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Você está começando a escrever conteúdo para a internet? Tem facilidade para escrever, mas não sabe como criar conteúdo estratégico para a conversão? Até entrega conteúdo de qualidade, mas não tem o resultado que precisa?

 

Calma! Não desanime!

 

Com o poder de criar textos através do uso estratégico das palavras, o conteúdo é sim, capaz de encantar e convencer o seu público-alvo.

 

Mas é fundamental entender que muitos elementos entram em jogo quando falamos de copywriting e escrita persuasiva.

 

Se você, mesmo com estes obstáculos, ainda assim acredita no poder das palavras, saiba que já possui meio caminho andado entre as habilidades necessárias que um bom copywriter precisa ter!

 

Quer entender melhor o que é copywriting e aprender como ele funciona?

 

Então, cola aqui e confira o que está por trás desta poderosa técnica!

 

Mas afinal o que é Copywriting?

copywriting nada mais é do que a arte de escrever textos que “vendem” ideias ou coisas de uma maneira que sensibiliza o leitor a comprá-la.

 

Mas, como assim?

 

É a técnica de escrever textos que visa a conversão, ou seja, produzir um conteúdo de maneira estratégica que vai persuadir o leitor a efetuar uma determinada ação, induzindo-o para uma tomada de decisão.

 

Esta decisão pode ser entre várias, como por exemplo, um cadastro de e-mail, assinar um newsletter, fazer o download de um material, curtir ou seguir uma página de redes sociais, assistir a um vídeo ou até mesmo efetuar uma compra de um produto através de um site.

 

A importância do Copywriting para Marketing de Conteúdo Estratégico

O Marketing de Conteúdo auxilia positivamente na aplicação de um bom copywriting.

 

Ele tem como principal objetivo engajar e atrair o público-alvo por meio de conteúdos de qualidade. Através da emoção e clareza das informações fornecidas pelo autor. Já o copywriting é o elemento fundamental para o sucesso efetivo do conteúdo, é ele que conduzirá naturalmente o leitor a tomar uma atitude, de acordo com a estratégia já pré-estabelecida pelo autor, através dos diferentes formatos de conteúdo sendo ele relevante e envolvente para o leitor em determinado canal de comunicação.

 

Para que o texto tenha o resultado esperado é fundamental que o autor produza um material atrativo e coerente com os interesses do seu público. Assim, é possível transmitir ao leitor que ele faz parte do assunto abordado e propõem solucionar suas dúvidas de forma mais esclarecedora. É interessante chamar a atenção do público para a ideia central do texto ou para promover o produto ou serviço de forma que mostre suas vantagens e benefícios ao adquiri-lo, deixando claro que ele é a melhor solução para seus problemas. Sendo sutil de preferência. Sem forçar a amizade com o leitor pelo forte apelo à compra, é claro!

 

O uso inteligente do copywriting em diferentes formatos de conteúdo nos canais de comunicação, faz dele importante para:

  • informar as pessoas de seus produtos e serviços
  • oferecer conteúdo relevante
  • engajar e segmentar o público
  • aumentar a credibilidade da marca
  • aumentar a confiança
  • gerar conexão com o público e apreciadores da marca
  • estimular a criatividade e a pesquisa para a elaboração de novos conteúdos

 

 

Conteúdos de Copywriting precisam gerar conversão

 

Para o copywriting funcionar, não basta apenas escrever um texto bonitinho é preciso que todas as técnicas e elementos textuais otimizem a conversão.

 

Isso é feito através da produção de materiais ricos em conteúdo e de qualidade, seja através de um artigo, de um post em redes sociais, infográficos, webinars, e-books, uma página de landing page, uma página de e-commerce de vendas ou um vídeo com a função de vender, entre outros.

 

Lembre-se! Copywriting tem a função de converter em vendas. Seja ela uma ideia que busca atrair e engajar seu público-alvo ou um produto ou serviço que ele pode adquirir.

 

Para que isso aconteça um bom Copy precisa:

  • chamar a atenção do leitor
  • fornecer valor
  • ser relevante e objetivo
  • criar uma conexão com o leitor
  • mostrar um problema que o mesmo tem
  • evidenciar as soluções e vantagens
  • fazer uma oferta ou promessa verdadeira que possa entregar
  • chamar a atenção para ação

Segue exemplo de copy simples com alguns destes passos:

 

 

  • Chamar a atenção para o problema (1º parágrafo: Não sei se você se lembra…)
  • Evidenciar a Solução e Vantagem (3º parágrafo: Porém, como tivemos alguns problemas técnicos…)
  • Fazer uma oferta ou promessa verdadeira (4º parágrafo: Aqueles que já viram, terão a chance de rever… O webinário será no dia…) (6º parágrafo: Mas não se engane!).
  • Chamar a atenção para a ação (Último parágrafo: Não perca de novo sua chance!) (Call to Action: Garanta seu lugar!)

