Hacks de marketing digital para empreendedores
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A maioria dos empreendedores têm dúvidas de quais são os melhores caminhos a trilhar  no marketing digital, como se posicionar nas redes sociais, quais são os melhores tipos de mídia ou que tipo de conteúdo deve apresentar. Por esses motivos falo aqui sobre 12 hacks de marketing digital para empreendedores.

 

Construção de Autoridade através das Redes Sociais:

Você como Digital Influencer do seu próprio negócio.
Antes de tratarmos desse assunto, responda algumas perguntas: Qual é o primeiro interesse das pessoas ao acessar as redes sociais?  Por que as pessoas gostam de assistir vídeos? Qual a função principal das redes sociais na Internet?

 

Pense um pouco antes de ler aqui. Bom agora que você já respondeu essas perguntas na sua mente vamos ao conteúdo.  O principal objetivo de um usuário nas redes sociais é se conectar com as pessoas e são através das fotos e mais ainda dos vídeos, que estes usuários percebem as expressões oral e corporal, o que gerará um sentimento de empatia ou não. Veja no seu dia a dia nos tempos de Whatsapp, quando uma pessoa pergunta via mensagem de texto se você está bem tem um sentido diferente de quando ela te liga para saber se você está bem. Em geral quando um amigo seu te liga você se sente realmente importante para ele, certo?

 

Depois de construir todo esse cenário vamos expor algumas dicas para você ganhar autoridade através das Redes Sociais, se conectar e aproximar-se das pessoas.

 

Conteúdos que ajudem e tirem dúvidas:

O propósito principal é deixar claro para as pessoas que você quer ajudá-la, esse é o propósito principal antes de “vender”. Mostre  que você quer ajudar sem ganhar nada em troca, disponibilize tutoriais, e-books, checklist e outras coisas que possam facilitar o dia a dia da pessoa e também comunicar . Resumindo: COLOQUE AMOR NAQUILO QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO!

 

Posts para compartilhar conteúdo:

Quando realizar um post apenas fotos com “Bom dia” ou “Boa Tarde”, exponha o seu conteúdo na descrição da foto, ajude as pessoas em suas necessidades, além disso não pratique panfletagem com suas redes, poste fotos bonitas e organizadas, mantenha um layout agradável em suas páginas.

 

Facebook, Instagram Stories e Whatsapp Status:

Essas ferramentas de Stories e Status são poderosas para construção de autoridade, com ela você pode falar de vários assuntos separados em 15 segundos. Use e abuse de vídeos para esses canais principalmente MOSTRANDO VOCÊ, brinque com as ferramentas disponíveis, engaje com seus usuários através das enquetes e perguntas, peça para eles interagirem com você respondendo via direct e use #hashtags. Tudo isso fará com que você melhore seu engajamento com todos os seguidores e conquiste novos, reforçando sua autoridade em vários assuntos.

 

Destaques Instagram:

Organize seus destaques em ícones, isso facilita na hora de responder dúvidas e informações do seu público,e fica visualmente mais bonito:

 

Esses ícones por exemplo foram feitos com ferramentas de designs prontos como Canva e Adobe Spark Post, elas possuem muitas fotos e designs gratuitos.

 

*Seguidores Instagram:  No momento vale a pena seu esforço para conseguir seguidores no Instagram, já que o Stories é uma ferramenta de alto poder de alcance e a Rede disponibiliza inserção de links quando se tem mais de 10mil seguidores.  A forma mais rápida de se conseguir isso é seguindo pessoas que pertencem a sua persona e esperar que ela te siga de volta, também existem diversas ferramentas que fazem isso de forma automática baseada nas segmentações determinadas por você.

 

Links estratégicos:

Defina seus objetivos e use as redes para captar leads através dos links estratégicos, como cadastro em páginas de captura ou participação em listas de transmissão do Whatsapp.

