processo onde trabalhamos cooperativamente com potenciais clientes para ver se somos nos enquadramos.

 

Nós fortemente acreditamos em dar aos potenciais clientes o máximo de informações, estratégias, táticas e guias o mais transparente possível, sem obrigações de eles fazerem nossas formações ou utilizarem nossos serviços.

 

47 – Use conteúdos/material colateral altamente eficientes no seu processo de vendas

 

Materiais de conteúdos marketing tem sido importante para conseguir com que potenciais clientes saibam, entendam e confiem na sua marca o suficiente para comprar de você. Nosso time de vendas e marketing trabalham lado a lado para agregar valor para a nossa audiência, conquistar a confiança dos nossos clientes em potencial e converter.

 

48 – Entenda onde usar o marketing inbound/outbound

 

Participar de ambas as vendas inbound e outbound te ajuda a priorizar campanhas de marketing e iniciativas de vendas para melhorar as conversões. Por isso que a dica de marketing digital número 48 é para construir ou melhorar sua estratégia de vendas inbound e outbound atuais para maximizar resultados.

 

49 – Otimize sua abordagem outbound com inbound

 

Como explicado na dica #48, é essencial que esforços de vendas inbound e outbound sejam integrados para atingir melhores resultados. Utilizar técnicas de inbound e outbound marketing para aumentar sua estratégia de vendas pode ser exatamente a abordagem holística que sua empresa necessita.

 

50 – Estabeleça um processo de vendas altamente eficaz

 

Abandone a abordagem tradicional de “discurso de vendas”! Um processo de vendas documentado exige um quadro de referência e linguagem comum para que seu time entenda o status do progresso e as oportunidades na pipeline.

 

51 – Utilize a venda social (até mesmo em B2C)

 

Não confunda com marketing mídias sociais. Vendas sociais ou social selling foca em interações cara-a-cara de vendedores e potenciais clientes (ao invés de transmitir sua mensagem de vendas). Se provou ser bastante eficiente para venda B2B, mas também há bastante oportunidades para o pessoal de vendas B2C para implementar as vendas sociais como parte da estratégia de vendas deles também.

 

52 – Entenda quando ir de MQL para SQL

 

Quando o processo de compras e vendas se alinham, todo mundo se sente bem a respeito do valor da transação e relacionamento. 

 

O critério de qualificação de leads irá te fornecer sinais que um lead qualificado de marketing está prestes a ser vendido. Coloque sua equipe de marketing e vendas ciente disso para garantir que todo mundo esteja trabalhando para que a jornada de compras do consumidor se torne mais precisa possível.

 

Conclusão das dicas de Marketing Digital

Como você pode ver, o melhor jeito que você pode ficar na frente da sua competição é implementar corretamente cada dica de marketing digital e suas táticas já testadas e verdadeiras do marketing digital. Seus competidores continuarão a cometer os mesmos erros enquanto você está desviando de minas explosivas e crescendo seu negócio com essas 52 dicas de marketing digital.

 

Fonte e adaptação: Uhurunetwork

F.A.Q

Qual a importância de dicas de marketing digital?

Dicas fazem com que você olhe por ângulos despercebidos, fazendo com que você pare de andar em círculos e perder oportunidades e dinheiro.

Qual a dica mais importante de marketing digital?

Dica mais importante não existe, mas sim a dica que se adequa a cada situação ou circunstância específica que você ou sua empresa está.

Como absorver melhor as dicas de marketing digital?

Conhecer os termos de marketing digital pelo menos em um nível básico.

Dicas são suficientes para impulsionar meu negócio?

Dicas são excelentes, mas não são tudo justamente por serem superficiais. Para tornar seu conhecimento mais sedimentado e sólido é bom combinar juntamente com as dicas um aprendizado aprofundado sobre marketing digital através de cursos ou sendo autodidata.

  • Etapa 1

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