Google Ads: prós e contras de terceirizar ou ter uma equipe interna

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5 minutos de leitura
Não é só no início, com a criação e configuração de uma campanha, que as campanhas do Ads dão trabalho. Se engana quem acha que é só colocar a campanha para rodar e está tudo feito. 

Isso com certeza é o que separam os “meninos” dos “homens”. Ou seja, separam uma campanha que não funciona de uma campanha que gera retorno sobre o investimento.

 

Se você está aqui neste artigo com certeza é pelo fato de que você sentiu alguma dor ou dificuldade que o levou a pensar na possibilidade escolher entre uma agência ou uma equipe interna ou migrar de uma para a outra.

 

Desta forma, muitos empresários ficam em dúvida sobre terceirizar o Google Ads ou fazer internamente. Não existe uma resposta correta para isso. Por isso, vamos abordar este assunto na forma de prós e contras para que você possa tirar suas próprias conclusões e julgar qual o método é melhor para você.

 

Terceirizar

Prós

1 – Maior possibilidade de se ter um time qualificado

O mercado ainda carece de profissionais qualificados, por isso, a maior possibilidade de encontrar estes profissionais é dentro de uma agência digital. Um time qualificado vai fazer com que seu projeto seja mais assertivo e conquiste seus objetivos muito mais rápido.

 

2 – Gerenciamento de Campanhas grandes

Ter campanhas grandes exige muito de uma equipe. É preciso estar atento e acima de tudo conhecer os atalhos da ferramenta para ter mais produtividade fazendo mais em menos tempo. Pela vasta experiência de uma agência com diferentes tipos de clientes, os atalhos ficam mais claros e podem ser utilizados de forma mais inteligente.

 

3 – Aparente tranquilidade e confiança

Aqui temos de falar em “aparente”. Isso depende muito de como será a relação entre cliente e agência, onde envolve muitos fatores. Mas naturalmente, se a agência cumprir seu papel de gerenciar e obter resultados para seus clientes, a tendência é que prevaleça um ambiente de tranquilidade e confiança.

 

Contras

1 – Flexibilidade comprometida

Pelo fato de uma agência possuir muitos clientes, se por um lado traz experiência, por outro traz dificuldades de ser flexível, principalmente no que diz respeito ao cumprimento de tarefas que precisam ser finalizadas com urgência. Há muitos outros clientes dentro de uma agência e você é mais um em que a equipe toda tem de pensar em soluções.

 

2 – Vigilância nos custos

O controle nos custos das campanhas precisa ser seguido de perto pelo cliente. Por muitas vezes as agências pecam no melhor aproveitamento do orçamento em questão de querer realizar várias ações em diferentes canais para “mostrar trabalho”. Isso pode levar a uma fragmentação do orçamento.

 

3 – Pouca inovação

Não conhecer a fundo o cliente é uma das grandes dificuldades das agências. Muitos clientes e o pouco tempo para aprofundamento nestas questões é o calcanhar de aquiles das agências. Se destaca rapidamente as agências que conseguem vestir a camisa do cliente de tal forma a estar sempre inovando.

 

Fazer internamente

Prós

1 – Maior flexibilidade com mudanças

Ter uma equipe interna garante muito mais autonomia para a toda de decisões e mudanças na estratégia. A resposta é muito mais rápida e toda correção de rumos pode ser contornada em tempo hábil.

 

2 – Gastos controlados com mais rigor

Uma equipe dedicada exclusivamente garante que você mais chances de que o orçamento seja muito mais controlado.

 

3 – Time trabalhando 8h pelas campanhas

Uma equipe interna dedicada garante também que toda estratégia possa ser implementada mais rapidamente.

 

4 – Time vestindo a camisa e inovando

Aquilo no qual você dedica mais tempo da sua vida com certeza será algo que você terá mais autoridade e experiência para opinar ou gerenciar. Será natural que, com uma equipe dedicada, a inovação e o comprometimento tenha a possibilidade de ser mais forte.

 

Contras

1 – Custos com pessoal

Uma equipe dedicada custa um alto valor em termos de pessoal com salários, benefícios e impostos. Estes custos precisam ser colocados na ponta do lápis antes de decidir ter uma equipe interna ou não.

 

2 – Contratação de time qualificado

Como dito no começo, o mercado carece de profissionais qualificados. Por isso, uma equipe interna de profissionais qualificados hoje em dia é algo muito valioso. Se a sua opção é ter uma equipe interna, cuidado com a qualificação é essencial. Cuidado dar atribuições para estagiários no qual eles ainda não estão preparados para ter. Novamente: um time qualificado não é fácil de se encontrar, por isso, se você tem profissionais assim, busque reconhecer seu valor.

 

Conclusão

Estas são os prós e contras que mais prevalecem, porém, você pode encontrar uma agência com um time espetacular que garanta tudo o que você sempre quis pensando que só uma equipe interna poderia proporcionar. O mais importante de tudo é você avaliar bem as suas possibilidades, as demandas de que você precisa no momento e tomar as melhores decisões em cima disso. As informações deste artigo pode te ajudar a iniciar um processo de avaliação de suas possibilidades, mas somente você pode dizer o que será melhor para o seu negócio.

 

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