*Não esqueça do Twitter: O Twitter pode ter perdido muitos usuários mas ainda é uma fonte poderosa de construção de autoridade e captação de leads qualificados.

 

LinkedIn:

Crie artigos em seu linkedIn para seus seguidores e use palavras-chaves em seus textos para indexação nas primeiras posições do Google. Descreva sua atividade principal com “Ajudo pessoas a…”  em vez de “Diretor Administrativo”, assim você demonstra suas intenções e cria engajamento com as pessoas.

 

Relacionamento através de Automação de E-mail ou Whatsapp:

Use e abuse das ferramentas de automação e/ou listas de transmissão Whatsapp para enviar conteúdos e se relacionar com seus leads antes da venda. O ideal é que você filtre as pessoas mais engajadas com seu conteúdo para então fazer a proposta de venda apenas para elas e continuar o relacionamento com os outros leads até eles demonstrem  interesse. Assim a comunicação se torna assertiva e você continua construindo sua autoridade com boas intenções, pois vendas são consequências.

 

Investimento para mídias:

O mundo do Marketing Digital, não é um mar de rosas, por isso como todo o sucesso exige muito trabalho e investimento. Um dos maiores erros dos empreendedores é querer se lançar no mercado sem um mínimo de dinheiro para investir em mídias. O Facebook por exemplo é uma ferramenta de pouco sucesso para quem está começando com zero de investimento, pois o alcance orgânico é extremamente limitado e suas postagens não chegam a aparecer nem para quem curte sua página.  Para obter sucesso provavelmente você precise investir em posts patrocinados para divulgar as vantagens para o usuário ser seu lead. Outra alternativa é fazer anúncios no Google, afinal quem está buscando no Google já está interessado e iniciou dentro do funil de vendas. Invista em ferramentas de automação de instagram para seguir e desseguir pessoas e enviar mensagens diretas. Invista em ferramentas de automação de e-mail ou whatsapp. Não estou falando que você precisa investir em tudo isso logo no começo, mas é importante que você invista em algo.

 

Site otimizado para buscar orgânicas do Google:

Muitos empreendedores começam utilizando um site qualquer, acreditando que apenas isso é suficiente, porém, para gerar resultados isso não basta, é necessário que ele seja otimizado para buscas orgânicas e tenha fácil usabilidade. Hoje acredito que a principal função de um site seja os usuários encontrem a sua marca nas buscas do Google. Crie páginas separadas para cada categoria do seu site, use palavras estratégicas no seus artigos e não deixe que seu site passe de 6 segundos de carregamento. Se for apenas um link para divulgar em suas redes, existem outras opções como usar as páginas de capturas nas quais você pode criar pelas próprias ferramentas de automação de e-mail, link direto do chat do whatsapp ou até ferramentas de links como linktr.ee para para divulgar perfis da suas redes sociais, link do whats, vídeos do seu youtube em um único link.

 

Google Meu Negócio. (Google My Business):

Essa ferramenta é poderosa, porém muitos não dão a atenção devida e a tratam de forma desleixada. O Google Meu Negócio é o antigo “Google Places”. É se cadastrando nessa plataforma que as pessoas conseguem encontrá-lo no Google Maps. Essa ferramenta é gratuita e você também pode otimizar para buscas orgânicas. Dicas:

 

*Envie boas fotos;

 

*Responda os comentários;

 

*Cadastre as categorias de forma correta;

 

*Cadastre os horários de atendimento de forma correta;

 

*Use um número de telefone que realmente funcione;

 

*Incentive as pessoas que te visitam a avaliar o local.

 

Pronto, seguindo todas essas dicas com certeza você obterá sucesso.

 

Mensure:

Não se esqueça, depois de realizar todas essa otimizações de marketing digital mensure suas ações. Veja quais campanhas deram mais resultados, aprenda com os erros e veja como você pode melhorar numa próxima.

 

Dica extra: Não tenha preguiça! Não existe trabalho fácil mas existe uma consequência chamada SUCESSO.

 

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