Trabalhar com marketing digital é algo que muitos relatam como uma paixão. Como um passatempo, o marketing digital é fácil de você acabar gostando e então trabalhando. Essa é a marca registrada de um ótimo trabalho.
Porém é bom deixar claro que marketing digital não é mamão com açúcar. Pode ser estressante, especialmente se você tem sua própria agência. Existem prazos, mudanças, escalabilidade para se preocupar e outras preocupações. Porém, digital marketers são um pessoal até que feliz. Por quê? Você se questiona. Bom, aqui estão 10 razões ou vantagens de trabalhar com marketing digital.
1º O futuro é promissor
Uma das qualidades mais importantes para uma profissão é ser umas das mais procuradas. Quando procuramos por um novo emprego, segurança para se manter no trabalho é um fator crucial para a escolha. Marketing digital oferece exatamente isso. Enquanto as pessoas passarem tempo na internet, o marketing digital será útil e você terá dificuldades em encontrar alguém que pense que a internet não está aqui para ficar.
Para mostrar que trabalhar com marketing digital tem sido bastante importante, considere a quantidade de dinheiro investido em anúncios digitais no Brasil. “A internet foi o meio que mais cresceu nos investimentos com publicidade em 2018. O investimento em mídia digital avançou de R$ 2,43 bilhões em 2017 para R$ 2,92 bilhões em 2018, um aumento de 20%. A internet foi um dos dois únicos meios que tiveram alta e ainda abocanhou a segunda maior parcela do total investido em anúncios no país.”
2º Trabalhe com marketing digital para você mesmo
Trabalhar com marketing digital não necessariamente você precisa de uma educação formal para ser bem sucedido. Claro, alguns empregadores talvez prefiram que você tenha alguma faculdade, o que hoje, principalmente no marketing digital, não é sinônimo de emprego garantido ou qualificação. Muitos dos skills de marketing digital não são ensinados nas faculdades. Provavelmente o que as faculdades tradicionais estão tentando ensinar sobre o marketing digital hoje será museu quando você se formar depois de 4 anos. No marketing digital tudo muda muito rápido. Por isso, cursos de marketing digital podem fazer você adquirir as habilidades necessárias mais rápido e com um custo infinitamente menor do que uma graduação tradicional. Mas, em última análise, especialmente se você está começando sozinho ao invés de estar trabalhando em uma firma, seu portfólio será sua mais importante aliado para conseguir mais clientes.
Você não precisa trabalhar com marketing digital sozinho para ter um senso de conquista, mas existe uma sensação bem peculiar quando você conquista as coisas trabalhando sozinho. Motivação é fácil de encontrar quando você é o seu próprio chefe. Se você conseguir lidar com ser responsável com a performance do seu negócio, as recompensas serão grandes e para muitos digital marketers, ser capaz de trabalhar para eles mesmo é a melhor característica.
3.Você pode ser autêntico
Geralmente, agências de marketing digital tem uma atmosfera similar a de startups onde criatividade e originalidade são valorizados. Eles às vezes possuem códigos de vestimenta bem liberais e escritórios não convencionais ambos nos quais ajudam a criar um ambiente onde os funcionários se sintam confortáveis e livres para se expressar. Ou seja, eles geralmente contratam pessoas que se encaixam na cultura da empresa, ou seja, é bem fácil de se adaptar. Apenas tenha personalidade e expresse-se! Ser uma pessoa que trabalha duro sabendo algo sobre marketing digital também ajuda.
Claro, se você trabalha com marketing digital sozinho, ao invés de uma agência, então você é o chefe e você pode fazer o que você quiser.
4. Trabalhe com marketing digital onde quiser
Esse benefício somente se aplica trabalhando com marketing digital sozinho. Literalmente, uma das vantagens de trabalhar com marketing digital é que tudo o que você precisa é de um notebook e uma conexão com a internet estável e também saber fazer marketing digital. Há vários grandes digital marketers que trabalham de casa, ou de qualquer lugar que eles quiserem.
A quantidade de clientes de um digital marketer é sem limite, atrelado somente a quantos ele consegue atrair ou talvez o idioma. Certamente, clientes locais são importantes para digital marketers e ter histórias de sucesso na sua localidade em seu portfólio pode ajudar a conseguir mais empresas locais como clientes, contudo, é comum ter uma clientela espalhada geograficamente, até em países diferentes (caso fale outros idiomas).
5. Você está ajudando as pessoas
Seu sucesso só vem com o sucesso dos seus clientes. No final das contas, você está fazendo mais que só ser um designer ou otimizador de sites. Você está ajudando o seu cliente a atingir os seus potenciais clientes e a construir a sua presença online — 2 pontos importantes para um negócio de sucesso.
Se você fizer seu trabalho com marketing digital bem feito, seus clientes verão um aumento no tráfego do website deles que no qual esperançosamente resulte em conversão de novos clientes.
Além do mais, grandes empresas têm departamentos de marketing digital internamente, a maioria dos seus clientes serão provavelmente donos de pequenos negócios – pessoas como você que resolveram fazer da sua paixão o seu ganha pão.
6. Ligado com a tecnologia
Você não precisa ser um expert para saber o quão rápido a tecnologia muda. Apenas pense em quantas vezes você já trocou de celular ou de notebook. A impressionante velocidade que no qual novas tecnologias são desenvolvidas aplica-se também ao marketing digital.
Talvez até mais, sendo que digital marketers utilizam diversos serviços desde webdesign até ferramentas Search Engine Optimization (SEO), e cada serviço tem o seu conjunto de ferramentas que estão constantemente competindo para oferecer as melhores soluções. Essa competição pressiona os digital marketers para estarem sempre atualizados com as últimas tecnologias para que não fique para trás com os concorrentes.
7. Bom pagamento e benefícios
A gradual e contínua mudança para o mundo digital como um meio de fazer marketing, e talvez eventualmente o mais bem sucedido método comparado com métodos tradicionais, está afetando literalmente todas as indústrias. E cada companhia quer o melhor. Isso resulta, como você talvez já tenha imaginado, em salários bem atrativos para quem trabalha com marketing digital.
Temos mais boas notícias – organizações estão também investindo nas habilidades do seus próprios digital marketers, que no qual é uma característica de uma grande empresa. Isso permite que ambos a empresa e o digital marketer “mantenham o ritmo com uma indústria que está em constante evolução”.
8. Terceirizar ajudar você a crescer
Crescer é um desafio para qualquer empresa, independente do tamanho. Entretanto, devido a sua confiança na internet, há uma solução popular para digital marketers — terceirizar serviços.
Terceirizar serviços permite que digital marketers foquem em desenvolver a sua empresa mais a além enquanto tem um time de experts trabalhando nos bastidores acomodando as necessidades mais tediosas. Muitas vezes, o cliente não sabe que o digital marketer ou a agência de marketing digital terceirizou o trabalho. Fazendo o trabalho adequadamente pode ser uma parceria perfeita.
9. Constante evolução
Não ter desafios ou estar entediado com o seu trabalho são as principais reclamações entre os que estão infelizes no trabalho. É um problema justificável e geralmente os trabalhos mais procurados são aqueles que oferecem regularmente um conjunto de desafios.
Trabalhar com marketing digital oferece exatamente isso. Seja isso a última tendência nas mídias sociais ou uma atualização no algoritmo do Google, sempre tem algo agitando a indústria e criando uma necessidade de ajustar sua estratégia. De fato, a maioria dos digital marketers irão te dizer que flexibilidade e disposição em adaptar é o que se requer para ser bem sucedido.
10. Encontre sua paixão
Para alguém que ainda busca encontrar sua paixão na vida e seja um entusiasta em tecnologia e que também tenha olhos atentos a detalhes, se tornar um digital marketer é uma boa ideia porque esse trabalho tem uma maravilhosa tendência em fazer as pessoas se apaixonarem, por muitas das razões mencionadas nessa lista.
Muitos digital marketers começaram fazendo designer em websites ou SEO como bico enquanto mantinham um trabalho integral. Para outros, foi um quebra galho no intervalo do trabalho. Em ambos os casos o marketing digital se tornou a sua paixão e eventualmente o seu trabalho principal.
O que vimos neste artigo:
Qual é o futuro do marketing digital?
O futuro do marketing digital é promissor e a tendência é só aumentar, pois você concordaria comigo que a internet é o futuro, e se existem canais de mídia, então muito provavelmente existirão anúncios, portanto seguindo esta lógica podemos perceber que necessariamente o marketing digital fará parte da internet e a cada dia aumenta a utilização do marketing digital, pois é o único meio para se manter vivo no mercado.
Qual é a perspectiva de trabalho para digital marketers?
A profissão de marketing digital está em grande demanda por profissionais assim como muitas profissões digitais, isso significa que se você tiver especialização na área de marketing digital suas chances de conseguir um emprego são boas.
Qual é o salário de um digital marketer?
Como a profissão está em grande demanda por Profissionais os salários tendem a ser favoráveis e com possível negociação por salários maiores, porém o salário inicial de um analista de marketing digital por exemplo é de R$ 2.100,00 podendo ganhar até R$ 4.108,00 e a média salarial geralmente é de 3.004,00.
Marketing digital é uma profissão tediante?
Justamente o contrário, marketing digital lhe oferece sempre desafios, seja uma nova tendência nas mídias sociais ou uma mudança no algoritmo do google criando uma necessidade de ajustar a estratégia de marketing digital, ou seja, é uma profissão bastante flexível.
Artigo inspirado e adaptado de: https://tweakyourbiz.com/marketing/10-reasons-digital-marketers-love-their-job
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