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7 minutos de leitura

Atuo na área comercial há 16 anos e esse foi o meu primeiro projeto na área de marketing digital. O mesmo foi feito de forma voluntária com a finalidade de conectar meus conhecimentos profissionais com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

 

Apliquei meus conhecimentos na barbearia de um amigo que tinha como principais objetivos de seu negócio: aumentar o nº de serviços, fidelizar seus clientes e ser referência local. O meio de comunicação da barbearia era feito através de WhatsApp e Instagram, e definimos de que eu seria o responsável por melhorar e aperfeiçoar o que foi construído e desenvolver novas estratégias. 

ETAPAS DO PROJETO – RELACIONAMENTO COM CLIENTES ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS

 

Com os principais objetivos de negócios definidos, vou detalhar ao longo do artigo as seguintes etapas que compõem o projeto:

 

  1. Utilizar os conceitos SMART para definir 3 metas para o negócio;
  2. Definir as Personas;
  3. Condições exploradas como: entender e estudar os concorrentes, análise swot, possíveis parceiros para a marca;
  4. Recursos e Ferramentas utilizadas: Mídias Sociais (Instagram / Facebook ads / Google Meu Negócio) e Marketing de Conteúdo. 

 

1. Utilizando o conceito SMART para a definição de 3 metas para o negócio

 

Utilizei o conceito SMART, método de definição de metas que se baseiam em 5 fatores S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal) para definir 3 metas para o negócio; importantes para avaliar o andamento de minhas ações.

 

Após a aplicação do SMART, as 3 metas ficaram definidas da seguinte forma:

 

– Conquistar 10 novos clientes por mês, até Outubro deste ano, utilizando Instagram, Facebook e Google;

 

– Os próximos 6 meses aumentar em 50% a base de seguidores no Instagram e Facebook, tornando a marca mais reconhecida. Ter boa avaliação no Google;

 

– Obter um retorno bruto mínimo sobre as vendas de 40% nos próximos 6 meses, utilizando estratégias de marketing focadas na fidelização de clientes.

 

No final desse artigo, será possível verificar os resultados obtidos.

 

2. Definir as Personas

 

Com o objetivo de aproximar o relacionamento da barbearia com o público, foi criada a Brand Persona (personagem que transmite a identidade da marca) e a Buyer Persona (personagem fictício que apresenta padrões de comportamento verificados nos clientes que frequentam a barbearia). E como foi feito?

 

A Brand Persona foi criada com base na essência do proprietário, da marca e com base no propósito da marca:

 

“Paul têm 30 anos e costuma sair e ir ao trabalho trajado sempre de roupas confortáveis e estilosas, como calça jeans, tênis e camiseta/camisa. Se preocupa muito com sua auto estima, é adepto de deixar seu corte de cabelo sempre de acordo com as tendências do momento e possui algumas tatuagens; é extrovertido e costuma ter contato frequente com amigos e família. Em suas conversas, é notório a utilização de eventuais gírias, comunicando-se com educação e respeito às pessoas.”

 

Já a Buyer Persona foi criada analisando a base de clientes cadastrados no sistema, a forma como se comportam via redes sociais ou presencial e com base no Mapa de Empatia (perguntas como: O que pensa e sente? / O que houve? / O que fala e faz?). Segue abaixo a descrição da Buyer Personal:

 

“Alessandro tem 27 anos, é consultor de Pessoas e Cultura e mora em Curitiba, no bairro Bigorrilho. Formado em Comunicação Social, presta consultorias a empresas e pessoas sobre Gestão de Pessoas e posta tutoriais com assuntos relacionados à cultura. Sempre que possível participa de eventos e workshops relacionados à cultura. Como também é digital influencer e se preocupa muito com sua imagem, costuma estar sempre com boa aparência para que as pessoas o vejam nas suas redes sociais. Nas horas vagas gosta de praticar atividades ao ar livre, frequentar academia e participar de confraternizações entre amigos e família.”

 

 

3. Condições exploradas como: entender e estudar os concorrentes, análise swot, estudar possíveis parceiros para a marca;

 

Após definição das metas e as personas, busquei entender e estudar os principais concorrentes da barbearia, com a intenção de verificar e saber como se comportavam nas redes sociais, fiz análise swot e estudei possíveis parceiros para fortalecimento da marca. 

 

Referente aos concorrentes, a barbearia tem poucos na região, ao todo 3, com particularidades entre elas, sendo: Preços menores, preços maiores e salão feminino que atende eventualmente alguns homens. Já referente ao fortalecimento da marca, logo que assumi o projeto, a barbearia fez parceria com fornecedor de produtos local, o que contribuiu na questão de conhecimento da mesma.

 

Abaixo se encontra análise swot, importante para o planejamento estratégico da empresa.

 

 

4. Recursos e Ferramentas utilizadas: Mídias Sociais (Instagram / Facebook ads / Google Meu Negócio) e Marketing de Conteúdo.

 

Após a conclusão dos estudos e conhecimento da marca, foi decidido a utilização do Instagram, Facebook Ads (anúncios pagos) e o Google Meu Negócio para alcançar as metas e objetivos.

 

Inicialmente foi criado um calendário editorial com programação de 30 dias definindo pautas como categorias/assunto/objetivo/tipo do conteúdo para as postagens no Instagram, Facebook e Google Meu Negócio.

Devido à barbearia não ter Site ou Landing Page, foi criado o Google Meu Negócios para a realização das postagens e a mesma ser localizada por pessoas interessadas nos serviços que oferecem.

 

 

 

Referente ao Instagram, foram feitas melhorias como: padronização da biografia e designers dos posts, texto dos posts com base em copywriting visando uma maior conversão e anúncio patrocinado, feito no facebook ads.

 

RESULTADOS DO PROJETO (Início em Março – 2021)

 

– A Barbearia teve o total de 221 serviços realizados no mês de Setembro/2021 

(213 serviços / 8 de tatuagem) – Crescimento de 78% desde Abril (124 serviços); 

 

– Hoje o Instagram contém 851 seguidores – Crescimento de 65% desde Março (516 seguidores); 

 

– Contém 27 avaliações no Google, sendo 26 com 5 estrelas e 1 com 4 estrelas;

 

– Utilizando o facebook ads (campanha conforme imagens acima), a barbearia teve 18 clientes novos com orçamento de R$ 80,65 (09/09 à 17/09 – 8 dias)(Alcance de 6.288 de pessoas / 3.205 engajamentos).

 

PRÓXIMOS PASSOS

 

– Promover curso de tatuagem através do google ads e facebook ads;

 

– Desenvolver landing Page sobre o curso de tatuagem;

 

– Desenvolver site da barbearia;

 

– Ano que vem terá volta de aulas na Faculdade Evangélica e como a barbearia está próxima, deverá fazer promoção;

 

– Promoção indicação de amigo.

 

Gostaria de agradecer a Harve pela oportunidade em poder escrever o meu primeiro artigo e compartilhar minha 1ª experiência atuando com marketing digital. Após esse primeiro projeto, outras pessoas se interessaram pelo meu trabalho e além de atuar na área comercial, agora também estou atuando com marketing digital. 

 

Muito obrigado!

 

O que aprendemos nesse artigo?

 

O que é SMART?

O conceito SMART, método de definição de metas que se baseiam em 5 fatores S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).

O que é Brand Persona?

Uma Brand Persona é o personagem que transmite a identidade da marca

Como foi feita a Brand Persona desse projeto?

A Brand Persona foi criada com base na essência do proprietário, da marca e com base no propósito da marca

O que é Buyer Persona?

A Buyer Persona é o personagem fictício que apresenta padrões de comportamento verificados nos clientes

Como foi feita a Buyer Persona desse projeto?

A Buyer Persona foi criada analisando a base de clientes cadastrados no sistema, a forma como se comportam via redes sociais ou presencial e com base no Mapa de Empatia (perguntas como: O que pensa e sente? / O que houve? / O que fala e faz?).

 

  • Etapa 1

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