Compartilhe com seus amigos!

17 minutos de leitura

Você não quer perder seu tempo. Se você reservar o tempo e a energia necessários para aprender novas linguagens de programação, você quer ter certeza, sem dúvida, de que as que você escolher é a linguagem de programação mais usada no mercado.

 

Afinal, se você está tentando iniciar (ou evoluir) uma carreira em desenvolvimento de software, precisará estar à frente dos seus concorrentes. Será necessário saber quais linguagens de programação são populares, quais são úteis e quais estão em alta no mercado — e então se preparar para aprendê-las.

 

Não sabe por onde começar? Não se preocupe; já fizemos o trabalho mais difícil para você e analisamos os dados do desenvolvedor e do mercado dos últimos anos para identificar tendências e tirar conclusões que o ajudarão a planejar seu aprendizado em programação. Neste artigo, mostraremos as 11 linguagens de programação mais procuradas e forneceremos algumas dicas sobre como aprendê-las.

 

Menu de conteúdos

 

Como foi construída a lista?

Pessoa codificando

 

Mas antes de começarmos, vamos recapitular como construímos essa lista. Quando nos sentamos para descobrir qual seria a linguagem de programação mais usada em 2022, tínhamos duas perguntas principais de pesquisa:

  • Quais linguagens estão em crescimento agora?
  • Quais estão crescendo em popularidade e estarão em alta em breve?

 

Você provavelmente vai adivinhar o raciocínio por trás da nossa primeira pergunta. Embora seguir tendências nem sempre seja a melhor maneira de descobrir quais linguagens priorizar, a popularidade de uma linguagem pode indicar sua proeminência no mercado. Aqui está uma regra geral para você — quanto mais usada ou comum for uma linguagem, mais provável é que um desenvolvedor (ou seja, você!) precise lidar com ela no trabalho.

 

Em seguida, consideramos quais habilidades estão prontas para se tornarem as linguagens de programação mais procuradas do mercado. Para fazer isso, analisamos as pesquisas de desenvolvedores do Stack Overflow nos últimos dois anos e nos concentramos em:

 

  • As linguagens que os desenvolvedores relatam que usam e querem continuar usando
  • As linguagens que os desenvolvedores ainda não estão usando, mas estão interessados ​​em usar

 

Ao analisar essas tendências, buscamos entender melhor quais linguagens se tornarão populares nos próximos anos.

 

Descobrimos que Rust, Python e Typescript lideraram a lista do Stack Overflow para as linguagens mais amadas em 2019 e 2020, com apenas um leve embaralhamento ao longo dos anos. Da mesma forma, Python, JavaScript e Go dominaram os três primeiros das listas de mais procurados do Stack nos dois anos. Dada a sua prevalência na mente dos desenvolvedores, as chances dessas cinco linguagens aumentarem em popularidade são altas – e, portanto, vale a pena incluí-las em nossa lista.

 

No entanto, onde classificamos cada linguagem dependeu de outros fatores. Por exemplo, como o Python ocupou consistentemente um lugar entre os cinco primeiros nas listas da linguagem de programação mais usada, amada e querida do Stack Overflow, optamos por classificá-lo mais alto do que Rust, que, embora classificado em primeiro lugar na lista de mais amados do Stack , ocupa a 19ª posição na lista de linguagens comuns em empresas.

 

Agora que abordamos nosso processo, vamos começar a responder à pergunta: quais são as linguagens de codificação mais procuradas para 2022?

 

Você quer levar suas habilidades de codificação para o próximo nível? Com a Harve Escola de Inovação, você aprenderá tudo sobre a linguagem de programação mais usada.

 

Linguagem de programação mais usada: Ranking

1. JavaScript

Logo JavaScript

Para que serve esta linguagem:

  • Desenvolvimento web
  • Desenvolvimento de jogos
  • Aplicativos móveis
  • Construindo servidores web

 

De acordo com a Pesquisa de Desenvolvedores de 2020 do Stack Overflow , o JavaScript atualmente se destaca como a linguagem  de programação mais usada no mundo (69,7%), seguido por HTML/CSS (62,4%), SQL (56,9%), Python (41,6%) e Java ( 38,4%). É também a linguagem de programação mais procurada pelos gerentes de contratação nas Américas.

 

JavaScript é usado para gerenciar o comportamento das páginas da web. Com ele, os codificadores podem criar elementos dinâmicos da web, como gráficos animados, mapas interativos, botões clicáveis ​​e muito mais. Os programadores que usam HTML, CSS e JavaScript em conjunto obtêm um nível mais alto de controle do site e podem fornecer uma melhor experiência ao usuário em termos de navegação e legibilidade.

 

JavaScript é a linguagem de codificação mais comum em uso hoje em todo o mundo. Isso é por um bom motivo: a maioria dos navegadores da Web o utilizam e é uma das linguagens mais fáceis de aprender. O JavaScript não requer quase nenhum conhecimento prévio de codificação – assim que você começar a aprender, poderá praticar e brincar com ele imediatamente.

 

Além disso, porque a linguagem é tão onipresente, existem inúmeras comunidades, cursos e vias de suporte profissional disponíveis online. Esse suporte, além da usabilidade de alto nível da linguagem, torna o JavaScript a nossa linguagem de programação mais usada. (revisei até aqui)

 

Quer trabalhar com desenvolvimento web? Conheça nosso curso

 

2. Python

Logo Python

Para que serve esta linguagem:

  • Desenvolvimento de back-end
  • Ciência de dados
  • Desenvolvimento de aplicativos

 

Python é uma linguagem de programação de uso geral que capacita os desenvolvedores a usar vários estilos de programação diferentes (ou seja, funcional, orientado a objetos, reflexivo etc.) ao criar programas. Várias ferramentas e plataformas digitais populares foram desenvolvidas com Python, incluindo YouTube, Google Search e máquinas iRobot. É também, de acordo com o HackerRank, a segunda linguagem de programação mais procurada para gerentes de contratação nas Américas depois do Python.

 

Como uma das linguagens mais fáceis de aprender e usar, o Python é com certeza a linguagem de programação mais usada por iniciantes e programadores experientes. A linguagem vem com uma extensa biblioteca que suporta comandos e tarefas comuns. Suas qualidades interativas permitem que os programadores testem o código à medida que avançam, reduzindo a quantidade de tempo desperdiçada na criação e teste de longas seções de código.

 

Dito isso, mesmo usuários avançados se beneficiaram de adicionar Python ao seu catálogo mental de linguagens de programação; com mais de 50% dos gerentes de contratação buscando candidatos que conheçam a linguagem, o Python é facilmente uma das linguagens de programação mais comercializáveis ​​e demandadas de 2022. Python é a melhor linguagem de programação? Leia nosso conteúdo respondendo essa pergunta

 

 

3. HTML

Logo HTML

Para que serve esta linguagem:

  • Documentos da Web
  • Desenvolvimento de sites
  • Manutenção do site

 

HTML significa HyperText Markup Language . Não deixe que o nome complicado o engane; HTML é um dos degraus mais acessíveis no mundo da programação.

 

Tecnicamente, HTML é uma linguagem de marcação, o que significa que é responsável por formatar a aparência das informações em um site. Essencialmente, o HTML é usado para descrever páginas da Web com texto comum. Ele não tem a mesma funcionalidade que outras linguagens de programação nesta lista e se limita a criar e estruturar texto em um site. Seções, títulos, links e parágrafos fazem parte do domínio HTML.

 

A partir de 2020, o HTML compartilha seu segundo lugar na lista do Stack Overflow das linguagens mais usadas no mundo com CSS.