 

Antes de começar qualquer conteúdo tenha em mente qual é o objetivo da existência dele. Pode ser aumentar o tráfego do seu site ou blog, captação de leads ou vender seu produto.

 

É importante observar, que devido a vasta quantidade de conteúdos sobre o mesmo assunto espalhados na internet as pessoas não querem perder tempo. Ao lerem scaneam rapidamente o conteúdo, dando apenas uma passada de olhos caso não seja interessante o assunto para elas. Por isso a importância de ser relevante e objetivo com as palavras. De nada adianta encher de linguiça o conteúdo se o mesmo não direcionar corretamente ao público o objetivo principal.

 

Ter clareza na mensagem e convencimento de que ela vale a pena ser lida ou vista é requisito para o emprego de um bom copywriting.

 

Fica a dica! Não desperdice o tempo do leitor!

 

Procure fazer uma promessa honesta, objetiva e que faça sentido para a realidade dele. Que ele identifique que faz sentido já nas primeiras linhas do texto ou nas primeiras imagens, e de que merece ser lido ou visto até o final.

 

Hoje em dia, o conteúdo na internet vai muito além dos detalhes do serviço ou produto oferecido. As pessoas querem saber tudo que puderem a respeito da sua marca, ver exemplos, buscam opiniões que a qualificam e desqualificam, analisam dados antes de fazer uma escolha ou tomar uma ação.

 

Quando decide enfrentar esta jornada o leitor está ciente do que quer, porém, nem sempre sabe o que é melhor ou do que precisa.

 

É fundamental que o autor acredite na força das palavras e trabalhe em seus conteúdos a inspiração, a influência e a persuasão.

 

De nada adianta um excelente produto ou serviço, com conteúdo de altíssima qualidade, se este não empregar algumas destas características em seu copywriting.

 

Para inspirar alguém é preciso tocar o emocional, ser convincente e saber com propriedade determinado assunto. Só assim as pessoas vão buscar cada vez mais sua opinião, por simplesmente confiarem suas dúvidas e seus problemas por entender que é autoridade no assunto. É uma perspectiva de sucesso que pode se tornar uma conversão.

 

Já uma forma eficaz de exercer a influência sobre as pessoas é contar uma boa história. Além de chamar a atenção traz proximidade, empatia e conexão junto a marca.

Crie um storytelling verdadeiro. Que as pessoas do seu público se identifiquem, de forma que elas se enxerguem dentro da história que foi contada de uma maneira autêntica.

É o que fez muito bem a Knorr com a publicidade “Me Conheça Melhor”:

O que é copywriter?

 

 

Copywriter significa redator, porém no meio digital essa profissão possuí uma definição diferente, pois diferente do redator, o copywriter escreve pequenos textos publicitários com o propósito de vender um produto.

 

Esse profissional precisa conhecer sobre a psicologia humana, pois entendendo as pessoas, você saberá como comunicar com as dores dela.

 

Existem 3 tipos de copywriters, junior, pleno e sênior.

 

Um copywriter junior é um profissional que sabe empregar o básico da técnica de copywriting. Esse profissional possuí uma experiência de mercado abaixo de 3 anos e um salário médio de 3 mil mensais.

 

Um copywriter pleno é um copywriter mais experiente, comete menos erros e além de escrever textos é capaz de gerenciar um pequeno time de copywriters junior. Para se enquadrar como esse profissional você teria que ter mais de 3 anos de experiência e umas habilidades a mais do que o junior, o salário do pleno está na casa dos 8 mil reais pra cima.

 

Um copywriter sênior é um profissional raro, porém bastante bem remunerado. Esse profissional é capaz de gerenciar e a fazer muito mais do que os copywriters citados acima. Para se enquadrar como sênior é necessário ter mais de uma década de experiência na área e seu salário pode chegar a 20 mil reais.

 

A profissão de copywriter é uma profissão bastante versátil podendo trabalhar tanto como freelancer ou presencialmente ou os dois, ou seja, tudo que você precisa é de um computador e isso vai ser o suficiente para começar a trabalhar.

 

Conclusão

 

Nunca esqueça de que está escrevendo para pessoas.

 

Coloque-se no lugar de quem está lendo seu texto, imagem ou vídeo, para saber como ele se sente e qual expectativa está gerando sobre seu conteúdo.

 

E pense como o copywriting se integra com toda a sua estratégia de marketing digital. Vimos isso, por exemplo, no nosso curso de Formação em Marketing Digital.

 

Seu copywriting precisa expressar sua personalidade, seu jeitão de ser e porque o leitor deve confiar em você a pode de comprar algo seu. Além de especificar os diferenciais e os benefícios ao adquirir seu produto, sempre entregue a ele o que prometer. Seja simpático e autêntico em suas palavras.

 

As pessoas procuram ajuda, dicas e orientações o tempo todo, e estão dispostas a ter condições mais favoráveis. Entender cada vez mais e praticar estas técnicas de copywriting em seu conteúdo fará toda diferença nas tão sonhadas conversões.

 

Bora colocar a mão na massa e praticar!

 

 

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