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Trabalhar com foco em branding para as redes sociais é algo que nem todas as empresas fazem. Alguns empreendedores podem mesmo julgar que o conceito de “branding” é algo muito novo e moderno para ser implementado no dia a dia da empresa.

 

Contudo, pode ser que o branding seja mais antigo do que pensamos.

 

Antigamente, o marketing tradicional ou offline também realizava campanhas “conceito”. São campanhas de marketing que “vendem” os valores da marca, e não produtos especificamente.

 

Toda campanha publicitária que tem como foco fixar a marca como um todo no dia a dia dos consumidores, pode ser entendida como uma campanha de branding.

 

A principal diferença é que hoje, com as redes sociais e nossa interatividade, o público pode responder às campanhas de uma forma muito real.

 

O engajamento que grandes marcas possuem em suas redes sociais não acontece por acaso. Toda marca que trabalha com uma conceitualização e integra em seu marketing a divulgação desses conceitos tem boas chances de realizar um bom branding para as redes sociais.

 

A importância do branding para as redes sociais

 

As redes sociais e a internet como um todo, sem dúvida, mudaram e muito os departamentos de marketing ao redor do mundo. Hoje em dia, o branding das marcas precisa ser pensado para várias plataformas, para vários momentos diferentes da vida dos usuários.

 

Mas claro que para as marcas que conseguem se adaptar o resultado é fantástico.

 

Posicionar sua marca com bom branding para as redes sociais permite que você dê uma personalidade à sua marca. Permite que converse com os clientes de uma forma nunca antes possível.

 

Quer saber o quanto o branding de uma marca é forte? Visite suas redes sociais e analise a quantidade de compartilhamentos em suas publicações. Comentários também são válidos para perceber o nível de engajamento dos usuários com a marca.

 

Esse engajamento é resultado de um branding estratégico pensado para redes sociais. E é aí que muitas marcas têm encontrado espaço para criar relacionamento com clientes no meio digital. Um resultado como esse não acontece “do nada”.

 

Me dei a liberdade de ilustrar a importância do branding para as redes sociais com o exemplo de marcas que já estão fazendo um ótimo trabalho.

 

Nestlé

Nestlé Mídias Sociais

 

O que uma publicação sobre dois novos sabores de chocolate pode ter de tão especial para ser compartilhada por mais de 470 pessoas?

 

Além dos comentários, que em boa parte expressam a expectativa dos clientes em relação aos novos produtos. A Nestlé certamente tem utilizado suas redes sociais para se comunicar de maneira efetiva com os seus clientes.

Perceba que no texto da postagem existe uma chamada para engajamento: “- é só experimentar e dizer qual é o seu preferido: limão ou morango?”

Se você tem uma empresa que está buscando mais resultados pela internet, considere colocar em suas postagens perguntas que convidam as pessoas para deixar a opinião nos comentários. É uma boa maneira de não só passar sua mensagem, mas de perguntar para os leitores: e o que você acha?

 

Netflix Brasil

 

Em qualquer postagem da página Netflix Brasil você encontrará uma aula de branding para marca.

Essa empresa usa todos os recursos disponíveis para fazer um bom branding para redes sociais. Além de abordarem um conteúdo que muita gente ama (séries), também deram uma personalidade muito forte para a marca.

Com respostas irreverentes, inusitadas e cheias de humor (às vezes ácido), a página do Netflix é uma das páginas que posicionou-se como um canal de comunicação efetivo com a marca. Lição de casa extremamente bem feita.

 

NuBank Brasil

 

Nubank Brasil Redes Sociais

 

Sabe o que é branding? Branding é uma marca postar uma foto simples como essa e ter mais de 11 mil curtidas.

O branding envolve especialmente criar uma identidade visual que seja relacionada com a sua marca, e que seja única. O público vai se identificar mais com a sua marca se perceber que você faz algo diferente. Que o seu produto é o seu produto + o seu toque pessoal.

O marketing digital do NuBank como um todo é bastante inspirador, além de ser uma das marcas que lançam tendências no mercado.

 

Natura Brasil

 

 

No Instagram da marca Natura também vemos a importância do branding para as redes sociais de uma marca. Sua comunicação é muito alinhada com o que já conhecemos da marca, mas com toque de modernidade.

 

É uma empresa que conseguiu posicionar muito bem os conceitos e linguagem no ambiente digital e tem uma legião de fãs comentando nos posts em suas redes sociais.

 

Esses são alguns exemplos de marcas que podem inspirar você à trabalhar de forma mais estratégica com o branding da sua marca.

 

Claro que, muito provavelmente, sua empresa não tem o departamento de marketing nem a verba dessas gigantes para fazer campanhas arrebatadoras.

 

Mas isso não é uma desculpa para você não fazer a lição de casa. Vou deixar quatro dicas práticas para você começar a trabalhar efetivamente com o branding para as redes sociais da sua marca.

 

  1. Posicione sua marca: seu público nunca vai falar com você se você não levantar bandeiras, mesmo que isso seja polêmico. Se a sua empresa tem valores, você precisa divulgar isso para o mercado e para seu público, e isso é uma forma de branding. Marcas que preferem ficar “em cima do muro”, em algum momento precisarão se posicionar, e é melhor que você faça isso de maneira estratégica.
  2. Ou você produz conteúdo, ou você está fora. Essa dica é simples assim.
  3. Não esqueça da importância do profissional de social media: não adianta nada você publicar um excelente conteúdo, que várias pessoas comentam se não tem alguém para responder os comentários e de fato interagir com as pessoas
  4. Você precisa saber quais são os assuntos que interessam para o seu público alvo: por último, por ser o tópico mais importante: não levante pautas de conteúdos de acordo com o que você gosta, pois é muito provável que isso não fale diretamente com o seu público. Pesquise o seu mercado e o seu público alvo para falar sobre assuntos que são legais para ele. Ou você vai acabar sendo o tiozão perguntando para o sobrinho adolescente como vão as namoradas.

 

Jéssica Barbosa (@jessicscs) é uma curitibana de 25 anos, cheia de tatuagens e apaixonada por marketing digital. Ocupa seus dias sendo sócia da Fresh Lab Agência, liderando sua equipe, elaborando planejamentos estratégicos. Medita e lê nas horas vagas.

 

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