 

4. CSS

Logo CSS

Para que serve esta linguagem:

  • Documentos da Web
  • Desenvolvimento de sites
  • Design do site

 

CSS, ou folhas de estilo em cascata, geralmente é aplicado em conjunto com HTML e controla a aparência do site. Enquanto o HTML organiza o texto do site em pedaços, o CSS é responsável por determinar o tamanho, a cor e a posição de todos os elementos da página.

 

CSS também é conveniente; a parte em cascata do nome significa que um estilo aplicado será aplicado em cascata dos elementos pai para todos os elementos filhos no site. Esse recurso significa que, assim que os usuários determinarem a estética do pai principal, eles não precisarão repetir manualmente o código em um site. Além disso, a delegação da organização do site para HTML e estética para CSS significa que os usuários não precisam reescrever completamente uma página da Web apenas para alterar uma cor.

 

CSS é uma linguagem acessível que permite que programadores iniciantes mergulhem seus dedos no pool de codificação metafórica. Se você é novo na codificação , não há razão para não aprender CSS antes de lidar com linguagens mais complexas!

 

5. Java

Logo Java

Para que serve esta linguagem:

  • Comércio eletrônico
  • Finança
  • Desenvolvimento de aplicativos

 

Java é uma linguagem de programação de uso geral e orientada a objetos. Na programação orientada a objetos, os desenvolvedores criam objetos que englobam funções e dados, que podem ser usados ​​para fornecer estrutura para programas e aplicativos.

 

Atualmente, o Java é classificado como a terceira linguagem de programação mais procurada para gerentes de contratação globalmente e ocupou o 5º lugar na lista das linguagens mais usadas do Stack Overflow por dois anos.

 

A popularidade do Java é por um bom motivo; essa linguagem é relativamente fácil de aprender e usar, possui uma segurança incrível e pode lidar com grandes quantidades de dados. Esses recursos tornam o Java uma linguagem ideal para o setor financeiro online, e é frequentemente aplicado em setores como bancos, cobrança e mercado de ações.

 

A versatilidade da linguagem de programação, no entanto, é o que os alunos acham realmente atraente. Apresentado como uma linguagem “grave uma vez, execute em qualquer lugar”, o Java pode efetivamente ser executado em qualquer sistema operacional, independentemente de qual sistema operacional foi usado para escrever o código original. Portanto, é ideal para escrever aplicativos não apenas para celulares e computadores, mas também para processadores remotos, sensores e uma variedade de outros produtos de consumo.

 

6. SQL

Logo SQL

Para que serve esta linguagem:

  • Gerenciamento de banco de dados
  • Relatórios de vendas
  • Gestão de negócios

 

SQL , ou Structured Query Language, é uma linguagem que permite aos programadores consultar e manipular bancos de dados. Como uma linguagem específica de domínio, é projetada principalmente para gerenciar dados dentro de um RDBMS (sistema de gerenciamento de banco de dados relacional). Simplificando, o SQL pode localizar e recuperar dados de um banco de dados, bem como atualizar, adicionar ou remover registros.

 

Embora o SQL seja altamente funcional, ele tende a funcionar melhor com bancos de dados pequenos e nem sempre se presta ao gerenciamento de bancos de dados expansivos.

 

Dito isso, o SQL ainda é a terceira linguagem mais usada no setor de programação, com mais da metade (54,7%) dos desenvolvedores pesquisados ​​relatando que a usam.

 

 

7. NoSQL

Logo NoSQL

Para que serve esta linguagem:

  • Gerenciamento de banco de dados
  • Relatórios de vendas
  • Gestão de negócios

 

NoSQL, ou SQL não relacional, foi criado para melhorar a escalabilidade do SQL, mantendo a facilidade de uso da outra linguagem.

 

Lembre-se, o SQL utiliza sistemas de gerenciamento de banco de dados/stream relacional que mantém os dados em tabelas e permitem que os usuários manipulem e extraiam dados. Os bancos de dados NoSQL, por outro lado, não usam tabelas e podem ser mais úteis do que seus predecessores para aplicativos específicos, como armazenar dados em uma rede hierárquica ou oferecer suporte a aplicativos baseados em nuvem de grande escala.

