As 7 vantagens de ser um analista de marketing digital | Blog | Harve
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A essa altura do campeonato você provavelmente já está sabendo do que estão falando a respeito do analista de marketing digital. Estão precisando de profissionais analistas de marketing digital e vão precisar cada vez mais. O mercado está bombando e as marcas estão olhando para essa profissão mais do que nunca.

 

Quebrando a cabeça em qual área escolher uma profissão ou no que estudar? Você primeiro talvez queira ouvir sobre as 7 grandes vantagens de ser um analista de marketing digital. São boas, nós prometemos.

 

Mas primeiro, vamos ver o que é o marketing digital e quais são as habilidades que o mercado necessita.

 

O que é Marketing Digital?

Bom, não é tão diferente do marketing tradicional: você tem um produto que precisa ser vendido e você então procura por formas de engajar com clientes para gerar reconhecimento de marca e eventualmente converter em uma venda.

 

O marketing digital abrange profissões e habilidades de forma nunca vista e é esta natureza flexível e versátil desse nicho que o torna fascinante e incrível.

 

Quais tipos de profissões e funções existem no Marketing Digital ?

Existe uma grande variedade de profissões e funções de marketing digital portanto isso significa que tem uma grande quantidade de opções de carreiras a se seguir.

 

  • Produção de Vídeo/áudio.

 

  • Tecnologia interativa (por exemplo AI)

 

  • Marketing móvel

 

  • Search Engine Optimization (SEO)

 

  • Search Engine Marketing (SEM)

 

  • Mídias Sociais

 

  • E-Commerce

 

  • E-mail Marketing

 

  • Automação de marketing

 

  • Administração de Conteúdo e Curadoria

 

  • Desenvolvimento de Site

 

  • Web Design

 

  • Copywriting e Edição

 

  • Analytics

 

  • Estratégia de negócio/marketing

 

Para dar um um início rápido ou avançar sua carreira é uma boa ideia em pensar em fazer um curso de marketing digital de pelo menos em 1 ou 2 especialidades a não ser que seja um analista de marketing digital ou esteja almejando ser um analista de marketing digital, que nesse caso você vai precisar saber um bocado sobre tudo.

 

Quais habilidades um analista de marketing digital deve aprender?

O mundo digital está em todos os cantos de nossas vidas, e está para ficar, atualmente há um grande investimento entrando no mercado do marketing digital em comparação com o marketing tradicional. 

 

Grande parte das atividades online começam com os motores de busca (Google, Bing, etc) por esse motivo o SEO é importante como uma estratégia e habilidade a se aprender para um analista de marketing digital. Mas de modo geral qualquer pessoa que esteja pensando em trabalhar de analista de marketing digital deve ter um conhecimento geral de marketing digital para exercer a função de maneira mais qualificada.

 

Há bastante espaço para ser preenchido para pessoas procurando em ser um analista de marketing digital ou de profissões similares. Em 2019, algumas das habilidades mais procuradas eram criação de conteúdo e curadoria, estratégia de mídia social, martech, analytics, SEO e SEM.

 

Marketing de conteúdo depende de tráfego e se você tiver uma noção técnica para analisar esses padrões será de valiosa ajuda, especialmente porque esses trabalhos se tornaram mais complexos com o advento da Inteligência Artificial (AI) e machine learning.

 

Então, você sabe o que é o marketing digital, agora quais os beneficios de ser um analista de marketing digital?

 

1. Se torne um analista de marketing digital

Segundo uma pesquisa da Brazillab em 2019, tinha 160 mil vagas para posições digitais a disposição, e a de analista de marketing digital é a segunda mais requisitada.

 

Isso dá para as pessoas que estão estudando para ser analista de marketing digital uma vantagem única – você está se preparando para uma profissão bastante requisitada e que falta profissionais para preencher as vagas. Essa é sempre uma boa estratégia.

 

Recém graduados muitas das vezes são lançados para um mundo de incertezas e desemprego. Não seria bom você adquirir um leque de novas habilidades que poderia ajudar você a conseguir uma profissão bastante requisitada no futuro, aumentando sua segurança de trabalho.

 

Lembre-se disto: Empresas querem profissionais com habilidades valiosas.

 

De acordo com Digitalents, consultoria e headhunting de marketing digital enquanto procuram por mais profissionais também está aumentando a falta de profissionais capacitados para preencher as áreas do marketing digital.

