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Você talvez esteja se perguntado se vale a pena estudar marketing digital. Você já deve ter pelo menos ouvido falar da área nos últimos tempos por aí. O Marketing Digital tem se tornado umas das áreas do momento recentemente. E porque não se tornaria?

 

Marketing digital evoluiu drasticamente com o tempo. E a internet se expandiu consideravelmente também. Trabalhando como um profissional de marketing digital, você precisar promover seu negócio através da internet.

 

Todos os anúncios online que você vê por aí, o conteúdo que você lê, e as imagens que você vê online estão de alguma maneira ou outra relacionadas com o trabalho de um profissional de marketing digital.

 

Dessa maneira, nós iremos descobrir através de um pequeno tutorial de marketing digital algumas outras razões do porque carreiras relacionadas a marketing digital serão ótimas para você!

 

Marketing digital: O que é? Um pequeno tutorial de marketing digital

 

O que é marketing digital

 

Os métodos e técnicas que você usa para promover um produto ou serviço online, são feitos através do marketing digital. Igual ao marketing tradicional, o seu principal propósito é atrair público e gerar leads.

 

O marketing digital tem vários domínios incluindo mídias sociais, mecanismos de busca, e-mail, etc. Com o tempo, a complexidade e importância de funções e papéis em marketing digital também aumentaram. 

 

É um campo que não para de evoluir, então algumas técnicas que funcionavam alguns anos atrás talvez não sejam úteis hoje. Como um profissional da área, você estará usando múltiplas ferramentas e técnicas para promover empresas e negócios.

 

Quais são as oportunidades de carreira para o marketing digital?

Como mencionamos, o marketing digital é um vasto setor com uma variedade de setores dentro dele mesmo. Então, sendo você uma pessoa técnica ou criativa, você irá encontrar algo que se encaixe com você nesse campo.

 

Aqui uma lista de habilidades importantes em marketing digital e seus papéis:

 

Search Engine Optimization:

 

 

Google recebe cerca de 60,000 buscas a cada segundo todos os dias. As pessoas fazem buscas nessas plataformas para conseguirem respostas. E com a ajuda do SEO, você poderá assegurar que quando procurarem por algo relacionado ao seu site, as pessoas irão achar.

 

Empresas estão focando no SEO para conseguir mais tráfego em seus websites. Se você tem bastante fluxo de audiência no seu site, logo você terá mais clientes também.

 

SEO depende de muitos fatores tais como, velocidade de carregamento do website, otimização de palavra-chave, etc. Como um SEO manager, você terá que descobrir as razões do porque seu site está com um mal desempenho no quesito SEO e consertar o problema.

 

SEO leva tempo para dar resultado, mas ter um melhor ranqueamento no SERP e ter um conhecimento sobre as ferramentas de SEO poderá ajudar a fortalecer a marca e gerar mais notoriedade.

 

Marketing de mídias sociais.

 

marketing de mídias sociais

 

As plataformas de mídia social são como minas de ouro para os profissionais de marketing digital. Tome como exemplo o facebook, que no qual tem 2 bilhões de usuários mensais. Outras plataformas também tem milhões de usuários ao redor do mundo.

 

Essas plataformas permitem com que os digital marketers consigam ir onde o seu público está de forma orgânica ou por anúncios patrocinados. Eles podem comunicar diretamente com seus futuros clientes e torna-los seguidores de sua marca. Como por exemplo, o Wendy’s que é famoso por seus tweets engraçados.

 

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Enquanto os tweets deles se tornam populares entre os usuários do Twitter, a popularidade da marca deles também aumenta. Dessa forma eles têm a possibilidade de estarem em contato com seus consumidores e de oferecerem uma experiência melhor a eles.

 

Profissionais de marketing digital terão que desempenhar tais tarefas e administrarem a presença nas mídias sociais de seus clientes.

 

Marketing de conteúdo

 

Marketing de conteúdo

 

Marketing de conteúdo ou também conhecido como Inbound marketing, se refere a criação e promoção de conteúdo de valor para o público. Isso ajuda em estabelecer confiança com o público e para atrair novos visitantes.

 

Todo conteúdo que você vê pela internet, independente se é um artigo de blog ou um vídeo no Youtube, isso tudo é marketing de conteúdo. Marcas têm a possibilidade de ajudar seus potenciais clientes resolvendo os seus problemas da vida real através de conteúdo de qualidade.

 

Você precisará planejar, criar e promover conteúdo para diferentes marcas. Você também precisará identificar qual formato de conteúdo seria perfeito para a empresa e também quais plataformas mais se encaixam com essa empresa.

 

Marketing de conteúdo é popular principalmente entre profissionais B2B. Blog de variadas empresas incluindo o Outbrain e Neil Patel são grandes exemplos de marketing de conteúdo.

 

Esse papel requer criatividade e uma compreensão clara dos requisitos da marca.

 

Email Marketing

 

E-mail marketing

 

Empresas usam email marketing tanto para outbound quanto para inbound marketing. Eles colocam anúncios em emails com o objetivo de alcançar onde estão os consumidores.

 

Você precisará aumentar o número de inscritos de newsletters criando conteúdo que chame a atenção para converter os inscritos em consumidores.

 

Email ainda é uma das ferramentas online mais poderosas para geração de lead. Por isso empresas são tão dependentes do Email marketing. Você terá que também se familiarizar com diferentes ferramentas de email marketing como o MailChimp.

 

Acima são apenas alguns dos muitos setores presentes no marketing digital. Cada um deles ajudam a marca de um jeito único e você precisará dominar essas funções.

 

Razões para escolher uma carreira em marketing digital:

Tudo está se tornando digital. Empresas de todos os setores estão focando em desenvolver uma presença forte online. 

 

E para esse propósito, eles estão contratando profissionais de marketing digital. Em carreiras de marketing digital o crescimento também é rápido. Por isso que muitas pessoas estão optando por uma carreira em marketing digital.

 

Aqui alguns outros motivos para você aprender essa habilidade:

 

 

1. Alta demanda por digital marketers.

 

Alta demanda

 

Cerca de 69% das empresas estão prestes a contratar mais profissionais de marketing digital, de acordo com um relatório do Marketing Hiring Trends.

 

O relatório também encontrou que há uma grande desproporcionalidade entre a demanda e a quantidade de profissionais de marketing digital. A demanda ficou entre cerca de 59%, enquanto que a quantidade de profissionais disponíveis era de somente 19%.

 

Isso significa que empresas estão se matando para contratar esses profissionais. Aprender uma habilidade de marketing digital vale a pena, pois está em alta demanda. Fazer isso significará que você pode conseguir cargos com maior pagamento e mais segurança após aprender tal habilidade de alta demanda.

 

2. Estudar marketing digital vale a pena pois tem um grande potencial de crescimento

 

Potencial de crescimento

 

Você continuará vendo um grande aumento na demanda por habilidades de marketing digital, sabe por quê? 

 

Porque a economia digital está crescendo 10x mais rápido do que a economia offline, e esta é a razão no qual Marketing digital vale a pena

 

Há muitas razões do porque que habilidades de marketing digital irão continuar crescendo. As empresas sabem o quão benéfico a internet e as plataformas digitais são. O marketing digital permite com que eles alcancem um grande público, e com que seu negócio tenha uma escalabilidade maior, e gere mais receita.

 

Colocar um negócio online, fazer campanhas de anúncios, desenvolver estratégias de conteúdo são algumas das tarefas que um profissional de marketing digital desempenha para conseguir tais resultados.

 

Mas sem profissionais de marketing digital treinados, eles não conseguirão desempenhar tais tarefas. Essa é a razão pelo qual a demanda por essas habilidades continuará a aumentar e você fazer um curso de marketing digital seria uma boa ideia.

 

3. Comece seu próprio negócio (ou promova um já existente)

 

 

Digital marketers têm um amplo conhecimento de múltiplas ferramentas e plataformas online. Eles conseguem lançar websites, criar produtos, e vender eles para o público-alvo.

 

Se você estudar completamente as habilidades de marketing digital, você poderá começar um próprio negócio online se você quiser. Ou, você poderá também se tornar um consultor de marketing digital e lançar um negócio freelancer.

 

Para pessoas que queiram se tornar um empreendedor, aprender e estudar marketing digital é essencial.

 

Você seria capaz de reduzir os custos da promoção do seu negócio, e atingir o público certo, e medir seu progresso melhor com a ajuda desse conhecimento.

 

4. Conseguir melhor pagamento

 

 

Quer aumentar o seu salário? Comece por aprender marketing digital.

 

Como mencionamos anteriormente, há uma grande demanda por profissionais de marketing digital. Por causa da alta demanda, o pagamento para funções e cargos relacionados a marketing digital é alto.

 

Você pode conseguir melhores cargos e funções em uma organização caso tenha um curso em marketing digital, que no qual poderá ajudar aumentar o seu salário.

