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Quando comecei o curso de Marketing Digital de Alta Perfomance na Harve, eu tinha acabado de ser demitida em meio a pandemia. 

 

É realmente difícil criar grandes expectativas quando mais de 14 milhões de brasileiros estão desempregados, segundo dados do IBGE.

 

Mas eu não desisti e decidi mergulhar de cabeça no curso de Marketing Digital da Harve. E posso dizer que esse foi o começo de uma grande mudança muito positiva na minha carreira.

 

O antes

 

 

Em 2016 me formei em Comunicação Institucional pela UFPR (período um pouco difícil para encontrar vagas na área de comunicação). Até então, tinha feito apenas estágio como social media. Como precisava trabalhar, acabei aceitando um emprego na área administrativa e na época cobria a parte comercial também com vendas e atendimentos. Consegui uma oportunidade melhor também na área comercial e com um mês de empresa fui promovida para a área de marketing, pois tinha começado um MBA na área.

 

Foi aí que minha carreira em Marketing começou para valer. Eu sempre fui aquela profissional que sabe um pouco de tudo no Marketing: produção de conteúdo redes sociais, comunicação interna, conteúdo para blog, SEO, Design básico etc. Mas sentia falta de conhecer melhor todas as possibilidades do Marketing Digital e me especializar em uma área. E foi aí que eu encontrei a Harve.

 

Quando conheci a Harve

 

 

Conheci a Harve através de uma indicação de uma amiga de uma amiga… rs (rs porque sou cringe). Logo depois de fechar a matrícula fui demitida do meu emprego como assistente de marketing por um novo gestor que mal conhecia meu trabalho, no finalzinho de outubro de 2020. Foi um momento muito difícil para mim, pois não via chance de crescimento na carreira, estava sem perspectiva e pensei até em mudar de área.

 

Comecei a formação em Marketing Digital na Harve a princípio para aprender mais sobre Google Analytics, dados, métricas e ADS. Mas pude aprofundar muito meus conhecimentos quanto a produção de conteúdo, copywriting, SEO e análise de dados num geral. 

 

Eu nem tinha terminado a Formação na Harve ainda quando consegui o emprego que tanto almejava. Com professores incríveis e uma metodologia focada na prática, sem dúvidas o curso contribuiu muito para o meu desenvolvimento e me ajudou a ser feliz profissionalmente da forma que eu sou hoje.

 

Minha atuação hoje

 

 

Falando sobre meu momento hoje, estou atuando como Analista de Marketing de Conteúdo numa grande companhia. Sou responsável pelo blog da empresa, que está crescendo cada dia mais. Também produzo conteúdos para redes sociais e comecei uma série de vídeos educativos com profissionais da área no Youtube. Me encontrei nesse mundo de produção de conteúdos ricos que geram valor para o meu público.

 

Estou muito feliz e não tenho dúvidas de que a Harve contribuiu muito com a conquista desse novo emprego que, sem dúvidas, eu amo. 

 

Logo abaixo eu vou te contar 3 lições que eu aprendi com a Formação em Marketing Digital na Harve, assim espero te dar um spoiler sobre o que você vai aprender nesse curso =)

 

3 lições que aprendi na Formação em Marketing Digital da Harve

 

 

Para prosperar você precisa de um objetivo bem definido e muita constância

 

Pode até parecer algo simples para você que está lendo, mas temos que ter um objetivo muito bem definido para TUDO o que fazemos (não só no marketing, como na vida né? rs). Se você tem um blog, reflita: qual é o objetivo dele? Gerar tráfego para sua loja virtual? Gerar autoridade para sua marca? Ser um canal focado em ajudar seus clientes? Quando você define um foco fica bem mais fácil direcionar seus esforços de marketing. Ah, e outra coisa: os resultados não vem do dia para noite. É necessário ter constância e foco no objetivo e aprender a lidar com as expectativas dos seus gestores e/ou clientes.

 

Quer ser valorizado? Saiba como apresentar seus resultados e vender seu trabalho

 

Uma das minhas maiores dificuldades era vender meu trabalho. Entendi que eu precisava focar mais nos resultados que eu gerava e não só na quantidade de horas trabalhadas. 

 

Se eu produzo um artigo para blog preciso acompanhar minhas métricas: analisar taxa de abertura, tempo de permanência do lead na página, quantidade de leads que clicaram no meu botão personalizado (ou em outro link conforme meu objetivo). Não é só produzir conteúdo para blog e pronto. Com essas mudanças, consigo apresentar para o meu gestor os resultados que estou gerando, propor melhorias e vender meu trabalho.

 

Definir a “persona” é algo primordial para o sucesso do seu negócio

 

A persona nada mais é que a personificação do seu cliente ideal. Você pode “descobrir” a sua persona com base em dados qualitativos e quantitativos do seu mercado.

 

Definir a persona do seu negócio contribui para a efetividade das suas campanhas e comunicações num geral, pois, quando você conhece as preferências e necessidades do seu potencial cliente, você consegue entregar o que ele realmente precisa.

 

Espero que o relato da minha experiência te ajude a decidir se a formação em marketing digital é o ideal para você!

 

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