 

2. Beneficie-se da possibilidade de pivotar a carreira

Com cada vez mais as indústrias aderem ao mundo digital, companhias ao redor do mundo desde startups até corporações já bem estabelecidas estão procurando por profissionais analistas de marketing digital.

 

Gigantes digitais tais como Google e outras grandes empresas estão sempre procurando por novos talentos particularmente na área de tecnologias emergentes, então é bom você aprender sobre o AI porque esta se tornando cada vez mais importante ao decorrer dos anos. Em termos de proposta de valor usando o AI, pode acelerar personalização e tempo de resposta a questões usando tecnologia tal como Chatbots.

 

Com grande quantidade de oportunidades disponíveis, profissionais analistas de marketing digital podem ser exigentes a respeito do tipo de empresas que eles gostariam de trabalhar. Nós encorajamos você se aproveitar dessa oportunidade e pensar qual tipo de empresa melhor se enquadra com seus objetivos.

 

Dica top – Research Potential Sector: de acordo com 2018 Marketing Week Career and Salary Survey, as top 5 áreas para trabalhar com marketing digital são automotiva, viagem, educação e jogos.

 

3. Seja pago mais do que seus colegas

Nós já falamos como a necessidade de mercado por analistas de marketing digital supera a quantidade de profissionais capazes preencher as vagas. Na economia tradicional nós todos sabemos o que acontece – o produto valoriza e o preço aumenta. Quando você está trabalhando em uma área que tem muito potencial com escassez grande de profissionais essa profissão de valoriza e você pode negociar por um salário melhor.

 

Segundo a Catho a média salarial é de R$ 2,446,99 para Analista de marketing digital.

 

O que é interessante e benéfico a respeito do mercado de trabalho para analistas de marketing digital é que há uma grande competição por talento independente da indústria.

 

Isso significa que pessoas habilidosas e esforçadas podem barganhar por salários maiores e também por benefícios e talvez até mesmo bônus dependendo do seu papel.

 

Dica Top: Sua chance de ter um melhor salário é maior conforme você aprende mais habilidades e se torna especializado.

 

4. Dê uma acelerada na sua carreira de analista de marketing digital facilmente

Em profissões tradicionais tal como no marketing tradicional você tinha que esperar um estágio estar disponível para você ganhar experiência e conseguir criar um portfólio.

 

O Mundo do marketing digital, felizmente,  providencia uma variedade de oportunidades para você dar uma incrementada no seu currículo antes mesmo de pôr os pés no mercado de trabalho.

 

Quer se destacar para futuros empregadores? Invista em construir uma poderosa presença digital, ganhe seus próprios seguidores no twitter, comece seu próprio blog e contribua com artigos relevantes. Existe uma grande quantidade de testes online que você pode fazer para impulsionar o seu currículo e mostrar seu conhecimento de  analista de marketing digital.

 

Existe vários exemplos de pessoas que foram contratadas depois de mostrarem seus talentos e habilidades através da mídia social. Por exemplo, Ilustradora Fashion de Dublin, Holly Shortall foi notada quando ela tweetou as ilustrações dela para celebridades online. Um número de revistas e marcas Fashion de alto nível então contataram e olharam o trabalho dela.

 

5. Se torne um profissional ágil e versátil

Devido a grande necessidade do mercado por habilidades de analista de marketing digital e o fato que você pode aplicar as habilidades dessa profissão em qualquer outra área ou função torna esse tipo de carreira flexível.

 

Então, se você escolhe essa profissão e decide depois mudar, você provavelmente só irá precisar de um pequeno treinamento para se qualificar e afiar sua habilidades para fazer a troca de função.

 

Então, você pode melhorar as habilidades que já sabe enquanto aprende novas, e ainda estar no mesmo campo da profissão.

 

Isso significa que há infinitas opções e oportunidades de aprender, onde diferentes habilidades se encaixam de diferentes maneiras.

 

Dica top: Fique antenado nos novos desenvolvimentos e tendências aprendendo continuamente pois você pode aprender novas habilidades que podem ser valiosas para o seu chefe ou futuro chefe

 

6. Trabalhe com diferentes pessoas todos os dias

Como essa é uma profissão dinâmica com uma boa quantidade de disciplinas, você provavelmente irá encontrar e trabalhar com indivíduos de variados backgrounds

 

Se é um novo cliente, um colega com uma especialidade interessante, ou bolar novas maneiras de engajar e expandir seu público, qualquer um com interesse em trabalhar com pessoas vai se dar bem na parte social e dos negócios.

