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4 minutos de leitura

Olá, meu nome é Fabio Saporiti, aluno da Formação Harve Marketing Digital e atualmente Chief Marketing Officer na Loopa. Vou contar sobre como está sendo a minha experiência com o Marketing Digital desde o momento em que tive o primeiro contato com a área até os dias de hoje. Espero de alguma maneira ajudar todos que estejam conhecendo mais esta área e queiram se dedicar a ela.

 

Meu primeiro contato com o Marketing Digital

Meu primeiro contato com o marketing digital foi em 2013, quando eu comprei um produto na internet. Eu pesquisei um tênis
de caminhada em montanha, muito aleatoriamente. Queria saber o preço e algumas funcionalidades do produto.

Depois disso o tal do tênis começou a aparecer para mim em redes sociais, site, etc. Acabei comprando o tênis sem ter a necessidade dele. Rsrs.

Depois disso é que parei para pensar de que maneira fui impactado por uma ação de marketing digital.
Achei aquilo incrível na época. Todo o site que abria, aparecia o tal tênis e a loja que tinha pesquisado aquele produto.

Ficava pensado: Como que eles sabem que estou interessado neste produto? Qualquer coisa que eu abro tá lá o tênis pedindo para ser comprado.

Foi a partir deste momento que entendi a real importância do marketing digital, e como isso poderia impactar a vida das pessoas.

 

Minha trajetória até conhecer a Harve

Desde o início da minha carreira, eu atuei em marketing, mas há 20 anos atrás marketing digital não passava pela cabeça de ninguém. Rs.

As nossas estratégias eram mais focadas em publicidade off-line e ação de engajamento com time de vendas.
Utilizávamos muita mídia impressa e algumas situações, TV.

Gastávamos muito dinheiro para produção e veiculação das campanhas.

Era muito complicado de mensurar resultados, entender se aquela mídia era a melhor e como otimizá-la.

Com a chegada do marketing digital, as empresas começaram a direcionar boa parte das suas estratégias e orçamento para este caminho, e a partir deste momento soube que os times de marketing seguiriam para o digital.

Com o aparecimento das startups, com essa pegada de inovação e tecnologia, atuar com marketing digital seria algo imprescindível.

 

Por que escolhi a Harve

Neste ecossistema de startups em Curitiba, a Harve com seus vários cursos, é muito conhecida.

E através de indicações de colegas deste meio foi que cheguei até a Harve. Vários colegas meus realizaram vários cursos com a Harve e as impressões sempre foram muito positivas.

Iniciei o meu curso em plena pandemia. Acho que fiz parte da primeira turma 100% online, pois estávamos em lockdown.

E a experiência com as aulas por vídeo foi tranquila. Consegui interagir com os facilitadores e colegas de turma de maneira bem tranquila.

 

Minha experiência até aqui com o Marketing Digital

A minha experiência está sendo incrível. O Marketing Digital tem transformado muito a minha carreira e como eu interajo neste meio.

Praticamente 100% do meu tempo é dedicado em desenvolver estratégias de marketing digital e colecionando ótimos resultados.

As empresas que tenho tido contato estão com as suas estratégias de marketing 100% digital.
E acredito sem sombra de dúvidas que esse será o caminho a ser seguidos por todas as empresas, inclusive as mais tradicionais.

 

Minha expectativa com o mercado do marketing digital daqui para frente

Acho que o Marketing é o cérebro de qualquer empresa com foco em crescimento escalado.
Acredito que novas mídias surgirão e os profissionais vão precisar se especializar cada vez mais neste segmento.
Penso que haverá cada vez mais especializações nas diversas frentes do digital. E que não estiver atento as movimentações ficarão para trás.

 

Áreas do marketing digital que mais me identifico

 

Atualmente atuo na gestão de times de marketing digital em startup financeira.

Preciso ter uma visão 360 graus do negócio, para desenvolver as melhores estratégias de crescimento da empresa.

Mas particularmente gosto muito de mídia e performance com uma pegada em Growth.

Testar canais, medir, ajustar e aplicar são temas que gosto muito de trabalhar.

 

Meus resultados até agora

Acho o primeiro resultado que posso contar é que evolui muito meus conhecimentos, e isso é fundamental.

Através dos conhecimentos adquiridos, pude ter um olhar mais específico sobre as estratégias de crescimento das empresas em que pude atuar. E sem dúvidas foram fundamentais para chegar onde eu estou hoje.

Falando em resultados específicos, conseguimos praticamente triplicar geração de leads, otimizando nossos recursos e melhorando nosso ROI através de experimentação e testes de validação.

Consegui entender melhor os KPIs da empresa, interpretar melhor os dados e com isso desenvolver estratégias que resultaram neste crescimento.

 

 

  • Etapa 1

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