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17 minutos de leitura

Não basta somente saber o que é SEO, é necessário se atualizar, pois conforme os anos passam o algoritmo SEO Google se atualiza, exigindo a habilidade de aprendizado constante para se manter vencedor. É por isso que reunimos as dicas de SEO deste ano.

 

Neste artigo, nós compartilhamos as Top 21 Dicas para ter um SEO Google de Sucesso, incluindo dicas do que prestar atenção e priorizar. Nós também incluiremos vários recursos úteis para você ter uma referência no texto abaixo.

 

Essas são 21 estratégias práticas que você pode implementar para melhorar o seu tráfego de SEO orgânico reduzindo seus custos com anúncios patrocinados de Google Ads.

 

Essas são umas das melhores dicas que coletamos para ajudar você analista de marketing digital ou dono de negócio. Muitas delas nós mesmo iremos utilizar nas nossas estratégias de SEO.

 

Abordaremos 4 categorias: Aumentando Cliques, Conteúdo/ e dicas de SEO Google on-page, SEO Técnico e um pouco de Link Building.

 

Menu das Categorias de assuntos abordados:

 

 

 

 

 

Se sinta livre para clicar e pular para a parte de seu interesse.

 

SEO Google: Aumentando Cliques

 

 

Vamos começar com cliques, mais especificamente: Como conseguir mais cliques através do Google sem precisar ranquear para uma posição mais alta, pois essa é uma das maravilhas do SEO é que você não precisa necessariamente ranquear alto para ter mais tráfego se você já consegue mais cliques de sua posição atual. Então vamos falar de algumas estratégias para conseguir mais cliques sem precisar ranquear mais alto.

 

  1. Otimização Favicon

 

Então, nos surpreende um pouco as pessoas não falarem sobre Favicons. O Google mostra os Favicons nos resultados de buscas mobile e eles podem influenciar no seu Click-Through Rate se eles estiverem bem destacados. Ter um bom Favicon pode te dar alguns pontinhos de vantagem, mas fará diferença somente se você fizer corretamente.

 

 

  1. Otimização de Breadcrumb

 

Enquanto otimizamos os nossos Favicons, vamos falar um pouco de otimização de Breadcrumb. O Google mostra os Breadcrumbs tanto nas pesquisas mobile quanto de Desktop. Breadcrumbs com palavras-chaves podem influenciar seu CTR (click-through rate). O Google obtém os Breadcrumbs de vários lugares. Pode ser através de seu URL, seu Schema Markup e de seus Breadcrumbs de verdade na página.

 

Você precisa garantir que o Google mostre os Breadcrumbs que você quer que o Google mostre, e que os Breadcrumbs tenham as palavras-chaves que você escolheu. O melhor jeito de garantir isso é fazendo o trabalho de Breadcrumbs e colocando links nas suas páginas que você está usando Schema Markup. O ideal é que bata certinho com a estrutura de URL do seu site, mas nem sempre é necessário estar assim.

 

  1. Meta Descrições

 

Que tal otimizar essas suas metas-descrições? Esse tipo de SEO é das antigas. Um estudo mostra que 30% dos websites não utilizam meta-descrições. Até entendemos isso pois um outro estudo diz que o Google preenche essas meta-descrições em 70% das vezes, geralmente porque as pessoas não estão utilizando palavras-chaves na meta-descrição. Mas se fizermos uma meta-descrição bem feitinha, podemos atrair mais a atenção das pessoas para entrarem em nosso site, ou seja, colocando palavras-chaves na sua descrição que as pessoas usam, então quando o Google mostrar a sua Meta descrição na SERP, você estará encorajando as pessoas a clicarem e estará tendo a oportunidade de também colocar um pequeno copy de marketing para as pessoas entrarem no seu site.

 

  1. Números nos títulos

 

Junto com as metas-descrições, Os Títulos. Existe um estudo recente mostrando que colocar datas em títulos aumentaram o ranqueamento de uma certa marca. Números são geralmente algo que sempre testamos nos title tags, no qual produzem bons resultados. Colocar datas nos title tags é muito bom, coloque algo como “Outubro de 2021”.

 

Mas não exagere e coloque toda hora. Não coloque se não for fazer sentido e também não coloque um número que não faz sentido ou seja mentiroso. Mas se puder colocar um número, irá fazer com que aumente seu CTR em qualquer pesquisa.

 

  1. <Title> Boilerplate

 

Que tal você colocar um Boilerplate para por no seu title tag? Essa é a dica de SEO Google número Cinco. Talvez você que não seja um desenvolver web se pergunte: O que é um boilerplate? boilerplate são as partes do seu title tag que você repete toda hora.

 

Por exemplo, Nós da Harve, colocamos “Cursos e Formações para o mercado digital em Curitiba“, no final de cada Title Tag. Então, com Boilerplate, é bom que seus títulos sejam únicos, e acrescentem valor. Nessa dica nós recomendamos que você experimente utilizar o recurso Boilerplates e observe e compare se você consegue mais cliques com ele.

 

As vezes os seus cliques não aumentarão por causa disso, e as vezes irá aumentar. Mas faça o teste e descubra por conta própria.

 

 

  1. FAQ e How-to schema

 

Dica número Seis: Schema, ou mais especificamente o FAQ. O Google nos deu um grande presente quando introduziram essas ferramentas nos resultados de busca. Colocar um schema com FAQ te dará bastante resultado. Você nem sempre conseguirá ganhar a chance de destacar o seu FAQ, mas quando você conseguir, você irá sair na frente, isso com certeza irá acabar influenciando e aumentando a quantidade de pessoas que clicam na sua página.

 

Nem sempre serve para todas as páginas. Mas na maioria das páginas é bom ter, pois com certeza irá aumentar os cliques na sua página sem precisar ter que subir de posicionamento na SERP, porque você estará mais destacado nas buscas.

 

 

SEO Google: Conteúdo/SEO on-page

 

 

Vamos falar sobre dicas de Conteúdo e SEO Google on-page

 

  1. Reajuste seu conteúdo novamente

 

Vamos lá, dica de SEO Google número Sete. Aqui nós queremos que você dê uma pensada sobre melhorar o seu conteúdo como estratégia de marketing de conteúdo.

 

Um conteúdo pode perder força depois de uns anos. Você faz um Blog e lança um conteúdo e compartilha nas mídias sociais e depois esquece, isso é o que acontece com a maioria das pessoas. Então, eu recomendo que você volte e dê uma olhada no seu melhor conteúdo dos últimos 2, ou até MESMO 10 anos atrás, e veja o que dá para “atualizar e melhorar” o tornando mais atual e mantendo ele no mesmo URL. Você vê em alguns casos que você pode ter ganhos de 500 até 1000% apenas atualizando uns conteúdos antigos.

 

  1. Aumente o Link Interno

 

Número Oito: Aumente os links internos. Então, muitas agências de SEO, quando eles precisam aumentar o ranqueamento de seus clientes, eles sabem que existem duas coisas fáceis de se fazer para obter resultados rápidos. Primeiro, é os Title Tags e as Meta-descrições, no qual é para obter mais cliques, e a segunda coisa é aumentar os Links Internos.

 

Seria uma boa você aumentar os Links Internos no seu site, pois certamente tem umas oportunidades de Links que você não explorou ainda. Então vamos falar sobre algumas maneiras de fazer isso sem precisar de muito trabalho.

 

  1. Atualize seu conteúdo com novos Links

 

A dica de SEO Google número Nove é atualizar o seu conteúdo com novos links. Esse é um passo que vemos as pessoas não fazerem muitas das vezes. Quando você posta um artigo, publica conteúdo, certifique-se de atualizar suas publicações antigas ancorando links mais novos e atualizados.

 

Então você está procurando por uma boa palavra-chave para ranquear, e você vai no Google Search Console ou procura por ferramentas SEO para checar palavras-chaves tipo no Keyword Explorer para ver as páginas no seu site que ranqueiam para essa palavra-chave, e então coloca links para os novos conteúdos direcionando às novas páginas. Eu acredito que quando faço isso muitas vezes, diminui meu Bounce Rate (taxa de rejeição). Então fazer isso você não somente está atualizando suas novas páginas com novos conteúdos e links e adicionando relevância. Você está colocando links para o seu novo conteúdo. Então quando você for publicar um novo conteúdo, você atualize o seu conteúdo antigo colocando links ancorando para o novo.

 

 

  1. Remova links desnecessários

 

Número Dez, remova links desnecessários do seu conteúdo. Então, isso aqui é como se fosse PageRank Sculpting. PageRank Sculpting é um pouco contraditório no SEO, mas funciona até certa altura esta prática. Lembrando que não é a remoção de links No Follow.

 

Isto seria a remoção de links desnecessários. Você realmente precisa de um link para a página da sua equipe em todas as páginas do seu site? Você realmente precisa de um link para o seu formulário de contatos em todas as páginas? Em muitos casos, você não precisa. As vezes sim. Mas se você remover os links desnecessários, você conseguirá passar mais “Link Equity” para links que realmente importam, e esses links são grandes Ranking Signals para o Google.

 

  1. Faça uma auditoria de Links na versão Mobile do seu site.

 

Número onze, Nós pedimos para que você faça uma análise dos links no seu site na versão Mobile. Por quê? O que é uma auditoria de links na versão Mobile? Isso significa que é para você garantir que os links na versão Desktop possuem a mesma quantidade do que na versão Mobile. Por que isso é importante? Bom, nos últimos anos o Google tornou a versão Mobile (de celular) prioritário, ou seja, o que as pessoas vêem na versão Mobile, é considerado o seu site principal.

 

É isso que contará para eles. Então muitos sites, eles possuem uma versão desktop, daí eles mudam para versão Mobile e de repente somem alguns links. o Header Navigation saí fora, os links do footer e coisas do gênero. Um estudo recente mostrou que uma página de versão de Desktop tem uma média de 61 links e a média das versões Mobiles tem 54 links. Isso quer dizer que tem 7 links a menos na versão Mobile, ou seja, muito “Link Equity” está sendo jogado fora.

 

 

Então faça um estudo no seu site. garanta que você tem a mesma quantidade de links em ambos, para que não perca “Link Equity” ou “Equidade de links”.

 

  1. Invista em conteúdos grandes

 

Número Doze: Nós recomendamos que você invista em conteúdos grandes. Não estamos dizendo que tamanho de conteúdo é um fator crucial de ranqueamento. Não é. Um conteúdo pequeno pode ranquear tão bem quanto. Mas o motivo pelo qual eu quero que você invista em conteúdos grandes é porque consistemente, muitas das vezes, de acordo com nossas análises, conteúdos grandes ganham mais links e compartilhamentos.

 

Também tendem a ranquear alto na SERP. Nada contra conteúdos menores. é muito bom conteúdos menores. Mas conteúdos grandes geralmente te dão mais retorno em termos de SEO e potencial de ranqueamento.

 

  1. Utilize mais Headers

 

Quando você for fazer conteúdos grandes, garanta que você siga esta dica de número Treze: utilize mais Headers. Ou seja, utilize mais tags de h2 e h3.

 

Separe seu conteúdo com ótimas Tags de h2 e h3 feitos com ótimas palavras-chaves. Por quê? Bom, nós temos uma pesquisa feita pelo A.J. Ghergich que mostra que quanto mais Headers Tags você tem, torna você mais provável de ser escolhido como Snippet. Sites com 12 ou 13 Header Tags, ranqueiam para a maioria dos “Featured Snippets” ou “Snippets de Destaque” na maioria dos resultados de pesquisas.

 

Então separe seus conteúdos com Header Tags. Isso te dará relevância. É uma ótima forma de dar potencial de ranqueamento para o seu conteúdo.

 

  1. Faça vários conteúdos sobre o mesmo assunto

 

Esta é a nossa dica de SEO Google número Quatorze. Não faça um único conteúdo sobre determinado assunto. Faça mais artigos falando sobre esse mesmo assunto e coloque links entre si. Quando fizer isso coloque links de forma inteligente, você irá aumentar o engajamento pois as pessoas irão lê-los os diferentes artigos.

 

  1. Coloque os conteúdos fora das abas

 

Então, se você tem conteúdos que ficam dentro de abas e você precisa clicar para aparecer o conteúdo, vários estudos mostram que conteúdos que ficam no corpo do site ao invés de dentro de uma aba geralmente têm melhores desempenhos do que conteúdos escondidos em abas.

 

Agora, para ser claro. Eu não acredito que o Google discrimina contra abas. Parecem conseguir ranquear tranquilamente. Mas eu acho que as pessoas engajam mais com o conteúdo quando está fora das abas, e acreditamos que esses sinais fazem essas páginas ranquearem um pouco melhor.

 

SEO Google: Técnico

 

 

  1. Core Web Vitals

 

Número Dezesseis: Esse é o ano para investir em Core Web Vitals (Métricas fundamentais para avaliar se um site possui boa experiência do usuário). É bom prestar a atenção nos page experience signals (Sinais de Ranqueamento de Experiência do Usuário) do Google. Pois isso se tornará um fator de ranqueamento muito em breve. E é do Cumulative Shift Layout que estamos falando. E isso é a velocidade de um site e sobre entregar uma ótima experiência de navegação. Algumas dessas coisas são bem específicas e o Google tem ferramentas como o Lighthouse para te ajudar.

 

  1. Limite os Site Maps para 10.000

 

Dica de SEO Google número Dezessete: Sitemaps, você pode ter 50.000 URLs por Sitemap. As pessoas sempre fazem essa pergunta em todo quiz de SEO. Quantos URLS por Sitemap são permitidos? Ao invés de perguntar isso, se você tem um site grande e possui problemas de indexação, aqui vai a dica de número Dezessete, limite seu Sitemaps para 10.000 URLs. Você não precisa utilizar todos os 50.000.

 

  1. Aproveite os sitemaps dinâmicos

 

Aproveite os Sitemaps dinâmicos. O Oliver Mason mostra, que um Sitemap dinâmico é um Sitemap que muda baseado no que o Google quer que você ”crawle”. Então se você tem um corpo de URLs grande que você quer que o Google faça “crawling”, coloque os de maior prioridade nos seus sitemaps especiais.

 

Talvez você os limite para mil URLs. Enquanto o Google “crawla” e descobre esses Sitemaps, remova-os e coloque-os em URLs adicionais de alta prioridade para você fazer que o Google os descubra. Mantenha o Sitemap pequeno e bem feitinho, e faça com que o Google entenda que são esses que você quer que ele preste atenção.

 

SEO Google: Link Building

 

 

 

Vamos falar rapidamente sobre dicas de Link Building, pois todo mundo ama Link Building.

 

Zueira. Na verdade todo mundo odeia Link Building. Link Building é trabalhoso. Tem algumas pessoas na indústria que gostam disso e que são bons nisso. Eu pessoalmente, não sou tão bom em Link Building, mas ainda sou capaz de fazer muitos links.

 

  1. Conseguir Links de forma Passiva

 

Um jeito de obter Links seria passivamente. Isso significa simplesmente criar conteúdos que de maneira passiva recebem links de graça conforme as pessoas acabam descobrindo nas SERPs.

 

Isso significa que eu não preciso entrar em contato com as pessoas. Isso significa que quando eles descobrem, quando jornalistas encontram, quando blogueiros encontram, eles naturalmente desejam linkar para o meu conteúdo. Você consegue isso produzindo conteúdos que jornalistas, blogueiros e criadores de conteúdos da web estão procurando. São geralmente dados, guias, definições, e passo a passos. Quando você cria este tipo de conteúdo, você ganha geralmente links de forma passiva conforme as pessoas vão encontrando e gostando. Essa é uma das formas mais sustentáveis de se ganhar links no longo termo.

 

  1. Interseção de links

 

Dica SEO Google número Vinte. É Quando você precisa de fato entrar em contato com as pessoas, e você irá querer entrar em contato com as páginas mais prováveis de linkarem com você. E sabemos que por muito tempo que uma das maiores estratégias de SEO é entrar em contato com sites que linkam para o site dos seus competidores menos o seu.

 

Sugerimos que você encontre sites que fazem link com pelo menos dois de Seus competidores. Pois isso significa que são provavelmente páginas de recursos, se eles fazem links para diversos competidores e menos o seu site, muito provavelmente aceitarão a sua proposta de fazer Link Building também. Tem uma ótima ferramenta no Moz, Link Explorer que ajuda nisso.

 

 

  1. Seja o último clique

 

Dica número Vinte e um é: Seja o último clique. O que queremos dizer com isso? Satisfaça seus usuários. Uma vez que consiga o primeiro clique, você também deveria querer o último clique. Isso quer dizer, que eles encontraram o que procuravam. Satisfação do Usuário é o ranking signal número 1. Seu objetivo com tudo isso é satisfazer seu usuário, dar a eles o que eles procuravam.

 

Essa é a mágica do SEO. Os seus visitantes estão procurando por algo, e você está entregando para eles o que procuram no exato momento que procuram. Quando você consegue ser o último clique, você está mais que garantido que irá subir o seu ranking e conseguir o tráfego que merece. 

 

Certo, estas são as 21 dicas SEO GOOGLE, também possuímos as dicas de marketing digital, caso queira expandir suas coleções de dicas. Esperamos que tenham gostado. Compartilhe este artigo e comente abaixo compartilhando sua dica favorita.

 

O que aprendemos com nosso artigo Dicas de SEO?

 

Qual habilidade mais importante para ser bom com o SEO?

A capacidade de aprender constantemente novas coisas e se manter informado e atento as novas atualizações de algoritmo dos mecanismos de Busca (Google, Bing, etc).

O Google considera a versão mobile relevante?

O Google considera a versão mobile (de celular) do seu site prioritário, pois a maioria das pessoas visitam seu site pelo celular, então de maneira alguma você deve menosprezar essa versão.

Qual é o Ranking Signal número 1?

O Ranking Signal número 1 é você satisfazer o usuário que visita o seu site, fazendo-o encontrar o que procura, tornando o seu site relevante para ele.

O SEO pode alavancar meu site ou página?

Sim, se feito corretamente seu site pode aparecer em melhores posições, consequentemente sendo mais visto pelo seu público alvo que faz a busca.

 

Artigo adaptado e inspirado de : https://moz.com/blog/21-seo-tips-2021

 

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