 

A profissão também tem o seu lado introvertido, onde você fica nos bastidores escrevendo ou fazendo trabalhos da internet. E você também pode escolher trabalhar com freelancers de qualquer canto do mundo que no qual podem te dar uma total nova perspectiva para seu trabalho.

 

Qualquer que seja seu papel, essa profissão garante uma falta de tédio na sua vida profissional.

 

Dica top: participe de eventos de treinamento ou reuniões de network no café da manhã para adquirir novos conhecimentos e encontrar colegas influentes.

 

7. Sinta-se livre pra ser criativo

Não somente há uma penca de oportunidades para analistas de marketing digital fazerem o que querem na escrita, no designer e também na produção de áudio e vídeo, como há bastante espaço para atividades criativas do dia-a-dia num sentido geral.

 

Em tal ambiente dinâmico sempre haverá de uma necessidade para pensar em novas maneiras para fazer marketing dos produtos, resolver problemas, conduzir testes A/B, melhorar a experiência do comprador e engajar públicos. 

 

Portanto, a velocidade de mudança do marketing digital faz com que você faça experimentos pois empresas também querem maneiras criativas para aprimorar coisas que estão dando certo e se for possível melhora-las.

 

Por exemplo, imagine que seu blog consiga uma grande quantidade de tráfego, mas a taxa de conversão é baixa? ou alguns produtos não estão dando resultado no Google Ads? Talvez um teste A/B poderia ajudar a descobrir o que os compradores estão fazendo no site. Ou talvez adicionando uma bandeira do Brasil em uma introdução de um vídeo aumentaria o engajamento com o público brasileiro.

 

Dica top: Seja criativo e faça experimentações porque isso pode grandemente beneficiar o seu trabalho e te dar a capacidade de lidar com dificuldades de uma forma diferente. 

 

Como você se torna um analista de marketing digital?


Se você tem um background de copywriting, desenvolvimento de web ou até mesmo design, você já possui algumas habilidades transferíveis para ser tornar um analista de marketing digital.

 

Você irá provavelmente querer começar com sua marca pessoal, partindo desse ponto para construir um portfólio com o objetivo de fazer a sua presença digital. É difícil ficar por cima de todas as últimas tendências, mas tendo um sólido entendimento do básico das tendências que vem aparecendo tipo AI e realidade virtual no contexto de como estão sendo usado para marketing digital é um excelente lugar para botar o seu foco.

 

Você tem que deixar os seus canais de mídias sociais em conexão com suas habilidades e aptidões — em outras palavras, fale a respeito no que você está interessado e no que quer aprender publicamente máximo que puder

 

Comece um blog e entre em alguns grupos do facebook do seu campo de interesse. Você também irá querer fazer um curso de marketing digital direcionado e que tenha boa reputação para obter sua certificação em uma ou mais principais áreas.

 

Uma vez que você está oficialmente certificado, você então estará um passo a frente do seus colegas quando falamos de procurar por oportunidades.

 

Considerações finais.

Enfim, há grandes oportunidades para profissionais analistas de marketing digital em várias áreas e indústrias.

 

Como a transformação digital do mundo continua em passo rápidos, empregadores do mundo inteiro estão procurando por funcionários habilidosos que possam preencher as lacunas das empresas e que consiga atingir os objetivos tais como, leads, receita, e reconhecimento de marca.

 

Adiante já para o futuro sua carreira com conhecimento de marketing digital para aproveitar uma profissão que caminha em passos rápidos e que tem um salário competitivo.

O que aprendemos neste artigo:

 

Por que ser um profissional analista de marketing digital?

Porque é o 2º profissional digital mais procurada do Brasil, bastante vagas disponíveis e grandes possibilidades de ascensão na carreira

Qual é o salário médio de um analista de marketing digital?

Segundo a Catho o salario médio no brasil é de R$ 2,446,99

Como você se torna um analista de marketing digital?

Se você tiver habilidades em copywriting, desenvolvimento de web ou design você já possui algumas habilidades transferíveis para um analista de marketing digital, mas o recomendado é fazer um curso de marketing digital para ter uma noção geral da coisa.

Qual é uma das habilidades mais importantes para um analista de marketing digital?

De modo geral é saber um pouco sobre tudo de marketing digital, mas é interessante dominar o SEO, pois a maioria das atividades online começam pelos motores de busca.

 

Artigo inspirado e adaptado de: https://digitalmarketinginstitute.com/blog/4-big-benefits-digital-marketing-career

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