O que é python, vantagens e por que todos devem aprender
8 minutos de leitura

Compartilhe com seus amigos!

O que é Python? Python é uma linguagem de alto nível criada por Guido Van Rossum. Foi levado à público em 1991. Nós queremos dizer com “alto nível” é que é uma linguagem que esconde do programador pequenos detalhes e que humanos entendem facilmente. Python é conhecida por sua simplicidade e legibilidade. 

 

Python é fácil

 

Python é uma das linguagens mais fáceis para se começar. Programas feitos com Python parecem com a língua inglesa. Por causa de sua simplicidade, a maioria dos cursos de nível iniciante usam o Python para introduzir conceito de programação para seus alunos.

 

Python é uma Portátil/Plataforma independente

 

Python é portátil o que significa que podemos rodar programas feito através de Python em diferentes sistemas operacionais sem fazer nenhuma mudança. 

 

Por que todos devem aprender Python? 

 

Muito pouca gente sabe que o Python pode ser empregado em diversos setores e profissões (por exemplo em Data Science). Você pode facilmente substituir suas fórmulas excel por algumas linhas rápidas de código Python e conseguir muito rapidamente retirar insights e análises muito mais precisas dos seus dados e informações que necessita para realizar seu trabalho da melhor forma possível. Qual profissão não precisa disto? Melhora da análise, produtividade e rapidez.

 

A linguagem Python é sem dúvidas uma grande evolução que está só no início e tende a impactar praticamente todas as áreas e profissões e cada vez mais as pessoas conhecem e sabem o que é Python.

 

Por que o Python se sobressai entre as linguagens de programação?

Python se sobressai sobre outras linguagens

 

Todas as ações que fazemos no computador é o resultado de um time de desenvolvedores que pensaram e tornaram possível para nós essas ações, codificaram cada pedacinho com precisão e fizeram funcionar.

 

Um desenvolvedor escreve o código, executa e dá incrível funcionalidade para o software. É a linguagem que o desenvolvedor usa que instrui a máquina e faz desempenhar uma série de ações.

 

Quando um programador é perguntado sobre a importância da linguagem na programação, não fique surpreso se ele te disser que a linguagem é tudo que constrói um programa e faz com que o que é imaginado ganhe vida. Tem muitas linguagens que são usadas para diferentes propósitos. Mas tem algumas linguagens que são universais e tem um grande panorama de aplicabilidade.

 

Tal linguagem que é compreendida e preferida no mundo inteiro para desenvolvimento é o Python. É o propósito geral, linguagem interpretada baseado em alto nível, usado para aplicações dinâmicas e abrangente ao redor do mundo. Python é bastante popular pela sua versatilidade e escopo de aplicabilidade.

 

Python é uma linguagem adotada por uma grande comunidade de programadores por muitas razões. Muitos negócios são aconselhados a escolher o Python como sua linguagem de programação. Vamos descobrir o porquê:

É gratuito

Python é grátis

Python é uma linguagem Open-Source. Usar a linguagem Python não requer uma inscrição particular ou uma plataforma custom-build, portanto qualquer desktop e laptop é compatível com Python. Todas as ferramentas que são necessárias para codificar com o Python, os meios de suporte, módulos, e bibliotecas são absolutamente de graça e isso é uma das grandes vantagens do Python!

 

O IDE essencial que é o ambiente de desenvolvimento integrado que inclui PTVS, Pydev com Eclipse Spyder Python pode ser baixado de graça. Custo reduzido sempre é benéfico para empresas.

O que é Python senão a sua praticidade

 

Python em essência tem uma sintaxe muito simples. A mesma lógica que necessita 7 linhas em linguagem C++, requer apenas 3 no python. Ter um código menor significa que precisa de menos espaço, menos tempo, e é bem recebido entre os programadores, porque requer menos tempo para retrabalhar e corrigir. A linguagem cumpre todos os parâmetros de legibilidade. Para se auto-ajudar a linguagem tem vários built-ins e bibliotecas que o tornam fáceis de compreender.

 

Um software que requer menos tempo para programar utiliza menos recursos, portanto, ajuda em redução de custo e produz mais lucro.

 

Um exemplo é de quantas linhas de código você precisa para abrir um simples arquivo csv. em Java e em Python.

Se você estiver usando linguagens como Java, seu código ficaria assim:

 

 

Usando a biblioteca Pandas em Python, o código ficaria assim:

 

O que é Python senão a sua versatilidade

Sendo uma plataforma grátis, qualquer empresa de pequeno e médio porte consegue usá-la. Empresas que estão no estágio embrionário conseguem usar a plataforma Python e começar suas operações com um software de bom custo benefício. A capacidade de desenvolver aplicativos e softwares torna isso conveniente para startups, pois eles podem sobreviver à competição feroz alavancando a velocidade da linguagem Python.

Gigantes estão usando

 

Não é somente conveniente para pequenas e médias companhias, mas também companhias líderes como, Google, Spotify, Instagram e Dropbox, também utilizam o desenvolvimento Python ao invés de outras linguagens. Nasa, Eletronic Arts, e Disney estão no top gigantes não-TI que migraram para o ambiente Python.

O que é Python senão a sua simplicidade

 

Java e C++ são as linguagens nativas com a abordagem orientada para o objeto. O seu uso é bem disseminado, com tremenda eficiência, o problema com essas linguagens é que são compridas. Os códigos são complexos e, portanto, para corrigir ou retrabalhar é um processo imensamente tedioso. Python, por outro lado, tem todas as características de programação orientada para o objeto igual o Java e C++, e é fácil também. Os códigos são mais curtos e a sintaxe simples, sendo assim fácil de arrumar, retrabalhar e otimizar.

 

Python é pra todo mundo envolvido na programação de software

Python criação de softwares

Todo software é o resultado de uma série de arquiteturas de construção, uma série de programação rigorosa e testagens. 


Quando muitas pessoas estão trabalhando em volta do código, é essencial que a linguagem do programa inteiro seja compreendida muito bem por todos; do desenvolvedor até o testador e por todo mundo no meio. Python é uma linguagem conveniente para todo mundo. Fácil de analisar e compreender.

 

Um negócio depende do software e de sua funcionalidade e o software depende do jeito que é programado. Linguagens de programação te ajudam a construir um software bem programado. Python é uma linguagem que faria um ótimo software. Python tem todas as características que o tornam uma linguagem de verdade que é aceita e usada ao redor do mundo

O que é Python senão a sua enorme biblioteca

biblioteca

Python tem um grande conjunto de bibliotecas que a torna fácil de adicionar novas capacidades sem precisar inventar a roda. Nós podemos acessar as bibliotecas através deste site https://pypi.python.org/pypi.

 

Isso permite que várias ações que você precisaria desenvolver já estão prontas sendo sempre aprimoradas pela comunidade.

 

Além de bibliotecas mais operacionais, você encontra bibliotecas relacionadas a várias aplicações como para análise de sentimento do texto, detectar pessoas em uma imagem entre outras. Apesar de serem tarefas mais complexas, a facilidade para utilizá-las é impressionante. No exemplo abaixo, o código usado traduz os tweets para inglês e depois aponta o provável sentimento do post, se é positivo ou negativo.

Poucas linhas de código para ações que demandam um alto nível de complexidade de análise.

 

Que tipo de aplicação eu posso criar utilizando o Python?

 

Nós podemos utilizar o Python para criar os seguintes tipos de aplicações:

 

  1. Aplicações da web
  2. Aplicações do android
  3. Aplicações GUI
  4. Jogos
  5. Aplicações científicas
  6. Aplicações de administração de sistemas
  7. Aplicações de Consoles

 

E a lista continua…

Linguagem consolidada no mercado

Abaixo é uma pequena lista de companhias bem conhecidas que utilizam o python.

 

  1. Dropbox
  2. Disqus
  3. Reddit
  4. Quora
  5. Mozilla
  6. Google
  7. Youtube

 

Isso mostra o que é Python e seu tamanho. A linguagem é simples, ágil, versátil e pode ser utilizada por todos os profissionais com diversos objetivos que vão desde gerar relatórios de análises de dados com um simples CSV até criar aplicações complexas baseadas em captação de dados via crawlers e inteligência artificial.

Quer saber mais sobre as nossas formações? Entre em contato com a gente:

 

Inspirado no artigos:

https://overiq.com/python-101/intro-to-python

https://elearningindustry.com/advantages-of-python-programming-languages

 

Por que aprender Python?

Porque o Python é uma das linguagens mais fáceis de se aprender, é gratuito e possui uma comunidade e biblioteca riquíssima.

Quais grandes empresas usam o Python?

Grandes companhias utilizam o Python por exemplo; Google, Spotify, Instagram, DropBox, e as gigantes não-TI; Nasa, Eletronic Arts e Disney. E a lista continua..

Porque o Python é conveniente para pequenas e médias empresas?

Pelo fato do Python ser gratuito e possuir uma vasta biblioteca possibilita empresas a produzirem softwares e aplicativos com bom custo beneficio possibilitando suportar a competição do mercado.

No que eu posso aplicar o Python?

1. Aplicações da web 2. Aplicações do android 3. Aplicações GUI 4. Jogos 5. Aplicações científicas 6. Aplicações de administração de sistemas 7. Aplicações de Consoles E entre outras coisas...

Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta