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Um sonho de Marketing Digital

 

Para entender o contexto e o porquê da escrita deste artigo, preciso voltar alguns meses, para eu poder explicar como cheguei até aqui. 

Sempre amei viajar, e esse sempre foi meu sonho e motivação de vida. Tinha que começar por algum lugar, então em 2014 fiz um intercâmbio de 6 meses nos Estados Unidos, o que me permitiu, em 2016, trabalhar na maior agência de intercâmbio esportivo da América Latina. Por lá, tive bastante sucesso profissional durante 3 anos, até 2019, quando larguei tudo e decidi me jogar em uma nova aventura: o Canadá.

 

Foram quase 3 anos morando e fazendo faculdade lá. Uma experiência incrível de crescimento em relações pessoais, fluência no inglês, e conhecimento cultural, já que convivia com pessoas de todo o mundo. Porém, como praticamente todo imigrante quando chega em um país novo, trabalhei como garçom e atendente de balcão, o que não me fez evoluir na carreira que eu buscava para a minha vida, até que decidi voltar para o Brasil em janeiro deste ano.

 

Essa chegada foi um baque muito grande em relação a que rumo eu iria tomar profissionalmente, e muitas dúvidas surgiram: antes do Canadá, eu tinha um trabalho que amava; será que valeu a pena ter largado tudo lá atrás? O que eu vou fazer agora? Não tenho nenhuma carreira definida; será que eu vou ter sucesso?

 

Foram praticamente 2 meses de uma angústia interna, até que comecei a conversar com pessoas que passaram a me introduzir no Marketing Digital. Eu tinha uma ideia bem básica do que era, e o que mais me chamava atenção, de início, era o tal do home office. Posso juntar um trabalho que eu gosto e que me desperta o desejo de empreender, e ainda por cima trabalhar em qualquer lugar do mundo? Posso juntar uma profissão com a minha maior motivação que é viajar? É perfeito!

 

Comecei a buscar mais informações e onde eu poderia me especializar, até que encontrei duas capacitações, uma de CRM em uma agência de São Paulo, e o curso de Marketing Digital da Harve Escola de Inovação. Me inscrevi nas duas, me dediquei em ambas, e hoje sou estagiário nessa agência, que pertence ao maior grupo de Marketing Digital do mundo, e me formei como destaque aqui na Harve. Missão dada é missão cumprida! Aquelas dúvidas, que contei, foram todas respondidas. Valeu a pena ter ido para o Canadá, tenho uma carreira definida e, sim, vou ter sucesso profissional! 

 

Conhecendo a marca

 

Agora que já conhece um pouco sobre mim, quero mostrar mais sobre o meu trabalho.

 

Durante 4 meses de curso na Harve, foram apresentados 11 módulos, cada um com uma área   específica dentro do Marketing Digital. Além disso, foi proposta, a apresentação de um projeto final de curso, e foi aí que comecei a juntar tudo àquilo que aprendi, ao que eu me vejo fazendo no futuro como profissional desta área de Marketing Digital.

 

Precisava de um comércio, loja ou estabelecimento, que ainda não tivesse uma identidade visual e de estratégia de crescimento bem desenhada, e que me desse a oportunidade de trabalhar com a marca, e pudesse agregar meu conhecimento, ao seu produto ou serviço.

 

Foi aí que lembrei da Débora, uma conhecida que tem um ateliê de pintura em vidros e cristais. Conversei com ela e surgiu a oportunidade de criarmos uma estratégia para a sua empresa a: “Debora Baker Atelier”.

 

Em um sábado, combinamos de nos encontrar no seu ateliê e passamos a tarde toda conversando. Primeiro, precisava entender sobre o ateliê, seus produtos e objetivos. É um ateliê, de médio porte, onde todas as vendas e divulgações são feitas pelo Instagram, que já obtém quase 17 mil seguidores, mas ainda com pouco engajamento.

 

Tem como foco principal, pintura à mão em vidros e cristais para venda B2B, inclusive com clientes muito fortes em todo o Brasil. No entanto, quer expandir com seu próprio e-commerce para vendas B2C. 

