Compartilhe com seus amigos!

Descubra alguns lugares que você precisa explorar para não perder o lead
Por Larissa Angeli, supervisora de conteúdo da Job Space e ex-aluna do curso de
Marketing de Alta Performance da Harve

 

Quem não quer leads? Ter uma lista de contatos é imprescindível para qualquer empresa independente do ramo. Mas quem ainda está no começo e não tem esses dados bem estruturados, o que pode fazer para capturar o email das pessoas que visitam o site da empresa?

 

Existem diferentes locais do site onde é possível deixar boxes para captura de leads. Alguns deles já entregam de cara a intenção, outros são mais invasivos ou até mesmo enganam o visitante que clica em um lugar com uma intenção e descobre na sequência que lá está o mini formulário para deixar o email.

 

A forma mais efetiva de conquistar esse lead é dar algo em troca. Assim o visitante clica em um lugar que ofereça uma proposta clara e é direcionado para uma página de captura (LP) com um formulário a ser preenchido e uma recompensa (isca digital) pela “troca” dos dados dele. Esta isca pode ser um ebook, um vídeo, um infográfico, um PDF, webinar, enfim o céu é o limite. O que importa aqui é o foco total nesse resultado: ou coloca o email, ou sai.

 

Vale lembrar uma regra de ouro: cuidado na hora de escolher as suas formas de capturar leads, pode ser que o seu público não goste de determinados tipos de abordagem. 

 

Veja alguns espaços no seu site para levar o visitante para a sua página de captura

 

  • Box de captura ao lado no site/blog (sidebar)

 

Nesse caso é legal que ela esteja sempre presente. Não apenas na home, mas também em todos os artigos e páginas do seu site que o visitante abrir.

 

  • Box de captura no topo (header) do site/blog e dos artigos

 

Aqui se o visitante abrir a sua home, ou os artigos, lá estará o seu box de captura. Ele não desaparece quando a pessoa navega entre diferentes páginas do seu site. 

 

  • No meio dos artigos

Se o artigo for mais longo não dá para perder a oportunidade de fazer com que o visitante deixe o email em troca de um ebook. Se o artigo for muito longo, rola até colocar o link mais de uma vez.

  

  • Final dos artigos

 

No final do artigo a conversão pode ser até menor, mas ela é mais certa, uma vez que se o visitante chegou até o final do seu conteúdo, ele está realmente interessado no que você está oferecendo. Então muito provavelmente ele deixará o email em troca de alguma isca digital. Neste caso lembre-se de explorar ainda mais o copy e a foto. 

 

  • Rodapé do site/blog (footer) 

 

 

Este espaço não tem uma conversão tão boa quanto os outros, mas não custa nada deixar por ali. Os visitantes na maioria das vezes não chegam até o footer, mas se eles estiverem à procura de informações da sua empresa, podem ser que deslizem até lá. Caso ele vá, você não pode perder essa oportunidade, não é mesmo?

 

  • Box de captura na página Sobre

 

 

Muitas empresas não dão a devida atenção nessa página. Mas acredite, os visitantes que não conhecem a sua marca certamente irão até o Sobre para saber quem você é. Por lá você pode deixar um box de captura de email com sua isca digital. Ah, e nunca negligencie essa página. Prepare ela com carinho, com um texto bem bacana e fotos interessantes para o seu público-alvo. O box de captura na página Sobre pode estar no topo da página, sidebar, meio do texto e final. Inclusive, em mais de um lugar se possível e se não ficar muito repetitivo. Lembre-se: bom senso é a chave.

 

  • Hello bar

 

Essa opção é mais discreta e consiste normalmente em uma barra colorida em cima do cabeçalho da página. Ela pode sumir ou não conforme o visitante rola para baixo, mas o melhor é que ela esteja sempre lá. Ela deve fazer uma promessa muito bem elaborada e oferecer uma isca digital, quando a pessoa clica, ela leva a uma página de captura. Faça de uma cor que chame a atenção, para não passar despercebida.

 

  • Janelas pop-ups

 

Mas quem gosta disso? Ninguém, é verdade! Mas por algum motivo elas convertem e muito. Elas podem ser na entrada do site, logo que o visitante chega até você (normalmente aparece uma vez ao dia) ou na saída, que aparece quando é detectada a intenção de deixar o site/blog. Neste caso, ele consegue capturar o email da pessoa na hora que ela está indo embora

 

  • Welcome gate

 

Esse plugin já é um pouco mais invasivo, pois independente da página que o visitante acessar o site ele cairá em uma página de captura. Nessa página ele terá a opção de inserir o email e pegar a isca digital ou simplesmente continuar para o seu site sem deixar o email. É importante que a opção de continuar para o site seja bem visível se não o usuário pode acabar se irritando e desistindo de você. Qualquer busca no Google ou qualquer primeira visita no site da sua empresa, essa será a primeira a página que ele verá. Mas isso acontece apenas uma vez. Nas outras vezes que ele acessar irá para a página de destino mesmo. 

 

  • Banner fake

 

Você pode colocar um “banner” na sidebar sem estar claro que você pedirá o email do visitante, apenas fazendo uma promessa, e quando ele clicar, aparece o formulário para deixar o email em troca de um ebook. 

 

Gostaram das dicas?

Com quais dessas formas de capturar email você já se deparou? Qual já costuma utilizar no site da sua empresa?

 

Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário