Diagnóstico – Maturidade Digital – Para empresas
Sua empresa está adaptada ao digital?
Os ganhos da Transformação Digital são para
empresas de qualquer ramo e tamanho.
“Na era digital, todos os tipos de dados precisam ser integrados e estarem disponíveis em tempo real para deixar as tomadas de decisões fáceis e automatizáveis. Sejam os dados mais simples de planilhas até dados mais complexos. Se essa não é a realidade da sua empresa, você precisa conversar conosco.”
Marcelo Trigo – Sócio Fundador da Harve Escola de Tecnologia e especialista em aplicações de transformação digital nas empresas.
Sintomas de uma empresa que precisa melhorar sua maturidade digital
Custos elevados
Processos operacionais repetitivos e desnecessários elevam cada vez mais os custos.
Lentidão nas decisões
Dados e processos não se conversam, dificultando a rapidez nas tomadas de decisões exigida pelo mercado.
Ineficiência nas ações
A falta de estrutura clara de informação, além de direcionar ações que não geram resultado, fazem com que a equipe não tenha convicção do caminho a ser seguido.
Falta de foco nos resultados
Horas e horas são desperdiçadas em reuniões e debates que não geram ações eficazes. Assim cada um “rema” para um lado diferente e os resultados não aparecem.
Excesso de processos manuais
Serviços manuais além de desperdiçar recursos humanos, é lento e sujeito a falhas. A falta de integração dos dados internos e externos faz com que ações não sejam tomadas de forma rápida e eficiente.
Sem foco no cliente
Em tempos onde o cliente é o rei e onde os concorrentes se multiplicam, dedicar esforço no encantamento é fundamental. Sem o olhar no cliente, não é possível construir resultados sólidos a longo prazo.
Como funciona o Diagnóstico de Maturidade Digital
Passo 1
Avaliação da Maturidade Digital da sua empresa (15 dias)
Passo 2
Plano de ação detalhado de transformação digital (15 dias)
Passo 3
Acompanhamento de implementação das ações (30 dias)
Mapeamento da fase em que a sua empresa se encontra
Iremos analisar em qual estágio sua empresa está e assim traçar um plano de ação para avançar na implementação da cultura da era digital
Fase 1: Digitalização
Nessa primeira fase, você já coleta dados e digitaliza alguns processos que antes eram manuais. Aqui é onde são instalados os sistemas consolidados como CRM, ERP, sistema financeiro e sistemas específicos.
Ganhos dessa fase: Os ganhos são produtividade e organização dos dados para consulta quando necessários.
Fase 2: Relatórios
Com os dados sendo gerados, os departamentos começam a usá-los para ter embasamento nas decisões. Nesta fase, os relatórios costumam ser simples e limitados à informação de cada sistema.
Ganhos dessa fase: Os benefícios dessa fase são aprimorar as tomadas de decisões operacionais.
Fase 3: Integrações
Geralmente, ao sentir o gosto dos dados, a empresa começa a querer ter visões mais completas e amplas. Como os dados até aqui estavam em “silos” isolados, é necessário começar a integrá-los. Nesse momento a empresa começa a ver a necessidade de coletar os dados de forma correta e de centralizar informações que ainda podem se encontrar duplicadas dentro da empresa.
Ganhos dessa fase: Visão mais ricas com cruzamentos entre sistemas internos, além de pequenas automações.
Fase 4: Dashboards
Até aqui os dados estavam sendo utilizados para direcionar ações mais estratégicas. Não é à toa que até aqui o principal interessado nesse processo foram os gerentes e diretores. Porém, tendo dados em grande volume e mais estruturados, em tempo real, começam a surgir sistemas que indicam ações operacionais.
Ganhos dessa fase: Aqui os ganhos são de eficiência no operacional e de maior engajamento do time a partir do momento em que existe clareza das metas.
Fase 5: Automações
Quando o sistema começa a gerar gatilhos de ações para os colaboradores executarem, começamos a notar que as ações muitas vezes podem ser substituídas por programações específicas usando os dados disponíveis. Existem sistemas como o zapier que são especializados nessa etapa, possibilitando criar ações de forma fácil.
Ganhos dessa fase: O principal ganho nessa etapa é de eficiência operacional e diminuição drástica de custos.
Fase 6: Centralização de dados
Nessa fase, sua equipe busca estruturar ainda mais os dados entre os departamentos e sistemas, inclusive trazendo dados de terceiros (fora da empresa) construindo pipelines de dados, data lakes ou data wharehouses.
Ganhos dessa fase: Os ganhos são de permitir avançar ainda mais na eficiência e de preparar o “terreno” para a próxima fase.
Fase 7: Inteligência artificial
Com bases de dados extensas e estruturadas, podemos embasar nossas decisões não somente em regras lógicas e claras, mas também em algoritmos complexos. O uso de I.A. nos permite, nessa fase, não somente gerar predições, mas também automatizar as decisões além de permitir coletas de dados complexas como OCR (digitalização de arquivos impressos), NPL (processamento de linguagem natural), processamento de imagens entre outras possibilidades.
Ganhos dessa fase: Inovação de auto valor agregado e criação de novos produtos
O que vai mudar na sua empresa
Redução drástica de custos
Tarefas operacionais serão feitas através de processos digitais. Isso vai poupar custos de tempo e dinheiro com custos operacionais manuais.
Automatização de processos
Sua empresa estará com dados confiáveis e disponíveis para elaboração de diversos gráficos e cenários de negócios.
Decisões baseadas em dados
Cada decisão será embasada em dados e a probabilidade de sucesso nas ações será alta.
Geramos resultados significativos para grandes empresas
Venha conversar sobre os inúmeros ganhos que a transformação digital pode levar para a sua empresa
O que é um Diagnóstico de Maturidade Digital?
Um Diagnóstico de Maturidade Digital é um processo no qual a empresa consultora irá analisar a sua empresa e definir quais setores devem integrar novas tecnologias com o intuito de diminuir o gargalo, aumentar a eficiência e qualidade de entrega que o cliente espera da sua empresa.
A transformação Digital é para todos?
Sim, pois todas as áreas e setores estão evoluindo, a poucos anos atrás poucas pessoas utilizavam o Marketing Digital, hoje em dia está disseminado em todo lado, é assim que o mundo de hoje funciona e bem provável que sua empresa esteja presa em um modo de operação rudimentar de alguma forma ou outra.
Em quanto tempo verei resultado?
Dependendo da etapa de transformação digital que sua empresa está, com um pouco de análise e aplicação da Transformação Digital já é possível ver resultados significativos na sua empresa, pois algumas ações são tão básicas, porém essenciais que a mera aplicação já faz uma enorme diferença.
Qual é o processo da nosso Diagnóstico de Maturidade Digital?
Primeiro nós avaliamos a Maturidade da sua empresa para definir um ponto de partida; o segundo passo é o Plano de Ação Detalhado; e o terceiro passo é o Acompanhamento da Implementação, para ver como está indo as ações aplicadas.