 

Analistas de marketing digital ganham em média R$ 3.004.00 por mês e pode vir a ganhar até R$ 4.108.00 segundo o vagas.com.br

 

Não seria ótimo ganhar mais?

 

5. Fácil de começar uma carreira

 

Para você se tornar um engenheiro você precisará fazer uma faculdade de engenharia.

 

Mas se você quiser virar um profissional de marketing digital, a única coisa que você irá precisar será de um Curso de formação rápida em marketing digital e você estará preparado para adentrar no mercado.

 

Você não precisará ir para a faculdade e ficar 4 anos estudando para começar a trabalhar nesse campo.

 

Entrar na área de Marketing digital vale a pena e tem cargo sobrando para ser ocupado.

 

E ainda mais, a comunidade de marketing digital é amigável e cheia de pessoas incríveis. Então, se você tiver uma dúvida, você pode perguntar ou procurar pela resposta online, e você irá achar a resposta.

 

Se você estiver considerando em começar uma nova carreira, marketing digital seria uma ótima escolha.

 

6. Estudar Marketing Digital pode te dar um mundo de variedades

 

 

Você estava usando WhatsApp em 2011? Ou você estava utilizando o assistente do Google para procurar coisas em 2015?

 

A resposta provavelmente seria que não.

 

Esses exemplos exemplificam o quão rápido a internet muda. Muda a cada ano, e essas mudanças não são bobeira, são o oposto. Profissionais de marketing digital têm de se adaptarem a essas mudanças constantemente.

 

Então eles estão sempre aprendendo coisas novas e dominando novas técnicas. Se você está procurando por um campo que é cheio de novidade e variedade, então você deveria escolher o marketing digital.

 

7. Estudar marketing digital é promissor pois é um campo técnico e criativo.

 

 

Estudar marketing digital vale a pena e agrega muito, pois exige uma combinação única de ambos a criatividade e o conhecimento técnico. Você estará escrevendo títulos que chamam a atenção para campanhas de anúncios, e você estará também checando performance de campanhas.

 

Porque esse é um campo vasto, portanto possui uma variedade de setores, que no qual cada um desses setores exigem uma composição de habilidades únicas. Por exemplo, um content marketer deve saber escrever artigos de blog incríveis. Em contraposição, um social media marketer deve saber como fazer uma ótima campanha de promoção.

 

Faculdade de marketing digital vale a pena?

 

 

Se você ainda está em dúvida a respeito disso, considere os seguintes pontos:

 

Primeiro: começando porque marketing digital é uma área que muda muito rapidamente, e talvez muito do conteúdo que irão te ensinar, estão desatualizados, devido ao fato de demorarem cerca de 2 anos para serem aprovados pelo MEC, portanto possuem 2 anos de atraso, e isso no marketing digital é bastante coisa.

 

Segundo: muitos dos professores possuem apenas conhecimento teórico da área, pois nunca chegaram a administrar o marketing de uma empresa, o que acaba deixando uma lacuna entre a teoria e o que funciona na realidade, tornando seus conhecimentos duvidáveis e por vezes não aplicáveis na prática.

 

Considerando esses dois pontos, deixo com você a conclusão entre um curso rápido ou uma faculdade de marketing digital.

 

 

Conclusão

 

Os motivos pelo qual estudar marketing digital vale a pena e é vantajoso são inúmeros e as oportunidades de carreira em marketing digital são variadas; você tem a possibilidade de escolher o que você quer se tornar. E esse pequeno tutorial de marketing digital é tudo que você precisa para começar a se aprofundar na área. 

 

Artigo adaptado e inspirado em: https://www.upgrad.com/blog/reasons-why-you-should-study-digital-marketing/

 

O que apreendemos neste artigo?

Quais são os domínios que o Marketing Digital atua?

O marketing digital atua em vários domínios sendo entre eles os principais, mídias sociais, mecanismos de busca, email, etc.

Quais são as oportunidades de carreira no marketing digital?

O marketing digital é uma area bastante diversa, sendo você uma pessoa técnica ou criativa você com certeza vai achar algo que se encaixe com a sua expertise.

Porque se tornar um profissional de marketing digital?

A internet e a necessidade de empresas se tornarem presentes digitalmente para manter o negócio competitivo tem crescido fazendo cada vez mais o profissional de marketing digital entrar em cena e por consequencia o aumento de sua demanda e do salário.

Como se tornar um profissional de marketing digital?

Pra se tornar um profissional de marketing digital você não precisa de uma faculdade, tendo um curso na área já será o suficiente para iniciar-se no mercado.

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