 

Nenhuma empresa cresce sem metas

 

Após entender mais sobre a marca, desenhamos alguns SMART GOALS para esse ano, 2022.  Onde busquei implementar metas, em que eu como responsável pela marca, estaria trabalhando em cima para poder entregar um trabalho com resultados expressivos. Com isso, traçamos 5 metas: 

  • Crescer em vendas: crescer 20% do faturamento mensal de R$-;
  • Aumentar número de clientes: no Brasil, mais 5 novas lojas de decoração;
  • Crescer e aumentar o engajamento do Instagram: apesar do número de seguidores, o engajamento está baixo. Criação de caixa de perguntas, interação com cliente, perguntas com opções de resposta, etc;
  • Criação de um e-commerce: para facilitar e aumentar as vendas para B2C;
  • Branding da marca: até outubro. Apesar de estar indo bem, a marca não possui uma identidade visual definida, sem cores padrão, sem uma estética de fotografia, e até mesmo um logo defasado.

Com as metas criadas, fica muito mais fácil traçar uma estratégia para cada uma delas.

 

Agora, quais são os pilares da marca? Quais características vão definir como ela se comporta ou como ela se identifica? O que ela quer passar através da arte dela?

 

Chegamos a 5 palavras essenciais: criativa, colorida, elegante, exclusiva, delicada.

 

Tendo os pilares definidos, era necessário agora, criar algumas estratégias em que ela usasse   a seu favor, principalmente na sua comunicação através das mídias: 

  1. Padronizar as publicações com detalhes minimalistas e delicados. Usando uma linguagem simples e pessoal, com emojis que mostrem o amor da marca com seus produtos.  
  2. Criação de Highlights no Instagram, como FAQ, sobre a marca, contato. Highlights padronizados, com cores vivas e de fácil comunicação.  
  3. Usar a Debora como garota propaganda, mostrando o dia a dia do ateliê e sua paixão pelos produtos.

Essas metas, vão direcionar e ajustar a melhorias na comunicação, na padronização dos posts, tendo uma identidade visual definida, e deixando a marca mais pessoal e mais próxima do cliente.

 

A missão possível de uma marca

 

Vender taças ou produtos de vidro, é muito vago, qualquer pessoa pode fazer, então, precisávamos definir qual a missão e pilares da “Debora Baker Atelier”, o que ela como marca, quer passar para os clientes ou pessoas que admiram o seu trabalho.

 

Os produtos, como taças de vinho e gim, são muito usados em situações de confraternização, especialmente entre amigos e familiares. Então a pergunta era: como as taças da Debora, vão agregar a esses momentos? Além disso, os produtos são muito artesanais e exclusivos, todos pintados à mão. Após algumas conversas, chegamos finalmente à missão dela, e o que ela quer passar:

 

“Criar momentos especiais entre pessoas, através da arte”

 

Tendo a missão, agora precisamos entender como usá-la através da comunicação para vendas do ateliê. Para isso, usamos o “Golden Circle”, que é basicamente inverter a lógica da venda.  Perguntei para a Debora, o que era a “Debora Baker Atelier”, o que ela vendia. Então, ela me respondeu: é um ateliê que vende produtos de cristal e vidro, pintados à mão. Certo? Sim, está certo, porém, essa não é a melhor maneira de se comunicar, quando se quer vender algo e despertar a sua missão

 

Invertendo a lógica de venda, usamos primeiro o “por quê”, por que a Debora Baker existe?  Depois, usamos o “Como”, como ela vai passar aquilo que ela quer como marca? E por último, “o que”, o que ela vende.

 

Definimos então: 

  • Por quê: para proporcionar momentos especiais, de alegria e amor entre amigos e familiares.
  • Como: com elegância, cores, diversão, requinte e exclusividade. 
  • O que: taças e copos de cristal e vidro, pintados à mão.

Com isso, não é apenas um ateliê de pintura, é muito mais que isso. É um conceito que foca em pessoas e momentos de prazer entre elas. 

 

Todo mundo é meu cliente?

 

Temos o porquê da marca existir e o conceito por trás dela, definimos agora, com quem e como, precisamos nos comunicar. E aí entra a “Buyer Persona”, que é basicamente uma estereotipização do seu cliente, como você enxerga ele, quais suas características e como, quanto marca, deve se   comunicar para atingi-lo de uma maneira mais assertiva.

 

Com base nos atuais clientes, e quem mais consome a marca, definimos duas buyer personas, uma para B2B e outra para B2C.

 

B2C – Luara, 35 anos, empresária no ramo de casa e decoração de alto padrão. Casada e com 2 filhos. Influencer e bem relacionada no meio em que convive.

