Compartilhe com seus amigos!

4 minutos de leitura

Entenda por que desenvolver uma estratégia consistente de conteúdo é fundamental para as marcas hoje.

 

O acesso a novas tecnologias e à internet de maneira massiva trouxe uma realidade onde, mais do que nunca, as pessoas estão conectadas, recebendo, produzindo e compartilhando informações em alta velocidade. O conjunto desses fatores vem desencadeando grandes transformações nas relações sociais, interpessoais e consequentemente nas relações de mercado. 

 

Essas mudanças trouxeram à luz um novo consumidor, mais ativo, participativo, interessado em informações relevantes e com um forte comportamento de pesquisa.

 

Para acompanhar essas transformações, as empresas têm aplicado novas estratégias e adaptações nas maneiras de se relacionar com o mercado. Uma das principais é o marketing de conteúdo.

 

O que é Marketing de Conteúdo

Em termos gerais, o marketing de conteúdo é uma estratégia baseada em entregar conteúdo relevante para o público, oferecendo informações de seu interesse, com o objetivo de levá-lo a uma ação, ou educá-lo de alguma forma, sempre com foco em um objetivo de marketing.

 

O modelo “tradicional” de marketing e de relacionamento com o cliente lidava com a escassez da informação (com poucas mídias e canais disponíveis) e com o marketing centrado no produto. A estratégia era comunicar ao público aquilo que a marca desejava que ele soubesse, tendo como base uma estratégia de interrupção – quebrando um programa de televisão com comerciais, ou a leitura de uma revista com páginas de anúncios pagos.

 

Porém o cenário mudou. Para se comunicar com o público hoje é necessário ter em mente algumas questões importantes, como o acesso à informação em abundância, o consumo de conteúdo sob demanda e os conceitos de permissão e atração. É necessário oferecer ao cliente aquilo que ele busca, o que ele quer saber.

 

Em linhas gerais, as marcas precisam se adaptar, criando mecanismos capazes de atrair o cliente para perto e entregar conteúdo para pessoas que desejam, de fato, recebê-lo. A ideia não é mais que a empresa vá atrás do cliente, mas que explore ferramentas que a façam ser encontrada.

 

É aí que entra o marketing de conteúdo; uma estratégia capaz de impulsionar a atração e a retenção de clientes, por meio da criação e oferta de conteúdo relevante e consistente que apresente soluções para eventuais necessidades do cliente, com o objetivo de influenciar seu comportamento.

 

Por que o Marketing de Conteúdo é importante para as marcas

Hoje é o cliente que busca o conteúdo que quer consumir, estimulado por suas necessidades e interesses. Nesse contexto, oferecer conteúdo relevante para seu público é uma oportunidade e uma necessidade.

 

Na internet, as pessoas buscam respostas para seus problemas e informações sobre temas de seu interesse. Com uma estratégia de conteúdo consistente, as marcas têm a chance de ajudar a solucionar essas questões e educar a audiência, levando-a a uma ação desejada, seja ela efetuar uma compra; fazer contato; preencher um cadastro, ou ainda gerar reconhecimento de marca.

 

É possível dizer que o marketing de conteúdo é uma forma de se comunicar com seus clientes em potencial sem vender.

 

Ao fornecer informações que solucionem um problema, ou até mesmo conteúdo de entretenimento, a marca pode construir uma conexão emocional com os possíveis compradores. Essa estratégia tem base na premissa de que, se a empresa fornece informações de valor ao consumidor, ele tende a responder considerando-a quando estiver próximo a tomar uma decisão de compra. É uma relação de ganho mútuo entre a marca e o público.

 

O marketing de conteúdo auxilia o cliente na tomada de decisões. Ele leva ao público as informações necessárias para o entendimento sobre determinado produto ou serviço e o ajuda a decidir se ele será capaz de resolver seu problema e atender suas expectativas, aproximando o cliente da marca e finalmente, da compra.

 

Além disso, uma estratégia de marketing de conteúdo também oferece menores custos com relação ao que se costuma gastar com o marketing tradicional, que basicamente utiliza mídias pagas.

 

O conteúdo é uma ferramenta capaz de criar um relacionamento mais honesto com o cliente e de preparar a audiência para uma compra futura. É uma oportunidade de se aproximar do seu público e influenciar positivamente seu comportamento. Esse modelo é uma tendência de mercado e um dos alicerces do marketing digital.

 

Artigo escrito por nossa aluna Maria Luiza Mercuri / https://mercuricomunicacao.com.br/

 

 

 

  • Etapa 1

Quer saber mais sobre as nossas formações? Entre em contato!

Seu nome

Seu telefone

Seu e-mail

Formação de interesse

Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta