Compartilhe com seus amigos!

O que é SQL? Se você tem essa pergunta este artigo é para você!

 

Tem se falado bastante no mundo da tecnologia sobre os dados, mas claro, raw data (dados não tratados) não é útil em sua forma bruta. Aí que entra a linguagem SQL em cena.

 

Tabela de conteúdos

 

 

 

 

 

 

 

 

Ultimamente, quase todos os negócios, desde pequenas lojas online até grandes corporações, utilizam dados para as suas operações. Eles lidam com esses dados utilizando banco de dados. Por causa disso, a demanda por profissionais que lidam com banco de dados aumentou significativamente e por causa dessa demanda, trabalhar como programador de banco de dados, mais precisamente um programador SQL, pode ser bastante lucrativo.

 

Nesse artigo você irá saber o que é SQL e o porque você deve aprender!

 

O que é SQL?

 

 

Dados são a parte fundamental de muitas aplicações web e aplicativos de celular. Por exemplo, o Facebook armazena os dados de perfil das pessoas, incluindo os dados de seus amigos e posts. Para armazenar esses dados precisa de um banco de dados. A linguagem chamada SQL é o que permite com que os programadores manuseiam esses dados com comandos.

 

Confira em formato de video o que é SQL e veja algumas aplicações de comandos SQL:

SAIBA O QUE É SQL, MANUSEAR DADOS COM COMANDOS E MUITO MAIS POR R$189,00

 

 

O que significa SQL?

 

Quando perguntamos o que é SQL também vem a pergunta: o que significa? SQL significa em inglês Structured Query Language ou seja Linguagem de Consulta Estruturada. Essencialmente, é uma linguagem que permite comunicar com banco de dados com o objetivo de manusear os dados que eles armazenam.

 

Como pronunciar SQL?

 

SQL é pronunciado geralmente como “siquel”. No entanto, isso é apenas questão de preferência (igual gif vs. jig), algumas pessoas pronunciam em forma de acrônimo dizendo as 3 letras, assim: “esse que ele”.

 

Seria o SQL uma linguagem de programação?

 

Sim, SQL é uma linguagem de programação. Ela possui Looping, diretores lógicos, variáveis e assim por diante. No entanto, não é uma linguagem no mesmo sentido que é o Java ou C++.

 

SQL  é considerado uma linguagem de quarta geração (4GL), enquanto que o Java e C++ são considerados uma linguagem de terceira geração (3GL).

 

Ao invés de ser uma linguagem de programação para construir sites, apps ou programas, SQL é uma linguagem que permite com que você armazene, recupere e manipule dados de bancos de dados.

 

História do SQL

 

SQL foi criado no começo dos anos 70 por pesquisadores da IBM, Raymond Boyce e Donald Chamberlin. Era chamado no começo de SEQUEL (Structured English Query Language) e foi criado para manipular e recuperar dados do sistema de gerenciamento de banco de dados da IBM, System R.

 

No final dos anos 70, o Relational Software, Inc. (agora se chama Oracle) foi inspirado a criar sua própria versão e introduziu a primeira implementação comercialmente disponível do SQL.

 

Em 1986, o American National Standards Institute (ANSI) e o International Organization for Standardization (ISO) adotaram uma definição padrão de SQL.

 

Agora que já tem uma ideia sobre o que é SQL, continue lendo pois iremos falar sobre como utilizar, onde é aplicado, bancos de dados e mais!

 

 

Como utilizar o SQL

 

 

Enquanto alguns programas são feitos utilizando o Python, PHP ou Ruby, os bancos de dados não são feitos para compreender essas linguagens. Historicamente falando, os bancos de dados só entendem Sequel (No entanto isso mudou bastante nos últimos anos). Por causa disso, aprender SQL é quase que obrigatório se você pretende trabalhar com desenvolvimento de web e aplicativos.

 

Igual às outras linguagens de programação, o SQL possui o seu próprio markup. Isso torna necessário o programador aprender Markup SQL antes de poder utilizá-lo de forma eficiente.

 

Além do markup, um outro recurso que é único na programação de banco de dados é o conceito de tabelas. Um banco de dados talvez seja representado em tabelas. Cada tabela possui o seu número de colunas e fileiras que representa um conjunto de dados.

 

Por exemplo numa biblioteca, nós poderíamos criar um banco de dados que armazenasse dados a respeito dos livros da biblioteca.

 

Nesse caso utilizamos somente uma tabela.

 

Essa tabela nos permitiria armazenar todos os dados necessários.

 

Agora que sabemos o que é SQL, o que significa, etc, vamos falar da sua parte mais prática.

 

Elementos da linguagem SQL

 

O SQL é feito de afirmações que começam com uma palavra-chave ou comando, exemplo: CREATE, e termina com um ponto e vírgula ;

 

Outros exemplos de elementos da linguagem SQL:

 

  • Palavras-chave (Keywords): Palavras que são utilizadas para fazer várias operações em um banco de dados, tais como ADD, JOIN, VIEW, etc.

 

  • Identificadores: O nome dos objetos no banco de dados, tais como tabelas, views, indexações, colunas, etc.

 

  • Expressões: Um símbolo ou um simbolo de strings que desempenham operações matemáticas em dados.

 

  • Condições de pesquisa: Utilizado para pegar um subconjuntos das fileiras de uma tabela. Também permite você criar instruções IF para especificar se uma condição é verdadeira ou não em uma certa fileira ou conjunto de fileiras.

 

  • Tipos de dados: Como o próprio nome já diz, seria o tipo de dado que é armazenado dentro de cada coluna quando criamos uma tabela. Os exemplos são: números, string, data e tempo, etc.

 

  • Nulos: Use o null para especificar um valor que é desconhecido ou está faltando.

 

  • Comentários: Explica as secções das instruções SQL.

 

E muito mais.

 

Lista de comandos SQL

 

Existem alguns comandos bastantes utilizados no SQL que você precisa se familiarizar caso trabalhe com banco de dados. Geralmente os programadores utilizam esses comandos quando trabalham com banco de dados.

 

  • CREATE DATABASE – Para criar um banco de dados

 

  • CREATE TABLE – Para criar tabelas

 

  • SELECT – Para encontrar ou extrair algum dado do banco de dados

 

Se familiarize um pouco com o famoso comando SELECT do SQL:

DOMINE AGORA O SELECT E MUITO MAIS OUTROS COMANDOS SQL POR R$189,00

 

 

  • UPDATE – Para fazer ajustes e editar dados

 

  • DELETE – Para deletar alguns dados

 

  • DROP – Para remover tabelas e bancos de dados

 

  • INSERT INTO – Para inserir novos dados dentro de um banco de dados

 

Esses são apenas alguns dos comandos mais utilizados. Quanto mais complicado é o banco de dados, mais comandos você irá precisar utilizar.

 

Esses comandos SEQUEL são utilizados para queries e inquiries que permitem com que você opere os dados em um banco de dados. Falando de outra maneira, quando você coloca esses comandos em um sistema de banco de dados, o sistema interpreta os comandos e processa eles. O resultado pode ser, por exemplo, um novo registro no banco de dados ou a criação de um novo banco de dados.

 

Aqui embaixo temos alguns exemplos SQL de queries:

 

CREATE DATABASE name_of_a_database – cria um banco de dados

 

CREATE TABLE name_of_table (

 

column1 data_type,

 

column2 data_type,

 

columnx data_type );

 

A primeira query é responsável por criar um novo banco de dados. Por exemplo, um app igual o facebook talvez tenha bancos de dados para as seguintes categorias:

 

  • Usuário – Esse banco de dados armazenaria os dados de todos os usuários.

 

  • Interesses – Esse banco de dados armazenaria todos os dados dos hobbies das pessoas.

 

  • Localização geográfica – Esse banco de dados armazenaria todas as cidades ao redor do mundo, nos quais os usuários do facebook vivem.

 

A segunda query (CREATE_TABLE) é responsável por criar uma nova tabela dentro de um banco de dados particular.

 

Aprofunde agora mais nesse artigo o que é SQL, sabendo onde ele é aplicado e utilizado:

 

O que é SQL: Onde é utilizado o SQL?

 

 

Os bancos de dados (e portanto o SQL) são utilizados na indústria da tecnologia em toda área onde possui uma quantidade de dados significante envolvida. Vamos falar um pouquinho das indústrias que mais utilizam o SQL.

 

No setor financeiro, aplicações de banco e processadores de pagamentos como o Stripe armazenam e operam dados de transações financeiras e usuários. Por trás desses processos tem um banco de dados complexo, no qual o SQL é bastante utilizado. Mais ainda, os bancos de dados dos bancos possuem bastante exigências de segurança que exigem os mais altos níveis de conformidade de risco no código SQL usado.

 

Aplicativos de música como o Spotify e Pandora também utilizam bastante bancos de dados. Além de outras coisas, bancos de dados Sequel ajudam esses apps a armazenarem uma grande quantidade de arquivos de música e álbuns de vários artistas, e também a operar esses dados para descobrir o que o usuário está procurando e armazenar todos esses dados sobre os usuários e suas preferências, etc.

 

Plataformas de mídias sociais exigem bastante processamento de dados. Aplicativos como o Instagram e Snapchat utilizam o SQL para armazenar os dados do perfil dos usuários, tais como, bio e localização, eles utilizam também para atualizar o banco de dados quando um usuário faz uma nova postagem, e também utilizam a linguagem para gravar as mensagens privadas dos usuários, para que os usuários possam ler mais tarde.

 

Por todo o lado, a linguagem SQL está sendo utilizada para movimentar os bancos de dados. Desde as mídias sociais no seu celular até os programas do seu computador, então muitos softwares estão utilizando alguma versão do SQL. Como você pode ver pelo seu uso bastante universal, você entende o porque o SQL é bastante importante para um programador aprender.

 

Carreiras e habilidades SQL em demanda

 

As habilidades de SQL são umas das mais demandadas no mercado de trabalho relacionado a dados, chegando a aparecer em cerca de 42,7% das postagens de empregos na área de dados. Falando a respeito dos empregos de desenvolvedor SQL, aqui embaixo temos algumas profissões onde utilizam bastante o SQL:

 

  • Database administrator (DBA): Ele garante que os dados estão armazenados, organizados e gerenciados corretamente, tornando assim fácil de recuperar os dados de forma rápida e precisa.

 

  • Engenheiro de banco de dados: Planeja, cria e gerencia bancos de dados para empresas.

 

  • Analista de dados: Vasculha grandes quantidades de dados para tirar insights. Os analistas de dados utilizam o SQL para acessar, manipular e analisar os dados armazenados em um banco de dados.

 

  • Analista/engenheiro de Business Intelligence: Analisa dados que são utilizados para tomar decisões importantes de negócio. Geralmente toma iniciativas de análise estatística.

 

  • Engenheiros/Tester QA: Engenheiros e Testers QA, como penetration testers, encontram, investigam e relatam bugs em software. Eles precisam saber SQL para verificar se os bancos de dados estão funcionando certinho.

 

  • Engenheiro de Software: Muitos engenheiros de software trabalham diretamente ou indiretamente com bancos de dados, ou seja, saber sobre SQL pode trazer grandes benefícios.

 

 

Sistemas de Bancos de dados SQL que você deve saber a respeito

 

Um sistema de banco de dados é um programa que permite com que o desenvolvedor trabalhe com o banco de dados com a ajuda de uma interface de usuário. Sistemas de bancos de dados geralmente possuem templates e builders e constructors.

 

Essas ferramentas tornam a vida do programador de banco de dados muito mais fácil. Isso se deve porque esses programas automatizam tarefas comuns, por exemplo, a limpeza de banco de dados.

 

Agora vamos dar uma olhada nos sistemas de banco de dados mais comuns. Esses sistemas são ranqueados baseados na pontuação de popularidade do DB-Engines. O Ranking leva em consideração as seguintes variáveis:

 

 

  • Número de menções do sistema em websites, medindo a quantidade de resultados nos mecanismos de buscas.

 

  • Interesses gerais no sistema ou a frequência de busca no Google Trends.

 

  • Frequência de discussões técnicas a respeito do sistema.

 

  • Número de ofertas de emprego onde o sistema acaba sendo mencionado

 

  • Número de perfis em networks de profissionais onde o sistema acaba sendo mencionado

 

  • Relevância nas redes sociais.

 

Banco de dados Oracle

 

Oracle é o líder no mercado de sistemas de banco de dados. É utilizado em muitas indústrias, mas é particularmente popular no data warehousing e processamento de transações online.

 

MySQL

 

Esse sistema de banco de dados open-source é disponível de graça para indivíduos e negócios. É bastante popular entre os pequenos negócios e startups, pois não tem taxa de licença. Devido ao seu modelo open-source, o MySQL é utilizado em muitos programas e softwares open-source.

 

Microsoft SQL Server

 

SQL Server é o sistema de gerenciamento de banco de dados SQL sob medida da Microsoft. Esse banco de dados roda nas principais versões do windows. É utilizado também em software de consumidor, também como servidores web que rodam o windows. Possui uma grande base de usuários.