 

B2B – Loja de decoração, de médio porte com ticket médio alto. Com um poder de compra de 600 taças por mês.

 

Tendo definido quem a marca busca atingir, agora precisamos entender qual a melhor forma de se comunicar e transmitir a mensagem que a Débora Baker pretende passar, principalmente nas mídias sociais.

 

Visamos definir 3 palavras chaves que vão caracterizar a forma como ela irá se comunicar:  delicada, leve e descontraída. E o mais importante, qual mensagem essas palavras querem ou não passar.

O que não quero transparecer:  

  • Delicada, mas não fraca;  
  • Leve, mas não superficial;  
  • Descontraída, mas não irresponsável. 

Como me comunico: 

  • Delicada com detalhes essenciais;  
  • Leve de maneira fácil de entender; 
  • Descontraída deixando próximo

 

A organização de uma blogueira

 

Organização e planejamento de conteúdo é fundamental para uma marca crescer nas redes sociais, padronização de fotos e vídeos, agenda de quando postar cada conteúdo, criação de interatividade com os seguidores para aumentar engajamento e tantas outras formas. Com isso, criamos um calendário semanal, com o objetivo de deixar a cliente mais próxima da marca, com conteúdo do dia a dia, mostrando a vivência do ateliê.

 

 

O rosto de uma marca

 

Após definirmos tudo o que está por trás da marca, trabalhei em cima da parte visual, como logo, paleta de cores, cartão e sugestões de posts. A identidade visual da marca é muito importante, e por isso, leva mais tempo, até a marca aprovar todos os detalhes. Para o projeto final, ficaram algumas sugestões e não necessariamente foram usados pela Debora Baker Atelier.

 

Paleta de cores

 

Gosto de definir as cores antes de tudo, pois é o primeiro impacto visual quando alguém descobre sobre a marca. Várias marcas como Coca-Cola e Nubank, apenas pela cor, você já as conhece.

 

 

Sugeri tons parecidos com os que a marca já usava, mas agora com um padrão definido. São tons de verde leves que combinam entre si, e que passam uma mensagem de delicadeza, muito do que são os produtos, como taças de cristal e vidro. 

 

Logo

 

Agora vamos para a parte mais impactante de uma marca, podemos dizer que é o rosto, o que chama a atenção.

 

Usando o tom #255F71 no exemplo, pois aqui temos um fundo branco e queremos chamar a atenção com o logo, mas podendo usar qualquer uma das cores acima, inclusive o branco, dependendo muito de onde for usado e o fundo de onde estiver inserido. É uma fonte que tem traços delicados e de pintura, o que remete aos desenhos feitos nas taças. A marca tem uma qualidade excelente, rica em detalhes, com modelos exclusivos e por isso foram usados traços (também remetendo à pintura) em dourado do lado direito. 

 

Cartão pós compra

 

Existe um cuidado especial com as taças, principalmente com a forma de lavagem. A marca usa um cartão, que chega junto às peças ao cliente. No cartão existe uma mensagem de agradecimento e as instruções.

 

Na parte da frente temos a mensagem de agradecimento, com o logo e na parte de trás, temos as instruções e cuidados com a peça.

 

 

Sugestões de post

 

Como dito anteriormente, a organização, o planejamento e a padronização das redes sociais, são de suma importância para o fortalecimento de uma marca. Então, criei algumas ideias de stories para divulgação da Debora Baker Atelier.

 

 

O primeiro story é uma divulgação de vídeo ou até mesmo um reels. O segundo é um FAQ, que tem que ser fixado nos Highlights, trazendo todas as informações iniciais necessárias que o cliente precisa saber. E o terceiro é uma sugestão de divulgação pelos stories de uma peça de lançamento.

 

Realizando meus sonhos

 

É necessário também a criação de um site, para aumentar e facilitar as vendas B2C, porém ainda está em desenvolvimento, assim como os e-mails marketing, que facilitarão a comunicação direta e acompanhamento na jornada de venda com o cliente. 

Foi um projeto final importantíssimo para entender a complexidade do marketing digital, criando um projeto de forma ampla, onde pude conhecer todo o processo de uma criação de marca e principalmente, conseguir focar daqui para a frente nas áreas que eu mais me identifiquei, e assim, continuar sonhando e realizando meus projetos.

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