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Antes de mostrar um pouco sobre meu Projeto Final do curso de Marketing Digital, deixe eu me apresentar. Meu nome é Beatriz Scheffer, graduanda de Marketing. Tenho muitos hobbies e paixões diferentes, uma delas é o mundo do marketing.

 

Em 2021, comecei a compartilhar meus conhecimentos e aprendizados de Marketing na minha conta do Instagram.

 

Além disso, comecei a fazer serviço de Social Media para outras contas de nichos variados. Atualmente, cuido de 5 páginas fixas por mês, além de fazer estágio em uma construtora e loteadora de Curitiba.

 

Também faço consultorias e em 2021 fiz minha primeira palestra sobre Redes Sociais.

 

E como conheci a Harve? Sempre li muitos livros e fiz cursos além da graduação. Senti falta da área digital na matriz curricular da faculdade. Foi então que encontrei o site da Harve, olhei os detalhes do curso e me matriculei para a turma seguinte.

 

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1- Criação das Personas

 

Para o projeto final, decidi fazer sobre minha própria conta no Instagram. O primeiro passo ao criar uma conta em rede social, é saber quais são seus objetivos.

 

Tem uma frase de Alice no País das Maravilhas que fala sobre isso e acho muito interessante: ‘Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. Portanto, antes de tudo, é importante ter clareza do que quer, como e quando quer atingir esse objetivo.

 

Já sabendo quais eram meus objetivos a curto e longo prazo, criei a Brand Persona (personagem que transmite a imagem da marca) e a Buyer persona (personagem semi fictícia do cliente, baseado em comportamentos reais e pesquisas) da minha marca pessoal.

 

Saber quem são as pessoas que você quer atingir e como é a rotina e os valores dessas pessoas, deixa a comunicação mais assertiva. Se, por exemplo, seus clientes são advogados formados, e você fizer postagens com erros de português ou gírias, não vai gerar uma identificação dos clientes com a sua marca.

 

Primeiro vamos para a Brand Persona da minha marca pessoal. Ela foi baseada em mim e na imagem que gostaria de comunicar aos seguidores:

 

Beatriz, é graduanda de Marketing, muito persistente e está sempre estudando. Acredita que devemos levar uma vida leve mas sempre se dedicando a conquistar seus sonhos. É uma pessoa responsável e profissional. É aberta a tirar dúvidas dos seus seguidores, tem um tom de voz firme, estrategista mas é simpática e animada.

 

Como faço serviços de Social Media para pequenos negócios e pequenas contas de influencers, possuo duas Buyers Personas.

 

Fiz um estudo de mercado, uma análise dos principais concorrentes, dos meus clientes e dos serviços que faço para criar as buyers personas. Além disso, foi utilizado o Mapa da Empatia, uma ferramenta que auxilia na criação das suas personas. Segue abaixo uma breve descrição delas:

 

A primeira é um empresário: Cassia tem 35 anos, é formada em contabilidade e revende óleos essenciais com as amigas como renda extra. É casada e tem uma filha. Adora o mundo dos óleos, indica pra todos e usa diariamente com o marido e a filha.
É uma pessoa calma mas tem a rotina ocupada pelo trabalho e por cuidar da filha pequena.
No seu tempo livre, gosta de ir à praia e tomar um café com as amigas.
Nas suas conversas, nota-se que utiliza de uma linguagem informal e sempre com educação e respeito às pessoas.

 

A segunda Buyer Persona é uma Influencer: “Nicole tem 18 anos e sonha em ser uma influencer famosa. Gosta de ver séries e é vaidosa, adora se maquiar. Gosta de cozinhar, então as vezes marca um jantar com as amigas,
É fã da Marina Ruy Barbosa e da Isabeli Fontana. Seus gêneros musicais favoritos são funk e pop. Utiliza uma comunicação simples e informal, com eventuais gírias.”

 

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2- Linha Editorial

 

Depois de definir as personas do negócio, é importante começar a produção de postagens nas redes sociais.
Eu faço a linha editorial da página com conteúdos de todo o mês. Mas pode ser feito conteúdos semanais, quinzenais ou até um período maior, depende de como você prefere se organizar.
Em uma linha editorial, tem a frequência de postagens, o tema e todas as informações que terão em cada post.
Organizo os temas das postagens por cores. As notas verdes como conteúdo educativo. As azuis são para falar de eventos, datas importantes ou do produto em si. E as laranjas, utilizo como posts de “humanização”, onde postamos depoimento de clientes, fotos da equipe ou algo motivacional.
Segue abaixo uma foto de uma linha editorial mensal que fiz em uma das páginas do Instagram que cuido ativamente. Com cerca de 2 ou 3 postagens por semana.

 

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3- Copywriting

 

Sempre soube que postar conteúdo educativo para os seguidores traz mais confiança e autoridade, desde o começo apostei nisso. E apesar de gostar de escrever e ler muitos livros, não conhecia tantas técnicas de copywriting (escrita com foco em conversão que utiliza gatilhos mentais e técnicas diversas).
Com as técnicas aprendidas no curso, pude melhorar o engajamento do instagram de clientes, utilizei em reuniões e apresentações de projetos.
Um exemplo é a técnica PVPA (Problema, Vantagens, Promessa e Ação). Onde primeiro você toca no Problema do cliente, explica quais serão as Vantagens de resolvê-lo, Promete que você pode ajudar e propõe uma Ação pra ele tomar, seja se inscrever em um curso ou mandar uma mensagem no Whatsapp.
Confira abaixo uma legenda sem e outra com essa técnica.

 

Sem:

 

 

Com PVPA:

 

 

Eaí, qual técnica te convenceu?

 

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4- Google Ads e Facebook Ads

 

Outro recurso indispensável hoje em dia para um profissional de Marketing, é entender sobre Tráfego Pago (Investir em posts e anúncios pagos na internet, seja no Google, Instagram, Linkedin, etc).

 

Normalmente, as pessoas querem facilidade e procuram a solução em um só lugar. Antes, eu disponibilizava apenas o serviço de criação de conteúdo, planejamento estratégico e as artes dos posts.

 

Agora, formada em Marketing Digital na Harve, aprendi como anunciar de forma assertiva no Google Ads e no Gerenciador de Anúncios e consegui oferecer esse serviço aos meus clientes.

 

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5- Landing Pages

 

Além disso, reestruturei todas as Landing Pages do Site da loteadora onde faço estágio, trazendo um maior número de Leads qualificados e interessados.

 

Antes, tinha apenas um vídeo e um formulário de contato pedindo muitas informações, o que afastava o potencial cliente ou os que preenchiam, estavam confusos sobre o que realmente eram os produtos.

 

A nova página possui mais informações para encantar o potencial cliente. Adicionamos características, imagens, o vídeo, um depoimento de cliente, localização, o estágio da obra, falamos um pouco sobre a região, relato de um engenheiro e colocamos dois formulários de contato durante a página.

 

Para a reestruturação, apliquei gatilhos mentais, psicologia das cores, sempre pensando em quais as principais dúvidas dos clientes e tendo um cuidado com as palavras utilizadas.

 

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Por último, deixo aqui o antes e depois do Instagram da Cassia, minha buyer persona e uma cliente real.
Organizamos informações da biografia, produzimos conteúdos educativos, fizemos novos destaques e em poucos meses sua base de seguidores aumentou consideravelmente.

 

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O método de ensino da Harve é muito bom, praticamente todas as aulas são práticas. Eu e os outros alunos poderíamos aplicar o que aprendíamos logo no dia seguinte da aula. Além disso, o que me ajudou bastante e fez grande diferença no meu aprendizado foram as mentorias com os facilitadores.

 

Agradeço a Harve por dar a oportunidade de escrever este artigo e agradeço todos os facilitadores que compartilharam seus conhecimentos e experiências.

 

Muito obrigada.

 

O que aprendemos nesse artigo?

 

Como escolhi a harve?

Sempre li muitos livros e fiz cursos além da graduação. Senti falta da área digital na matriz curricular da faculdade. Foi então que encontrei o site da Harve, olhei os detalhes do curso e me matriculei para a turma seguinte.

O que é PVPA no copywriting?

A técnica PVPA (Problema, Vantagens, Promessa e Ação). É uma ténica onde primeiro você toca no Problema do cliente, explica quais serão as Vantagens de resolvê-lo, Promete que você pode ajudar e propõe uma Ação pra ele tomar, seja se inscrever em um curso ou mandar uma mensagem no Whatsapp.

Qual recurso é indispensável hoje em dia no marketing digital?

Um recurso indispensável hoje em dia para um profissional de Marketing, é entender sobre Tráfego Pago (Investir em posts e anúncios pagos na internet, seja no Google, Instagram, Linkedin, etc).

O que é brand persona e buyer persona?

Brand Persona é o personagem que transmite a imagem da marca; Buyer persona é o personagem semi fictícia do cliente, baseado em comportamentos reais e pesquisas.

O que é Copywriting?

Escrita com foco em conversão que utiliza gatilhos mentais e técnicas diversas.

 

 

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