 

PostgreSQL

 

Um grande competidor do MySQL, PostgreSQL é um sistema de banco de dados gratuito e open-source. É bastante utilizado em startups de tecnologia pelo fato de não possuir licença para pagar. O PostgreSQL roda nos principais sistemas operacionais, MacOS, Windows e Linux. Ele foca mais em seguir a sintaxe de escrita do SQL. Outros bancos de dados (como SQL server) mudam bastante o padrão SQL, tornando difícil de aprender.

 

NoSQL

 

NoSQL (signfica “not only SQL”, que traduz: não somente o sql) Refere-se a um tipo de banco de dados não relacional (ou seja, não utiliza schema de fileiras e colunas que se encontra na maioria dos bancos de dados tradicionais).

 

Conforme os bancos de dados SQL possuem um schema predefinido, os bancos de dados NoSQL permitem com que você armazenem dados de variadas maneiras, dependendo das exigências do tipo de dado sendo armazenado. NoSQL ou bancos de dados não relacionais seriam MongoDB, Apache Cassandra e Couchbase. (Você não pode utilizar o SQL para acessar esses bancos de dados).

 

Escolher um banco de dados Sequel para aprender pode ser difícil considerando a quantidade de opções. Caso esteja em dúvida, escolha as que são de graça e open-source, tal como MySQL e PostgreSQL.

 

Onde aprender SQL

 

Então como começar a aprender SQL quando iniciante? Aqui embaixo temos os passos.

 

  1. Domine o básico: Leia artigos a respeito do assunto.

 

  1. Faça um curso SQL: faça um curso de SQL para construir seu conhecimento.

 

  1. Trabalhe em projetos: Pratique com dados reais + um banco de dados.

 

Onde procurar por ajuda para aprender sobre SQL

 

Na sua jornada de programação, haverá momentos onde você ficará travado em um problema SQL ou outros desafios de programação. Visitar sites de discussão sobre programação é uma das melhores formas de melhorar suas habilidades no SQL. Sites de programadores como Stack OverFlow fornecem ajuda de graça para programadores experientes.

 

Aqui embaixo temos sites de Q&A para procurar por exemplos de SQL, discussões e ajuda dos profissionais.

 

  • Stack OverFlow – Site de discussão para programadores, cobrem sobre SQL, e muitos outros tópicos.

 

  • Quora – Site de Q&A onde você faz perguntas mais conceituais.

 

  • Reddit – O reddit possui uma comunidade de programadores bastante grandinha que frequentam subreddits tal como, r/SQL.

 

  • StackExchange – StackExchange possui inúmeros sites de discussão para variados tópicos de programação.

 

O que é SQL: Quanto tempo leva para aprender SQL

 

É possível aprender o que é SQL e o básico em questão de semanas com um curso de SQL.

 

Após fazer um curso, seria bom fazer pequenos projetos. Não há necessidade de começar por grandes projetos. uma vez que você aprendeu o básico, encontre um pequeno projeto que envolve mexer com SQL, e então faça um código pra isso.

 

Por exemplo, você pode fazer um banco de dados que organiza sua coleção de músicas. Você também pode fazer um pequeno app de internet que conecta em um banco de dados tal como, MySQL ou PostgreSQL. Conforme você melhora seus conhecimentos, você pode de forma progressiva trabalhar maiores projetos.

 

Praticar programação diariamente e fazer um curso irá melhorar suas habilidades rapidamente. Para ser contratado como programador SQL júnior, seria bom ter pelo menos um projeto feito como portfólio. Pois isso será bom para provar que você possui o básico do SQL, tal como, saber criar um banco de dados, conectar em uma aplicação e operar (input, editar e output) dados da aplicação.

 

Artigo adaptado e inspirado de: https://learntocodewith.me/posts/sql-guide/

 

O que aprendemos nesse artigo:

 

O que é SQL?

A linguagem chamada SQL é o que permite com que os programadores manuseiam dados dos bancos de dados.

O que significa SQL?

SQL significa no inglês Structured Query Language ou seja Linguagem de Consulta Estruturada. Essencialmente, é uma linguagem que permite comunicar com banco de dados com o objetivo de manusear os dados que eles armazenam.

Como pronunciar SQL?

Seria o SQL uma linguagem de programação?

Sim, SQL é uma linguagem de programação. Ela possui Looping, diretores lógicos, variáveis e assim por diante. No entanto, não é uma linguagem no mesmo sentido que é o Java ou C++.

No que é utilizado o SQL?

Os bancos de dados (e portanto o SQL) são utilizados na indústria da tecnologia em toda área onde possui uma quantidade de dados significante envolvida. Vamos falar um pouquinho das indústrias que mais utilizam o SQL.

 

 

Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário