Pequenas empresas sentiram em 2020 e 2021 a necessidade de posicionamento no meio digital para a comunicação eficiente com seus clientes e principalmente abrir um novo canal de vendas.
Culturalmente no Brasil a maioria das pequenas empresas ainda não conseguiram encontrar a necessidade de estar dentro da internet. Por esse motivo, não haviam preparado sua estratégia para atendimento digital e quando a pandemia chegou, sentiram muita dificuldade e a concorrência ficou muito mais qualificada.
Para enfrentar esses grandes problemas, agora, não adianta entrar em desespero! Estruturar e planejar como sua empresa vai entrar nesse canal tão competitivo é essencial para que todo o trabalho realizado não acabe tendo nenhum resultado.
Preparei algumas dicas fundamentais para iniciar sua trajetória de sucesso e não cometer os erros no marketing digital como a maioria das pequenas empresas.
O QUE É MARKETING DIGITAL?
O Marketing Digital nada mais é que estratégias eficientes que utilizam planejamento estratégico e utilizam ferramentas disponíveis na internet para atrair o público alvo, reconhecimento da marca e vendas.
Atualmente, é a principal maneira que as empresas têm para estar em contato com seu público diretamente e de maneira personalizada.
Algumas ferramentas na internet que você pode utilizar para sua estratégia de marketing:
- Redes Sociais (Facebook, Instagram, TickTok, Pinterest entre outras)
- Blog
- E-mails
E muitas outras ferramentas.
Nem todas as ferramentas podem ser ideais para sua empresa dependendo do momento que ela está e principalmente o investimento disponível e tempo para realizar a estratégia de marketing. Por isso muitas vezes ter o acompanhamento de especialistas, pode diminuir o tempo de obter resultados e ser assertivo na comunicação com seu público.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA EMPRESAS LOCAIS
Quando falamos de pequenas empresas em sua grande maioria, são empresas locais que oferecem seu serviço ou produto dentro de uma certa região. Para essas empresas temos um passo a passo para iniciar sua jornada no digital.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Planejamento Estratégico de Marketing consiste em análises aprofundadas da sua empresa e do mercado que vai atuar:
- Mercado Inserido
- Valor ou diferencial competitivo da sua empresa
- Análise de tendência
- Público alvo
- Persona
- Análise de Concorrentes
- SWOT
- Pesquisa de Mercado
- Investimento necessário para alcançar a meta desejada
- Escolha das principais ferramentas de marketing digital que fazem sentido para sua empresa
- Definição de Objetivo
- Campanhas que serão realizadas
Depois das informações levantadas. É hora de colocar o projeto na prática!
Se tem dificuldades para realizar o Planejamento, orientamos a contratação de um equipe especializada.
GOOGLE MEU NEGÓCIO
O Google é uma poderosa ferramenta para empresas que estão iniciando. Buscando cada vez mais a satisfação do seu cliente, o Google deseja passar para eles a melhor experiência.
Através dessa premissa, apresentar as pessoas que pesquisam por determinado produto ou serviço dentro da plataforma, ele apresenta as empresas mais próximas e bem avaliadas.
O cadastro no Google Meu Negócio é simples e rápido de fazer. Mas preste muita atenção na configuração correta dessa ferramenta. Explore as fotos, as postagens, capriche no texto e peça avaliações constantemente da sua empresa dentro da ferramenta, ok?
REDES SOCIAIS
Como falamos anteriormente, as estratégias das redes sociais precisam ser muito bem analisadas. Não é necessário, talvez, sua empresa estar em todas as redes sociais. Se você realizou o planejamento estratégico de marketing digital, já deve saber em qual canal seu público-alvo consome mais conteúdo certo? Então inicie sua jornada dentro desse canal. Invista na configuração correta das redes sociais escolhidas, nos textos de qualidade e nas imagens que vai disponibilizar do seu produto ou serviço.
Todas as redes sociais têm o potencial de investir em anúncios patrocinados. Esses anúncios são fundamentais para alcançar os clientes que deseja. A maioria das plataformas no orgânico (postagens sem patrocínio) tem um alcance muito pequeno, por isso a importância da análise de investimento inicial nas plataformas é essencial para seu sucesso.
SITES
O Google é uma ferramenta que utiliza muito a busca em sites para apresentar a solução para seus clientes. Investir em um site bem estruturado e feito por profissionais é fundamental para que você tenha o alcance desejado dentro dessa plataforma, além de oferecer para seus clientes todas as informações sobre sua empresa.
Para empresas de serviços geralmente é indicado sites institucionais, onde apresentam seus diferenciais, estrutura, equipe e meios de contato.
Para empresas de produto é muito interessante analisar a possibilidade de uma loja virtual. Além de colocar seus produtos em evidência, você oferece formas de pagamento e entrega facilitada.
ANÁLISES
O erro que donos de empresas cometem é não realizar as análises dos resultados obtidos com as ações de marketing. Separar um tempo para validar como foi o comportamento do consumidor dentro das ferramentas de marketing, quais os resultados alcançados (ligações, vendas, curtidas, interação), é fundamental para planejar mês a mês quais serão as próximas ações que realizará.
O caminho dentro do Marketing Digital para Pequenas Empresas não é fácil! É necessário muita dedicação de tempo, procurar entender o que é e principalmente investir nas plataformas é o que garante a médio e longo prazo o sucesso desejado.
Hoje o marketing digital não é o meio mais fácil e barato para obter resultados, cada dia mais empresas entram nesse canal providas de agências de marketing bem estruturadas e com investimentos competitivos dentro da internet.
Mas se você dedicar tempo e entender todo o processo, com certeza alcançará o sucesso que deseja para sua empresa.
Texto:
Adriele Wildner
Gestora de Planejamento Estratégico
Especialista em Marketing Digital
Consultora de Estratégias Comerciais
Gestora da Booom Criative Marketing Digital e Inteligência Comercial
e Mooob Agência Digital
Deixe um comentário