Compartilhe com seus amigos!

Aqui, vamos explicar o que os profissionais de tecnologia da informação realmente fazem no dia a dia.

 

Primeiro, vamos deixar claro que é difícil definir um conjunto específico de responsabilidades que o profissional de TI típico lida, pois as pessoas que trabalham nesse setor podem ser encarregadas de uma ampla variedade de coisas diferentes.

 

Alguns profissionais de TI encontram funções em engenharia de software, outros em administração de rede e outros ainda em cargos de suporte de TI; funções que exigem responsabilidades extremamente diferentes!

 

Os profissionais em tecnologia da informação podem seguir uma série de carreiras diferentes na área, buscando qualquer parte do processo de TI em que desejam se especializar e conseguir empregos alinhados com seus interesses e habilidades, como:

• Programador
• Analista de Sistemas
• Arquitetura de Redes de Computadores
• Analista de Segurança da Informação
• Gerente de TI e Sistemas de Informação

 

Assim, não vamos tentar explicar o que o trabalhador de TI típico faz, mas, em vez disso, falaremos sobre o que os profissionais de TI em cada uma das funções listadas acima são responsáveis ​​por fazer todos os dias.

 

Além disso, exploraremos vários outros tópicos importantes neste post, incluindo o que você pode fazer com um diploma de bacharel em TI e como escolher a escola certa se decidir se formar na área.

 

Menu de conteúdos

 

 

Funções e responsabilidades típicas de profissionais de TI

 

Os profissionais de tecnologia da informação estudam, projetam, desenvolvem, implementam, suportam e gerenciam sistemas de informação baseados em computador, incluindo aplicativos de software e hardware.

 

A equipe de TI está envolvida em praticamente todos os aspectos da computação moderna, desde o projeto de sistemas de computadores e redes de computadores até ajudar os usuários a solucionar problemas técnicos, mas algumas das responsabilidades de TI mais comuns incluem:

 

• Analisar problemas técnicos e identificar os requisitos do computador para resolver esses problemas com soluções de TI adequadas.
• Projetar, implementar e avaliar sistemas, processos, componentes e programas .
• Identificar, analisar e responder às necessidades dos usuários para a seleção, criação, avaliação e administração de sistemas.

 

Como você pode perceber nesta lista de responsabilidades, a equipe de TI enfrenta uma ampla variedade de tarefas, como você pode imaginar, as coisas específicas que você precisará fazer se conseguir um emprego em TI podem variar consideravelmente dependendo em sua posição específica.

 

Em seguida, vamos ver as responsabilidades de algumas funções específicas.

 

O que fazem os programadores?

 

Os programadores são responsáveis ​​por escrever e testar o código para aplicativos de computador e programas de software.

 

Alguns programadores criam código do zero, criando novos programas e aplicativos, enquanto outros são encarregados de atualizar ou aprimorar códigos antigos para tornar os programas mais rápidos, mais estáveis ​​ou mais eficientes.

 

As funções específicas na programação de computadores variam, com algumas posições exigindo uma ampla gama de habilidades, como programar em várias linguagens, enquanto outras exigirão habilidades especializadas, como programar em uma linguagem específica ou desenvolver um aplicativo capaz de concluir algumas tarefas exclusivas.

 

O que é comum entre as funções de programação, no entanto, é que os programadores tendem a ser relativamente bem pagos.

 

Portanto, se você é detalhista, organizado, bom em trabalhar de forma independente e em equipes, e especialmente se gosta de codificar, considere seguir uma carreira em programação de computadores.

 

O que os analistas de sistemas fazem?

 

Os analistas de sistemas são responsáveis ​​por estudar sistemas de computador e projetar novos sistemas que sejam mais eficientes e eficazes.
Os analistas de sistemas são os profissionais de TI que normalmente lidam com atualizações de tecnologia, e os objetivos de um analista de sistemas é ajudar uma organização a adicionar novos recursos, reduzir despesas ou aumentar lucros.

 

Assim, os analistas de sistemas gastam muito tempo revisando novas tecnologias para determinar se elas oferecem ou não valor para a organização, bem como analisando os custos e benefícios de fazer qualquer mudança tecnológica específica.

 

Os analistas de sistemas também podem ser responsáveis ​​por lidar com as atualizações e integrações de tecnologia reais, bem como testar novos sistemas e até mesmo treinar a equipe sobre o uso desses novos sistemas, mas esses deveres específicos também podem recair sobre outros profissionais de TI, dependendo do tamanho da organização. é e como ele divide as funções e responsabilidades de TI.

Se você gosta de otimizar e mexer com tecnologia e quer ajudar uma organização a melhorar sua eficiência tecnológica, então este pode ser o papel perfeito para você.

 

O que os administradores de redes fazem?

 

Os administradores de redes de computadores são responsáveis ​​por projetar, construir e gerenciar redes de dados e comunicações, incluindo redes locais, redes de longa distância, intranets, extranets e outros tipos de rede.

 

Essa é uma função complexa que exige muito conhecimento tecnológico, pois os administradores de redes de computadores são responsáveis ​​por garantir que a rede de uma organização seja rápida, eficiente e disponível em tempo integral.

 

Uma de suas principais responsabilidades é garantir que as redes que eles constroem e gerenciam nunca sofram lentidão ou interrupções. Depois de determinar as soluções de software e hardware necessárias para construir uma rede, ele também pode ser encarregado de descobrir como todo o equipamento deve ser instalado, projetando o plano físico para coisas como, onde os cabos serão roteados e como todos os o equipamento será posicionado e conectado dentro do espaço físico onde será colocado e fornecerá cobertura.

 

Como esta arquitetura de rede é tão importante para o sucesso organizacional e como essa função exige um conhecimento técnico tão complexo, o trabalho tende a ser bem remunerado.

 

Se você está particularmente interessado em networking e se sente à vontade para enfrentar o desafio de projetar redes organizacionais, essa pode ser uma oportunidade de carreira fantástica para você.

 

O que os analistas de segurança da informação fazem?

 

Os analistas de segurança da informação são responsáveis ​​por proteger os dados confidenciais de uma organização e por projetar, implantar e manter medidas de segurança e tecnologias usadas para impedir que hackers acessem as redes e sistemas de computadores da organização.

 

Esse é um papel absolutamente crítico na economia moderna, especialmente para organizações que lidam com dados confidenciais, como dados de privacidade pessoal, informações de saúde ou informações financeiras, exigindo soluções inovadoras que impeçam que esses dados sejam roubados ou comprometidos.

 

Três tarefas importantes tratadas pelos analistas de segurança da informação são realizar avaliações de risco para identificar as ameaças que a organização enfrenta, conduzir avaliação de vulnerabilidade para determinar onde os sistemas podem ser violados e, em seguida, criar o plano de defesa, que é usado para proteger os dados de serem acessados ​​por terceiros .

 

Devido ao aumento na prevalência de ataques cibernéticos e uma necessidade crescente de proteger dados confidenciais, os analistas de segurança da informação estão sendo contratados por todos os tipos de organizações.

 

Se você está interessado em segurança cibernética e deseja ajudar uma organização a proteger seus dados confidenciais de hackers, essa pode ser a posição perfeita para você.

 

O que é que os gestores de TI e sistemas de informação fazem?

 

Os gestores de TI e de sistemas de informação são responsáveis ​​por lidar com todas as atividades relacionadas a computadores em uma organização, que podem incluir pesquisa, planejamento, coordenação e direção de equipes de profissionais de TI ou funcionários da organização.

 

Pode ser útil pensar no gestor de TI e sistemas de informação como o indivíduo responsável por tudo em uma organização, pois geralmente supervisiona uma série de tarefas de TI, incluindo processamento eletrônico de dados, sistemas de informação, sistemas análise e atividades de programação de computadores.

 

Assim, este é um papel extremamente desafiador e importante, exigindo não apenas um grande conhecimento sobre tecnologia, mas também uma compreensão íntima da estratégia de negócios, objetivos e necessidades da organização.

 

Se você possui excelentes habilidades de liderança, está disposto a dedicar o tempo e o esforço necessários para adquirir uma série de habilidades especializadas e seu objetivo é executar todos os esforços relacionados a TI para uma organização, considere seguir carreira nesta área.

 

A tecnologia da informação é uma boa carreira para se seguir?

 

Sim, a tecnologia da informação é uma excelente opção, pois a indústria de TI continua a crescer em ritmo acelerado.

 

Como a tecnologia muda tão rapidamente e os computadores e sistemas de TI são tão vitais para as operações diárias de praticamente todas as organizações da economia moderna, estudar TI é uma ótima maneira de desenvolver o conhecimento e as habilidades necessárias para uma série de trabalhos excelentes.

 

Embora este seja um setor desafiador e competitivo, concluir um curso ou bacharelado em TI de um programa credenciado é uma excelente maneira de crescer no setor, aumentando as chances de você desenvolver uma carreira ao longo da vida.

 

O que você pode fazer com um curso ou diploma de graduação em tecnologia da informação?

 

Um Curso ou bacharelado em tecnologia da informação ensinará você a entender os meandros da tecnologia de ponta, preparando-o para uma carreira de sucesso neste setor empolgante.

 

Você estará preparado para uma ampla variedade de trabalhos de TI, incluindo:

Cientista de Dados
• Arquitetura de Redes
Analistas de Dados
• Engenheiros de Hardware
• Analistas de Segurança da Informação
• Gerente de Sistemas de Informação
• Analistas de Operações
• Desenvolvedor de software
Desenvolvedor Web

 

O conhecimento, as habilidades e as habilidades que você desenvolve garantirão que você esteja preparado para agregar valor ao departamento de TI de uma organização desde o primeiro dia.

 

O que aprendemos com este artigo?

 

Quais as funções e responsabilidades típicas de profissionais de TI?

Os profissionais de tecnologia da informação estudam, projetam, desenvolvem, implementam, suportam e gerenciam sistemas de informação baseados em computador, incluindo aplicativos de software e hardware.

O que fazem os programadores?

Os programadores são responsáveis por escrever e testar o código para aplicativos de computador e programas de software.

O que os analistas de sistemas fazem?

Os analistas de sistemas são responsáveis por estudar sistemas de computador e projetar novos sistemas que sejam mais eficientes e eficazes.

O que os administradores de redes fazem?

Os administradores de redes de computadores são responsáveis por projetar, construir e gerenciar redes de dados e comunicações, incluindo redes locais, redes de longa distância, intranets, extranets e outros tipos de rede.

A tecnologia da informação é uma boa carreira para se seguir?

Sim, a tecnologia da informação é uma excelente opção, pois a indústria de TI continua a crescer em ritmo acelerado.

 

Artigo inspirado e adaptado de: https://csuglobal.edu/blog/what-do-it-professionals-actually-do

Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário