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5 minutos de leitura

Descubra alguns lugares que você precisa explorar para não perder o lead
Por Larissa Angeli, supervisora de conteúdo da Job Space e ex-aluna do curso de
Marketing de Alta Performance da Harve

 

Quem não quer leads? Ter uma lista de contatos é imprescindível para qualquer empresa independente do ramo. Mas quem ainda está no começo e não tem esses dados bem estruturados, o que pode fazer para capturar o email das pessoas que visitam o site da empresa?

 

Existem diferentes locais do site onde é possível deixar boxes para captura de leads. Alguns deles já entregam de cara a intenção, outros são mais invasivos ou até mesmo enganam o visitante que clica em um lugar com uma intenção e descobre na sequência que lá está o mini formulário para deixar o email.

 

A forma mais efetiva de conquistar esse lead é dar algo em troca. Assim o visitante clica em um lugar que ofereça uma proposta clara e é direcionado para uma página de captura (LP) com um formulário a ser preenchido e uma recompensa (isca digital) pela “troca” dos dados dele. Esta isca pode ser um ebook, um vídeo, um infográfico, um PDF, webinar, enfim o céu é o limite. O que importa aqui é o foco total nesse resultado: ou coloca o email, ou sai.

 

Vale lembrar uma regra de ouro: cuidado na hora de escolher as suas formas de capturar leads, pode ser que o seu público não goste de determinados tipos de abordagem. 

 

Veja alguns espaços no seu site para levar o visitante para a sua página de captura

 

  • Box de captura ao lado no site/blog (sidebar)

 

Nesse caso é legal que ela esteja sempre presente. Não apenas na home, mas também em todos os artigos e páginas do seu site que o visitante abrir.

 

  • Box de captura no topo (header) do site/blog e dos artigos

 

Aqui se o visitante abrir a sua home, ou os artigos, lá estará o seu box de captura. Ele não desaparece quando a pessoa navega entre diferentes páginas do seu site. 

 

  • No meio dos artigos

Se o artigo for mais longo não dá para perder a oportunidade de fazer com que o visitante deixe o email em troca de um ebook. Se o artigo for muito longo, rola até colocar o link mais de uma vez.

  

  • Final dos artigos

 

No final do artigo a conversão pode ser até menor, mas ela é mais certa, uma vez que se o visitante chegou até o final do seu conteúdo, ele está realmente interessado no que você está oferecendo. Então muito provavelmente ele deixará o email em troca de alguma isca digital. Neste caso lembre-se de explorar ainda mais o copy e a foto. 

 

  • Rodapé do site/blog (footer) 

 

 

Este espaço não tem uma conversão tão boa quanto os outros, mas não custa nada deixar por ali. Os visitantes na maioria das vezes não chegam até o footer, mas se eles estiverem à procura de informações da sua empresa, podem ser que deslizem até lá. Caso ele vá, você não pode perder essa oportunidade, não é mesmo?

 

  • Box de captura na página Sobre

 

 

Muitas empresas não dão a devida atenção nessa página. Mas acredite, os visitantes que não conhecem a sua marca certamente irão até o Sobre para saber quem você é. Por lá você pode deixar um box de captura de email com sua isca digital. Ah, e nunca negligencie essa página. Prepare ela com carinho, com um texto bem bacana e fotos interessantes para o seu público-alvo. O box de captura na página Sobre pode estar no topo da página, sidebar, meio do texto e final. Inclusive, em mais de um lugar se possível e se não ficar muito repetitivo. Lembre-se: bom senso é a chave.

 

  • Hello bar

 

Essa opção é mais discreta e consiste normalmente em uma barra colorida em cima do cabeçalho da página. Ela pode sumir ou não conforme o visitante rola para baixo, mas o melhor é que ela esteja sempre lá. Ela deve fazer uma promessa muito bem elaborada e oferecer uma isca digital, quando a pessoa clica, ela leva a uma página de captura. Faça de uma cor que chame a atenção, para não passar despercebida.

 

  • Janelas pop-ups

 

Mas quem gosta disso? Ninguém, é verdade! Mas por algum motivo elas convertem e muito. Elas podem ser na entrada do site, logo que o visitante chega até você (normalmente aparece uma vez ao dia) ou na saída, que aparece quando é detectada a intenção de deixar o site/blog. Neste caso, ele consegue capturar o email da pessoa na hora que ela está indo embora

 

  • Welcome gate

 

Esse plugin já é um pouco mais invasivo, pois independente da página que o visitante acessar o site ele cairá em uma página de captura. Nessa página ele terá a opção de inserir o email e pegar a isca digital ou simplesmente continuar para o seu site sem deixar o email. É importante que a opção de continuar para o site seja bem visível se não o usuário pode acabar se irritando e desistindo de você. Qualquer busca no Google ou qualquer primeira visita no site da sua empresa, essa será a primeira a página que ele verá. Mas isso acontece apenas uma vez. Nas outras vezes que ele acessar irá para a página de destino mesmo. 

 

  • Banner fake

 

Você pode colocar um “banner” na sidebar sem estar claro que você pedirá o email do visitante, apenas fazendo uma promessa, e quando ele clicar, aparece o formulário para deixar o email em troca de um ebook. 

 

Gostaram das dicas?

Com quais dessas formas de capturar email você já se deparou? Qual já costuma utilizar no site da sua empresa?

 

 

  • Etapa 1

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