 

Como essas linguagens são tão versáteis, elas estão no topo da nossa lista das linguagens de codificação mais procuradas.

 

8. C#

Logo C#

Para que serve esta linguagem:

  • Desenvolvimento de jogos
  • Aplicativos para desktop/web/móveis
  • RV (Realidade virtual)

 

Também estilizada como C Sharp, esta linguagem pertence à família de linguagens de programação orientadas a objetos. C# foi lançado em 2002 pela Microsoft e hoje é muito amada na linguagem de codificação C++.

 

Como uma linguagem de uso geral, o C# está crescendo em popularidade para o desenvolvimento de aplicativos da Web e de desktop; de acordo com o HackerRank, aproximadamente um em cada cinco gerentes de contratação está procurando um desenvolvedor que possa codificar com C#. Não há como negar que é uma das linguagens de codificação mais solicitadas para o próximo ano; no entanto, existem outras razões para ter essa habilidade em seu radar.

 

Assim como em outras linguagens populares, uma enorme comunidade trabalha com C# e oferece suporte a novos alunos. Por isso, aprender C# pode ser mais fácil do que tentar aprender algumas das linguagens mais recentes e menos documentadas. Além disso, o C# é ideal para criar aplicativos e jogos móveis cada vez mais populares. Há pouca dúvida de que esta linguagem continuará a ser útil nos próximos anos.

 

Material para complemento:

9. Rust

Logo Rust

Para que serve esta linguagem:

  • Sistemas operacionais
  • RV (Realidade virtual)
  • Navegadores da Web

 

De acordo com o Stack Overflow, o Rust foi classificado consistentemente no topo das linguagens de programação mais amadas, com 86% dos usuários afirmando que estavam interessados ​​em continuar desenvolvendo com ele.

 

No entanto, os usuários do Rust representaram apenas 3% dos desenvolvedores na pesquisa, o que indica que a grande maioria dos programadores não está familiarizada com sua utilidade. Rust é uma linguagem de programação “multi-paradigma”, o que significa que permite que os desenvolvedores trabalhem em uma variedade de estilos de programação. Na sintaxe, é comparável ao C++, embora suporte aplicativos mais amplos.

 

Se você está procurando por uma compilação mais rápida, melhores recursos de plataforma cruzada ou apenas melhores perspectivas de carreira, Rust é uma ótima linguagem para aprender.

 

Material para complemento:

10. Perl

Logo Perl

Para que serve esta linguagem:

  • Administração do Sistema
  • Desenvolvimento de GUI (Interface Gráfica do Usuário)
  • Programação de rede

 

Perl não é a linguagem mais usada no mercado. Na verdade, apenas 3,1% dos desenvolvedores o usaram em 2020, e ele nem entrou na lista de linguagens mais usadas ​​do Stack Overflow para 2019 . No entanto, estamos recomendando-o por um motivo. Se você já está bem em sua carreira, aprender Perl pode aumentar significativamente seu potencial de ganhos.

 

De acordo com o HackerRank, os desenvolvedores que conhecem Perl tendem a ganhar 54% mais do que o desenvolvedor médio. Dito isso, vale a pena notar que a maioria das pessoas que os conhecem são desenvolvedores seniors, que tendem a ganhar mais em uma linha de base – assim, tentar quantificar o “bônus” que uma linguagem de programação oferece pode ser um pouco complicado. Dito isso, aprender uma linguagem como Perl ainda pode tornar um desenvolvedor júnior mais adequado para uma promoção ou aumento.

 

A Practical Extraction and Report Language — ou Perl, para abreviar — é uma linguagem de script que é comumente usada para extrair informações de um arquivo de texto e criar um relatório.

