Marketing Digital Para Micro e Pequenas Empresas - Artigo Harve Blog
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O marketing digital para micro e pequenas empresas pode fazer seu negócio alavancar. No começo quando estamos empreendendo o foco é sempre em conseguir mais clientes, e talvez queira fazer isso sozinho, por falta de dinheiro ou de mão de obra qualificada de marketing digital. Você talvez esteja utilizando formas de marketing tradicionais, tal como cartazes de anúncios e panfletos ou talvez grandes placas na calçada da rua, talvez confie nisso pois sabe que oferece um bom produto ou serviço, e é apenas questão de tempo até os clientes acharem o caminho até a sua empresa.

 

Enquanto esse tipo de estratégia talvez traga alguns clientes, há um jeito melhor e mais fácil, que dá pra fazer você mesmo sozinho. Você deveria considerar o enorme mercado de clientes online. Nenhum empreendedor, deveria subestimar o vasto mercado online.

 

Benefícios do Marketing Online para a sua micro e pequena empresa

Benefícios do Marketing Online.

O grupo de potenciais clientes que você encontrará online é provavelmente muito maior dos que você atrai localmente. Usando o marketing digital para micro e pequenas empresas, você consegue alcançar um enorme público de uma maneira que tenha um ótimo custo-benefício e é possível medir os resultados, e fazer tudo isso sozinho do jeito que melhor lhe agrada.

 

Outros benefícios de marketing online também incluem:

 

  • A capacidade de interagir com seus potenciais clientes e de descobrir o que estão procurando.

 

  • A capacidade de atingir um público muito maior.

 

  • Você consegue economizar dinheiro e alcançar mais clientes por menos dinheiro do que através de meios tradicionais de marketing.

 

  • Conhecer seu público e permitir que eles te conheçam pessoalmente, que no qual pode ajudar a criar lealdade com a sua marca.

 

  • É possível saber se seus esforços no marketing digital estão dando frutos imediatamente, e corrigir o problema

 

Não deixe o Marketing Digital para depois

Não deixe o Marketing Digital para depois

Por que você escolheria adiar de empenhar tempo e esforço no marketing digital para a sua micro ou pequena empresa? Diferentes empreendedores talvez tragam variadas razões para evitar essa forma de marketing, talvez falta de tempo? Mas com um aprendizado direcionado você pode ser capaz de aprender as técnicas que tornarão claro e possível fazer de forma autônoma. Confira como se aprofundar no seu aprendizado com a formação completa da Harve em Marketing digital. Já se você quer entender como o marketing digital funciona e aplica o mais rápido possível estratégias que gerem resultados, talvez você queira conhecer o nosso Curso Online de Marketing Digital Harve Start .

 

Cogita que não consegue enfrentar tais desafios tudo de uma vez, e que está ainda aprendendo os prós e contras dos negócios em geral. talvez prefira levar as coisas devagar, e ficar com uma ou duas formas de Propaganda tradicional, presumindo que a sua empresa irá evoluir com o tempo.

 

Talvez pense que a melhor estratégia é simplesmente esperar que o cliente apareça, porque como é uma pequena empresa, talvez pense que só precisa apenas de uma pequena quantidade de clientes.

 

Essa não é uma abordagem efetiva, nunca há alguma garantia que o seu negócio irá simplesmente atrair clientes só por existir e mesmo que atraia, você talvez não atraia o suficiente para tornar seu negócio rentável.

 

Seus clientes estão online

Seus clientes estão online

Se você tem evitado marketing digital, é porque você simplesmente não acredita que está preparado? Você acha que você precisa só de um tempo para se estabelecer e então irá dar uma olhada no tal do marketing digital?

 

O Problema com essa abordagem é que seus clientes e potenciais clientes já estão online. Agora mesmo. Hoje. Existe uma boa chance de eles talvez já estarem procurando por um empresa igual a sua, mas se eles não conseguem te encontrar facilmente, provavelmente irão escolher outra empresa.

 

É assim como as pessoas fazem negócio hoje em dia. Quando as pessoas têm um interesse na sua empresa, se é no seu nicho em geral ou estão curiosos com sua marca, se eles têm alguma curiosidade a respeito do seu negócio, a primeira coisa que eles vão fazer é uma pesquisa online para buscar informações respeito de você.

 

Eles esperam te encontrar lá com um site e uma presença nas mídias sociais. Eles talvez estejam procurando por avaliações para saber o que as outras pessoas estão falando da sua empresa e ver se seria bom fazer negócio.

 

Se um potencial cliente não consegue te encontrar online, eles talvez pensem que sua empresa não parece ser legítima. Tem uma boa chance que a maioria desses potenciais clientes decidam não levar sua empresa a sério, e irão rapidamente procurar por outra empresa. Uma vez que tenham tomado essa decisão, eles provavelmente não voltarão.

 

Seus Competidores estão online

Seus Competidores estão online

Para as micro e pequenas empresas serem bem sucedidas, você precisa prestar atenção no que seus competidores estão fazendo e aprender através disso. Pense no seus competidores não somente como alguém que você está tentando competir, mas como pessoas que tem algo para te ensinar.

 

Quando você observa seus competidores, você poderá ter alguma ideia no que está funcionando e no que não funciona. Muito provavelmente, em qualquer tipo de negócio que você esteja, seus competidores já estabeleceram a sua presença online. Que tipo de conteúdo eles estão usando? Eles estão blogando, ou eles tão usando muitos gráficos e vídeos?

 

Como eles comunicam sua marca e o que os tornam únicos? O quão bem eles engajam com o público? Você acha que pode fazer melhor? Você não saberá se não estiver no mundo digital.

 

Se os seus potenciais clientes começarem procurar por uma empresa similar a sua e acharem o site do seu competidor, mas não o seu, sua empresa nem será notada. Seus potenciais clientes não conseguirão te escolher se eles não sabem quem é você. Nesse cenário seus competidores estão a frente de você, independente se ele tem ou não um bom site ou um conteúdo com a mensagem clara.

 

Seja acessível para seus clientes

Seja acessível para seus clientes

É claro que no mundo digital de hoje, o primeiro lugar onde a maioria dos clientes procuram pelo o que querem é online. Independente do produto ou serviço, eles irão muito provavelmente começar a buscar a respeito no Google. Se você não tem nenhuma presença online, você não será encontrado, e você não estará competindo. Se você tem uma presença online, mas seus competidores são mais fáceis de serem encontrados, e são encontrados primeiro, você talvez passe batido. Tirando criação de sites, aprender sobre Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia que pode te ajudar a te botar à frente dos seus competidores só por ser o primeiro nome que aparece numa busca do google para um potencial cliente que usou uma palavra-chave para te encontrar.

 

Perguntas simples que os seus potenciais clientes querem de forma rápida respondidas você deve fazer com que seja fácil de encontrar online, tal como, onde você está localizado, até que horas fica aberto e no que você é especializado. Olhando no seu site e do seus competidores um do lado do outro, seus potenciais clientes deverão ser capazes de comparar horas, preços, ofertas especiais e mais.

 

Por isso que é importante você saber o que seus competidores estão fazendo. Seus potenciais clientes já estão checando você e seus competidores. Já estão comparando você entre eles. O que eles estão descobrindo?

 

Deixe seus clientes irem até você no marketing digital para micro e pequenas empresas

Deixe seus clientes irem até você

Pense no Marketing Digital como uma maneira de se tornar acessível para as pessoas que você está tentando alcançar a fim de oferecer produtos e serviços. O escopo da sua empresa pode passar para além dos “muros” da sua cidade. Tornando você capaz de atrair um público muito maior do que você conseguiria focando na sua cidade.

 

Estando presente na internet, sua empresa poderá estar aberta para negócio até mesmo quando fechado. Você pode criar um ambiente online que no qual seus clientes podem ir até você independente se é dia ou noite.

 

Quando for conveniente para eles, clientes e potenciais clientes podem fazer perguntas através do e-mail, fazer compras e vasculhar no seu inventário. Possíveis clientes que nos quais não tenham nenhum jeito de irem até você fisicamente podem mesmo assim fazer negócio com você, independente se eles tenham algum problema físico, transporte ou simplesmente vivem muito longe.

 

Conheça seu público

Conheça seu público

Marketing digital para micro e pequenas empresas permite com que você engaje com seus possíveis clientes. Você pode gradualmente ir conhecendo eles e descobrir o que eles esperam encontrar. Nas mídias sociais ou em um blog você pode iniciar um diálogo. Faça um formulário ou tente conhecê-los. Preste atenção nos comentários e nas respostas nos formulários.

 

Interagindo com pessoas digitalmente, você pode começar a saber o que eles estão procurando. Qual é a dor deles? O que deixa eles acordado a noite? Quais soluções você pode oferecer para eles? Ao invés de ficar na adivinhação, marketing digital permite que você use ferramentas e métodos para descobrir quem realmente são seus clientes.

 

Dessa maneira, você começa a construir um relacionamento com os seus clientes. Você se torna muito mais do que um negócio. Você se torna um parceiro confiável. As pessoas tendem muito mais a comprarem de empresas que eles já compraram anteriormente.

 

Poucas formas de anúncios tem um custo-benefício tão eficaz quanto o de marketing digital. Micro e Pequenas empresas tentam fazer o máximo possível com um orçamento baixo. Muitas formas de marketing digital permitem com que você comunique sua marca e alcance um público alvo maior mesmo quando o seu orçamento está apertado.

 

Comparando com anúncio na TV, rádio ou através de carta de correspondência, o marketing digital custa consideravelmente menos e alcança um público muito maior ao mesmo tempo. O marketing digital para micro e pequenas empresas é ótimo para alavancar os negócios dos microempreendedores.

 

O que aprendemos neste artigo

Quais os benefícios do marketing digital para micros e pequenas empresas?

Possibilidade de atrair muitos mais clientes do que da forma tradicional com custo benefício mais baixo.

Qual é o momento certo para aderir ao marketing digital?

Agora mesmo, pois não se tem certeza se o seu negócio só por existir irá atrair clientes e bem provável que seus clientes já estejam online, e além do mais muitas pessoas procuram a respeito do que querem na internet antes de comprarem.

O Marketing digital ajudará nas vendas?

Estar presente na internet te dará uma grande vantagem, pois você será capaz de alcançar pessoas que estão impossibilitadas de irem até o seu estabelecimento, podendo até fechar negócios online, que caso contrário seria um cliente perdido.

Conseguirei atingir mais clientes?

O marketing digital possui ferramentas e métodos que te permitem alcançar o seu cliente, através da comunicação assertiva, transformando aquele potencial cliente que não fazia ideia da sua existência em cliente de fato.

 

Artigo inspirado e adaptado: https://digitalmarketinginstitute.com/blog/why-digital-marketing-is-important-for-small-business

 

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