 

Enquanto muitas linguagens de programação são linguagens compiladas – em que uma máquina de destino traduz o programa – Perl é uma linguagem interpretada, em que uma terceira máquina de “interpretação” localiza o código e executa uma tarefa. Normalmente, programas interpretados requerem mais CPU, mas como Perl é uma linguagem tão concisa, ela cria scripts curtos que podem ser processados ​​rapidamente.

 

11. Go

Logo GO

Para que serve esta linguagem:

  • Programação do sistema/rede
  • Edição de áudio/vídeo
  • Big Data

 

Desenvolvido no Google em 2007, Go é uma linguagem de programação de primeira linha. O que faz o Go realmente brilhar é sua eficiência; ele é capaz de executar vários processos simultaneamente. E no que diz respeito às linguagens de programação, possui um extenso “vocabulário”, o que significa que pode exibir mais informações do que outras linguagens.

 

Embora use uma sintaxe semelhante ao C, Go é uma linguagem de destaque que fornece recursos de gerenciamento e segurança de memória de alto nível. Além disso, os recursos de tipagem estrutural da linguagem permitem uma grande quantidade de funcionalidade e dinamismo. Além disso, o Go não está apenas no topo das listas de mais amados e mais procurados dos programadores – também está relacionado a um aumento salarial de 33%.

 

Finalização

Pessoa trabalhando

 

Seja você um programador estabelecido ou apenas começando a se interessar pelo setor, aprender uma nova linguagem é uma das melhores maneiras de avançar em sua carreira de programação. Mas como você pode iniciar sua jornada educacional?

 

Seu primeiro passo depende de você, sua agenda e os recursos que você tem em mãos.

 

Entrar na faculdade, por exemplo, fornecerá uma educação abrangente na teoria e na prática da programação – no entanto, o programa de graduação típico também exige quatro anos de estudo em tempo integral e dezenas de milhares de reais em mensalidades.

 

Se você deseja uma experiência educacional mais rápida, prática e com custo reduzido, com foco no aprendizado baseado em habilidades, considere um treinamento de codificação. Os campos de treinamento de codificação equipam você com as habilidades práticas e proficiências linguísticas necessárias para conseguir um emprego de nível básico no campo – tudo dentro de três a seis meses. Conheça as opções que a Herve oferece com cursos que preparam você para o mercado de trabalho.

 

Se você está procurando o curso educacional mais barato e não se importa em assumir a responsabilidade de autoaprendizagem, considere aprender as habilidades de codificação necessárias por meio de tutoriais, livros e cursos online. Lembre-se de que, embora essa rota ofereça uma tremenda flexibilidade e oportunidade de aprendizado de baixo custo, pode não ser adequada para alunos que precisam de motivação externa. Se você sabe que terá problemas para se manter responsável, tente uma das outras opções mencionadas acima!

 

Não importa qual caminho você escolha, um ponto é certo: não há melhor momento para adquirir uma nova habilidade e iniciar sua carreira de codificação.

 

Esperamos que esta lista de linguagem de programação mais usadas em 2022 ajude você a começar sua jornada!

Artigo adaptado e inspirado de: https://bootcamp.berkeley.edu/blog/most-in-demand-programming-languages/

 

O que aprendemos nesse artigo:

 

Como construímos a lista com as 11 linguagens de programação?

Montamos com base em 4 pontos…
1. Quais linguagens estão em demanda agora?
2. Quais estão crescendo em popularidade e estarão em demanda em breve?
3. As linguagens que os desenvolvedores relatam que usam e querem continuar usando
4. As linguagens que os desenvolvedores ainda não estão usando, mas estão interessados em usar

Quais são as 11 linguagens de programação mais utilizadas?

São elas; Javascript, Python, HTML, CSS, Java, NoSQL, SQL, C#, Rust, Perl e Go.

Onde se especializar sobre elas?

Você pode optar por várias opções, como a faculdade, onde será algo mais teórico, ou por cursos com o viés mais prático e que busca conectar você ao mercado de trabalho. E por final há vídeos no Youtube e cursos gratuitos, onde o aprendizado é mais básico.

Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário